- Receitas
- Garrafeira
- Decoração e Jardim
- Gravidez e Bebé
- Animais
- Receitas
- Garrafeira
- Decoração e Jardim
- Gravidez e Bebé
- Animais
- Continente Online
- Mundo Continente
Receitas
Ver tudo em receitasGarrafeira
Ver tudo em garrafeiraDecoração e Jardim
Ver tudo em decoração e jardimGravidez e Bebé
Ver tudo em gravidez e bebéAnimais
Ver tudo em animaisIngredientes
- 1 Polvo pequeno
- 1 Cebola
- 2 Dentes de alho
- 1 folha de louro
- Pimenta preta
- 3 Cebolinhos (c/caule)
- 2 Malagueta vermelha
- 2 Tomates
- Coentros
- Lima (sumo e raspa)
- Azeite
- Flor de sal
- ½ Chávena de farinha
- 1 garrafa de água com gás
- Gelo
- Óleo de girassol
- Sal
Preparação
- Para o polvo
-
1.
Limpa-se o polvo.
-
2.
Numa panela com água coloca-se, uma cebola, o louro, os dentes de alho esmagados, a pimenta preta e um fio de azeite. Assim que ferver deita-se o polvo e deixa-se cozer até estar tenro (cerca de 45 minutos). Reserva-se.
-
3.
Separam-se as pernas da cabeça. Num pouco de película aderente alinham-se as pernas e embrulham-se bem compactas na película. Congela-se. Escaldam-se os tomates e colocam-se num recipiente com água gelada. Retiram-se as peles e as sementes. Cortam-se em cubos.
-
4.
Cortam-se os cebolinhos e as malaguetas, tendo o cuidado de retirar algumas das sementes para não ficar demasiado picante. Colocam-se tudo num recipiente e tempera-se com a flor de sal, o azeite o sumo e raspa da lima. Retira-se a película do polvo e corta-se em fatias muito finas.
-
5.
Alinham-se as fatias de polvo num prato e por cima a salada temperada. Polvilha-se com um pouco de coentros.
- Para a tempura
-
1.
Numa tigela, deita-se a farinha. Deita-se um pouco de gelo triturado sobre a farinha e um pouco da água com gás. Mexe-se ligeiramente o preparado sem bater, deixando alguns grumos. Corta-se cabeça do polvo em pedaços grandes. Passa-se pelo preparado e frita-se em óleo. Deixa-se escorrer. Coloca-se o polvo de tempura por cima da salada.