Alimentos

Chocolate: bom para a alma e a saúde

Descubra quais os tipos de chocolate que existem, alguns benefícios, a sua história, origem e também algumas receitas.
Chocolate: receitas, benefícios, tipos e origem

Atualizado a 22/08/2024

O chocolate é um verdadeiro manjar dos deuses. As sementes de cacau que lhe dão origem eram consumidas pelos Imperadores dos impérios Maia e Azteca. E tem muitos fãs por todo o mundo. Descubra todos os benefícios e propriedades do chocolate.

Quais os principais benefícios do chocolate?


Os benefícios do chocolate são tão mais notórios quanto maior for o teor de cacau, a principal matéria-prima deste alimento.

É nos grãos crus de cacau que se concentram os compostos benéficos para a saúde. No entanto, estes grãos são processados devido ao seu sabor adstringente – o que faz com que quanto menor o teor de cacau menores serão também as suas propriedades.

O cacau, valorizado em algumas culturas acima do ouro, apresenta alto teor em potássio, fósforo, magnésio e ferro. É também rico em polifenóis e flavonoides (catequinas e epicatequinas) com ação antioxidante.

Melhora o humor


O chocolate é conhecido por melhorar o humor pois um dos seus constituintes é o aminoácido triptofano, um percursor da serotonina, que pode promover uma sensação de bem-estar.

Aumenta os níveis de energia


Este alimento tem duas substâncias estimulantes: a teobromina e a teína (estimulante do sistema nervoso). No caso do chocolate preto, quanto maior a percentagem de cacau, maior a quantidade de teína. Por isso, se for mais sensível, evite o consumo de chocolate à noite.

Aliado da saúde cardiovascular


O cacau possui flavonoides e polifenóis, compostos antioxidantes que protegem as células do corpo contra a ação dos radicais livres e que podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Quando comparado com o chocolate de leite e branco, o chocolate preto tem maior quantidade de compostos antioxidantes devido ao maior teor de cacau.

Tal como todos os alimentos, deve ser consumido com moderação. Muitos chocolates apresentam uma elevada concentração de gorduras saturadas e açúcares simples. Isto conduz ao aparecimento de cáries dentárias, distúrbios gastrointestinais – diarreia ou obstipação – aumento de peso e, em casos graves, obesidade.

Os benefícios do chocolate são tão mais notórios quanto maior for o teor de cacau.

Deve reduzir a ingestão ou evitar os chocolates que contém cremes e recheios, assim como alguns snacks de chocolate ou bolos de pastelaria pois apresentam maiores quantidades de açúcares e gorduras adicionadas.

Tipos de chocolate


Existem vários tipos de chocolate: estes 3 são os mais comuns. 

Chocolate preto

É constituído por uma elevada concentração de massa de cacau e ausência de leite. O seu sabor peculiar deve-se à elevada quantidade de massa do fruto do cacaueiro que apresenta. Quanto mais cacau tiver, mais lentamente deve ser degustado. Não deve ser trincado, mas sim deixado a dissolver-se na boca. Vai bem com um café.

Chocolate de leite

As diretivas estabelecem um mínimo obrigatório de 25% de cacau. Este tipo de chocolate é constituído por pasta de cacau, açúcar e leite, resultando num gosto mais adocicado.

Chocolate branco

Resulta de uma mistura de leite, açúcar e manteiga de cacau. Não é um chocolate puro e muitos apreciadores nem gostam de o considerar chocolate, uma vez que não contêm sementes de cacau na sua fórmula.

Origem e história do chocolate


Reza a história que o povo Maia terá sido o primeiro a cultivar a árvore do cacau. Depois, foi a vez dos Astecas se deliciarem com este verdadeiro manjar dos deuses. O primeiro europeu a contactar com o chocolate terá sido Cristóvão Colombo. Os Espanhóis, aquando à colonização da América Latina que trouxeram as sementes de cacau para a Europa e disseminaram o seu consumo sobre a forma de bebida.

No final do século XIX, dois inventores, o suíço Daniel Peter e o alemão Henri Nestlé, criaram o chocolate de leite, que passou então a ser vendido na forma sólida, em tablete.

Como consumir chocolate


Se quer mesmo consumir chocolate no seu dia a dia de forma mais nutritiva deve dar preferência ao chocolate negro. Quanto maior a percentagem de cacau, melhor mas não ultrapasse três quadradinhos (cerca de 30 g) por dia.

Apesar disto, o chocolate preto – amargo por natureza – não é agradável a todos os palatos. Se for o seu caso, tenha sempre em mente duas coisas: primeiro, a moderação; depois, a inserção do chocolate numa alimentação equilibrada.

Se já faz uma alimentação equilibrada, pode haver espaço para chocolate na sua alimentação, desde que consumido com moderação. Experimente acompanhar o café com um quadrado do chocolate que mais gosta.

Em dias especiais, celebre com uma fatia do seu bolo de chocolate preferido e, de seguida, volte normalmente à rotina sem grandes restrições.

Receitas com chocolate


Além de ser delicioso por si só, o chocolate é incrivelmente versátil na cozinha. Pode ser utilizado numa infinidade de receitas, desde as sobremesas clássicas até às combinações mais ousadas. Seja em bolos, cheesecakes, mousses, bolachas ou até mesmo em bebidas quentes, o chocolate adiciona um toque irresistível de indulgência e sabor a qualquer momento do dia.

Inspire-se com estas receitas:

  • Chocolate de Natal. Uma receita de chocolate quente que combina na perfeição com os dias mais frios do ano. Leva ingredientes simples e a preparação não podia ser mais fácil: juntar todos os ingredientes, levar ao lume e está pronto a servir.
  • Scones de chocolate. Sirva estes scones num lanche especial, a acompanhar um chá aromático. Pode barrá-los com manteiga de amendoim ou doce de frutos vermelhos.
  • Bolo de chocolate húmido. Este bolo é perfeito para surpreender a família e amigos. A confeção é fácil e o resultado irresistível, com um sabor rico e intenso a chocolate.  A receita ideal para os verdadeiros apreciadores deste ingrediente.
  • Mousse de chocolate e menta. A combinação do chocolate com a menta resulta numa sobremesa com um sabor único e sofisticado. Uma mousse cremosa com um toque de frescura, difícil de resistir.

Continente, onde encontra os melhores chocolates


No Continente, encontra os melhores chocolates para todos os momentos. Venha descobrir sabores irresistíveis e deliciar-se com a nossa seleção.


Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.