Aparência geral
O bacalhau de boa qualidade deve ter uma cor uniforme, que pode variar entre o branco-pálido e um amarelo-claro. Evite bacalhaus com manchas escuras, pois isso pode ser um sinal de má conservação.
Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?
Conheça várias dicas para preparar bacalhau e aprenda truques essenciais para realçar o sabor deste clássico.
Aprenda a escolher o bacalhau perfeito para si, da firmeza à frescura, do tempo de cura ao corte ideal, e transforme cada refeição numa experiência deliciosa e cheia de tradição.
Aparência geral
O bacalhau de boa qualidade deve ter uma cor uniforme, que pode variar entre o branco-pálido e um amarelo-claro. Evite bacalhaus com manchas escuras, pois isso pode ser um sinal de má conservação.
Textura
Ao tocar no bacalhau, este deve estar firme e sólido e não deve ceder facilmente à pressão dos dedos. Evite bacalhaus que pareçam excessivamente moles ou que tenham áreas visíveis de desidratação.
Cheiro
O bacalhau de boa qualidade deve ter um odor suave e agradável a mar. Evite bacalhaus com cheiro forte ou desagradável.
Peso e espessura
Os bacalhaus de elevada qualidade geralmente têm uma densidade considerável e são relativamente pesados. Além disso, a espessura deve ser uniforme ao longo do peixe.
Descubra todos os passos e truques para cozer bacalhau como um verdadeiro Chef.
1. Comece com água fria
Coloque o bacalhau num tacho com água fria, totalmente submerso. Se quiser enriquecer o aroma, junte louro e alho.
2. Aqueça devagar
Leve o tacho ao lume e deixe a água aquecer até quase ferver, mas sem borbulhar de forma vigorosa. A cozedura suave mantém o bacalhau macio e suculento.
3. Coza por 20 minutos
Deixe-o cozinhar por cerca de 20 minutos, até as lascas se soltarem delicadamente. É esse o sinal de que está no ponto ideal.
Antes de demolhar
O bacalhau seco pode ser guardado à temperatura ambiente, mas o ideal é conservar no frigorífico até ao momento da demolha. Por isso, conserve sempre o bacalhau no frigorífico, mesmo o que compre salgado ou seco.
Depois de demolhar
O bacalhau demolhado pode ser congelado depois de se secarem as postas com um pano limpo, apertando-as levemente para retirar o excesso de água. Guarde as postas individualmente num recipiente fechado e congele.
Bacalhau congelado
O bacalhau congelado já se encontra demolhado e pronto a consumir. Deve mantê-lo no congelador até ao dia da confeção, devendo descongelá-lo dentro de um recipiente, no frigorífico, durante umas quatro horas.