benefícios da romã

Alimentos

Os benefícios da Romã

Conheça todos os benefícios da romã. Este é um fruto saudável, hidratante e pouco calórico. Conheça este super alimento.

Fruto característico do outono, a romã é composta por sumarentos bagos vermelhos de sabor adocicado e apelativo. Podendo ser consumida de diversas formas, a romã é também benéfica para a saúde.

Os benefícios da romã


A romã é saudável, hidratante, saborosa e pouco calórica. Tendo em conta que tem um alto teor de fibras solúveis, a romã pode ainda ajudar no processo de gestão do peso. Conheça os superpoderes da romã.

Reforço do sistema imunitário


A vitamina C presente na romã contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Antioxidante

Este fruto é fonte de vitamina C, importante para a proteção das células contra oxidações indesejáveis.

Controlo de hemorragias

Por ser fonte de vitamina K, a romã torna-se importante no aporte desta vitamina que contribui para uma normal coagulação do sangue.

Saúde óssea

A romã tem na sua composição teores consideráveis de vitaminas C e K, ambas com importantes funções na manutenção de ossos normais.

Gestão do peso

Por ser rica em fibras solúveis e possuir uma percentagem elevada de água, a romã ajuda a prolongar a sensação de saciedade, sem aportar muita energia à refeição, e a controlar o apetite.

Forma e variedades de romã


Considerado um dos frutos de outono, o consumo de romãs no nosso país está enraizado na nossa cultura, e ainda que não seja massificado, associa-se a festividades e sazonalidades específicas desta estação.

Fruto redondo, achatado, com um cálice em forma de coroa e uma casca grossa. O interior é composto por bagos comestíveis de cor vermelha e sabor agridoce e divide-se por finas películas.

Quanto às variedades, as mais frequentes são a Mollar, a De Elche, a Dejativa - de origem espanhola – e a Asseria. Esta última é uma variedade tradicional da região algarvia, precoce e caracterizada por bagos carnudos, vermelhos e de grainha pequena.

Produção da romã em Portugal

A nível mundial, os maiores produtores de romã são o Afeganistão, Irão, Israel, Brasil, EUA, Itália e Espanha, sendo este último país o maior exportador europeu do fruto.

Em Portugal, a região do Algarve concentra cerca de 80% da área e 95% da produção total de romã do continente.

Como consumir romãs


A romã pode ser consumida de diversas formas: em sumo, ao natural, em sobremesas ou como decoração de vários pratos. Podem utilizar-se ainda em saladas, gelados e compotas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Fruta” deverá contribuir para a nossa dieta com 3 a 5 porções diárias. Uma porção de romã corresponde em média a 1/3 do fruto.

Muitas vezes, a principal razão para o baixo consumo deste fruto reside na sua preparação, que pode ser um pouco complicada. No entanto, existem algumas técnicas que podem facilitar o processo:
  • Corte a romã na longitudinal, ficando com duas metades. Vire a parte da casca para cima com um copo em baixo e bata-lhe com uma colher até os bagos caírem todos.

  • Corte as pontas da romã e de seguida corte-a ao meio e depois em quartos. Mergulhe as partes numa taça com água e, com a ajuda dos dedos, retire todos os bagos. Escorra a água e está pronta a consumir.

  • Corte as extremidades e depois corte-a em quartos, sem tocar nos bagos. De seguida, coloque a romã na mão com os dedos abertos dentro de uma tigela e bata com uma colher na casca. Os bagos soltam-se facilmente.

Como escolher e conservar 


Na hora da compra, escolha as romãs limpas, com casca lisa e brilhante, sem cortes nem pisaduras e sem sinais de desidratação.

As romãs conservam-se bem à temperatura ambiente até cinco dias mas, para prolongar o seu tempo útil de consumo, deve mantê-las no frio.

O que é que a romã tem?


Este fruto da romãzeira, originário do sudoeste asiático e que foi introduzida nos pomares egípcios há milénios, continua a surpreender nos dias de hoje. Alia um sabor único a vastos benefícios para a saúde. Escolha a forma em que o prefere consumir e introduza-o no dia-a-dia. A sua saúde agradece.