Alimentos

Manteiga Ghee: a alternativa sem sal nem lactose

Descubra todas as propriedades e benefícios da manteiga Ghee e como a preparar para acompanhar refeições deliciosas.
Com baixo teor de sal, sem lactose e multivitamínica, a manteiga ghee dá outra vida a qualquer prato sem comprometer a saúde. Descubra todos os benefícios deste alimento e como fazer para tornar o seu dia-a-dia mais saudável.

Benefícios da manteiga Ghee

Entre os vários benefícios para a saúde de adotar a manteiga Ghee, estes são os principais.

Sem lactose

É, por isso, de fácil digestão, podendo ser consumida até por pessoas intolerantes à lactose.

Sem caseína

Pode ser consumida por pessoas com alergia à caseína, que é uma proteína do leite de vaca.

Multivitaminas

Contém vitaminas lipossolúveis A, E, K e D, importantes para aumentar as defesas do organismo, mantendo os ossos, pele e cabelos saudáveis, melhorando a cicatrização, entre outros.

Substituto saudável

A manteiga Ghee substitui outras manteigas, já que é mais estável em temperaturas mais elevadas e tem uma digestão mais fácil. Esta manteiga é uma excelente alternativa para intolerantes à lactose e alérgicos às proteínas do leite de vaca, sendo cada vez mais utilizada nas cozinhas atuais.

Em parte, estas vantagens derivam do processo único que dá origem a esta manteiga.

A produção da manteiga Ghee

Também conhecida como manteiga clarificada, a manteiga ghee é obtida a partir do leite de vaca ou de búfalo através de um processo que filtra o leite. O resultado é um óleo purificado, de cor dourada e levemente transparente.

Esta manteiga não precisa de ser guardada no frigorifico. Ainda assim, este alimento deve ainda ser consumido com moderação, em pequenas quantidades e integrando uma alimentação equilibrada.

Origem da manteiga Ghee

A manteiga Ghee é muito utilizada, sobretudo, na Índia, no Paquistão e na medicina Ayurveda. Nesta terapia oriental e milenar, a manteiga ghee é utilizada como veículo para a administração de ervas medicinas, devido ao seu caráter lipídico ou gorduroso, que facilita o transporte das substâncias no organismo e na introdução nas células.

Para os indianos mais tradicionalistas, esta manteiga é uma gordura bastante saudável, com propriedades curativas com ação na flexibilidade, digestão, memória e rejuvenescimento.

Como consumir manteiga Ghee

A manteiga Ghee pode substituir as manteigas convencionais, nas mesmas receitas onde estas são utilizadas, com a vantagem de que suporta melhor elevadas temperaturas.

Experimente esta opção para dar um toque final de sabor às lentilhas e ao arroz. Há ainda quem prefira adicioná-la ao café, para acelerar o metabolismo.

O que é que a Manteiga Ghee tem?

A manteiga Ghee é deliciosa e mais fácil de digerir do que as opões tradicionais, embora ainda se recomende um consumo moderado, como parte de uma dieta equilibrada. Experimente a manteiga Ghee e dê um toque de novidade a qualquer cozinhado.