Massas

Massa Folhada

2 min

400 g

Difícil

Ingredientes

  • 200 g de manteiga congelada + manteiga para pincelar
  • 90 g de água gelada
  • 200 g de farinha sem fermento + farinha para polvilhar
  • 1 c. de chá (ou café) de sal fino
Preparação

Preparação

No dia anterior, corte a manteiga em cubos pequenos e leve ao congelador.

Coloque a manteiga no copo e pressione a Função Turbo.

Adicione a água gelada, a farinha e o sal, programando 1 minuto na velocidade 8. Verifique se a massa ficou homogénea e, se necessário, programe mais uns segundos na mesma velocidade.

Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e estique com o rolo, de forma a formar um retângulo (polvilhe o rolo e a massa com um pouco de farinha, para não colar).

Pegue numa das pontas da massa e dobre de forma a cobrir 2/3 da massa. Dobre a outra ponta e coloque‑a por cima da anterior.

Coloque a massa na vertical (de frente para si) e estique‑a novamente com o rolo. Volte a dobrá‑lo da mesma forma. Repita esta operação mais uma vez e envolva em película aderente. Leve ao frigorífico durante 20 minutos.

Volte a dobrar a massa mais 3 vezes, conforme indicado anteriormente, e pincele a superfície da massa com manteiga de cada vez que a dobrar. Volte a levar 20 minutos ao frigorifico.

A massa está pronta para fazer o que pretender: estenda‑a com o rolo da massa e faça caracóis, folhados mistos, palmiers, folhados de salsicha, vol‑au‑vent…

Leve ao forno a 200 °C, cerca de 20 minutos, se fizer folhados grandes ou 10‑15 minutos para cozer folhados pequenos.