Segurança

Como transportar o bebé no carro?

Pediatra Paulo Oom

Prof. Paulo Oom

Paulo Oom, médico pediatra e pai de cinco filhos, faz parte da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Direcção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos. É autor de vários livros na área da pediatria como "O Livro dos Pais", "Não te volto a dizer!" e "O Infectário", da Matéria Prima Edições.

Como escolho a cadeira auto do meu bebé? Devo colocá-lo de frente ou de costas? E se não tiver outra alternativa que não o transportar na frente do carro? Será que posso fazê-lo?
São muitas as dúvidas que os pais podem ter na altura de transportar o bebé pela primeira vez no carro. E são vários os cuidados que devem ter ao fazê-lo desde que saem da maternidade.

Atente ao vídeo acima e aos pontos abaixo para ficar a par de toda a informação essencial sobre o transporte do bebé no seu carro.

O seu carro já está equipado com o sistema Isofix?
O Isofix é um sistema padrão e internacional para encaixar com segurança a cadeirinha do bebé no carro. Começou a ser adotado em modelos produzidos a partir de 2006.

Constituído por dois clipes de metal onde se engata a cadeirinha, este sistema Isofix tanto elimina a necessidade de utilizar o cinto de segurança para fixar a cadeira, como é uma forma mais prática e estável de o fazer.

Como escolher uma cadeirinha para transportar o bebé?
Um bebé, tal como uma criança mais velha, deve sempre ser transportado no carro numa cadeirinha apropriada para o seu tamanho. Isto é mandatário por lei, mas mais do que isso, é essencial para o transporte seguro do bebé.

Para escolher a cadeira auto para o seu bebé, primeiro identifique se tem o sistema Isofix no seu carro. Se sim, deverá escolher entre as cadeiras com este sistema de encaixe. Caso contrário, deverá selecionar entre as cadeiras auto que se prendem ao cinto de segurança.

Escolhido o tipo de encaixe, passe para o mais importante: a adequação do tamanho da cadeira auto ao seu bebé. Atualmente, a norma aconselhada pela Europa é a do i-Size. O que esta norma indica é que a cadeirinha do bebé deve ser escolhida consoante sua altura.

Transporte o bebé sempre no sentido contrário ao da marcha
Um bebé deve sempre ser transportado no sentido contrário ao da marcha. Ou seja, as costas da cadeira auto e as costas do bebé devem estar direcionados para o sentido em que segue o carro.

Em caso de impacto, mantendo a cadeira auto no sentido contrário ao da marcha, ela distribui a força desse impacto por todo o encosto. Resultado? Protege melhor a cabeça e o pescoço do bebé.

Os “Nãos” no transporte do bebé no carro
Pela segurança do bebé e até pela própria segurança dos pais, existem regras às quais não pode fugir no transporte do bebé no carro.
O bebé nunca pode ser transportado numa alcofa ou no colo de um adulto. Deve ser sempre transportado numa cadeirinha apropriada.

Embora os pais possam transportar o bebé na parte da frente do carro, nunca o devem fazer se essa parte tiver o sistema de airbags ativo.  E mesmo que o sistema de airbags esteja desligado, o melhor mesmo é transportar o bebé sempre na parte traseira do carro.
Pediatra Paulo Oom

Prof. Paulo Oom

Paulo Oom, médico pediatra e pai de cinco filhos, faz parte da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Direcção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos. É autor de vários livros na área da pediatria como "O Livro dos Pais", "Não te volto a dizer!" e "O Infectário", da Matéria Prima Edições.