Alimentos

Conheça a Banana da Madeira

Temos variadas soluções culinárias para as bananas, nomeadamente as bananas da Madeira.
Está a chegar a época da banana da Madeira. Entre junho e outubro, a produção nacional de banana está no seu auge, sendo por isso natural que a encontremos mais amiúde nas nossas lojas preferidas.

Embora em Portugal, as bananas mais conhecidas sejam as que são produzidas a Ocidente, nomeadamente a banana da Madeira, a banana é um fruto que veio do Oriente, é de origem asiática.

A banana pode ser utilizada em imensas especialidades culinárias, desde a pizza aos batidos, passando por bolos. Também em saladas, gelados saudáveis, ou para repenicar entre refeições, ao natural. É ainda a rainha da histórica sobremesa Banana Split. E ainda bem que temos variadas soluções culinárias para as bananas, nomeadamente as bananas da Madeira.

Benefícios da Banana

A ingestão de banana pode ter uma ação benéfica no trânsito intestinal, já que é rica em fibras, que constituem um excelente alimento para as bactérias intestinais, contribuindo para o seu normal funcionamento. Poderá ainda ter um papel ao nível da promoção da qualidade do sono e do humor, pelo seu conteúdo em vitamina B6 e triptofano, que ajudam na produção de serotonina, uma hormona importante para a regulação do sono e para estimular a boa disposição e na manutenção da pressão arterial, pelos teores consideráveis em potássio. É também reconhecida a sua ação ao nível da recuperação muscular..

Este benefício faz com que a banana da madeira, e as de outras origens, sejam um dos alimentos preferidos dos desportistas. Para além de fornecer energia de forma rápida, é uma excelente fonte de vitamina B6, que contribui para o metabolismo normal das proteínas e do glicogénio, ajudando na recuperação muscular após o exercício. Para além disso, na sua ação, esta vitamina ajuda no metabolismo de produção de energia e o potássio contribui para o normal funcionamento muscular. Pelas suas características, a banana torna-se numa excelente opção para refeições pré e pós treino.

Escolha e conservação da Banana

Na hora de escolher as bananas que vai levar consigo para casa tenha em consideração se são para consumo imediato ou não.

Se escolher bananas para consumo imediato pode optar pelas mais amarelas, mas escolha sempre as mais consistentes. Caso esteja a escolher bananas que não sejam para consumo imediato deve dar preferência a bananas sem manchas, sem cortes e sem sinais de maturação excessiva.

Conserve as bananas numa fruteira à temperatura ambiente, durante um máximo de 4 dias.

Consuma bananas de forma variada, veja as nossas propostas de receitas com banana.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos e familiares.