Descubra tudo sobre as origens e benefícios do bacalhau.
Tipos de bacalhau
Atualmente, são comercializados vários peixes da família do bacalhau, como o paloco do Pacífico (Theragra chalcogramma), escamudo (Pollachius virens), lingue (Molva spp), zarbo (Brosme brosme) e bacalhau do Pacífico (Gadus macrocephalus).
Mas apenas o Gadus mohrua se pode designar por "bacalhau" ou "bacalhau do Atlântico", pescado nas águas frias e cristalinas do Atlântico Nordeste, próximo ao Círculo Polar Ártico. Este animal apresenta uma coloração amarelo-palha uniforme depois de salgado e seco, desfazendo-se em lascas claras e tenras quando cozido.
No que diz respeito ao calibre, o bacalhau divide-se em quatro categorias:
- Corrente: entre 0,5 e 1 kg
- Crescido: entre 1 kg e 2 kg
- Graúdo: entre 2 kg e 3 kg
- Especial: mais de 3 kg
A cura é um dos processos que mais influencia o sabor do bacalhau, podendo ir de 1 até 9 meses. Este processo não determina só o sabor, mas também, a cor e textura do bacalhau. Quanto mais amarelo for o músculo do bacalhau, maior deve ser o tempo de cura.
Existem dois tipos de cura que pode encontrar no Continente:
- Cura amarela é um produto sazonal, só aparecendo na época natalícia, e é bastante apreciado pelo seu sabor muito peculiar e intenso resultante das sucessivas demolhas e secas a que é submetido até adquirir uma tonalidade amarela.
- Cura tradicional (Seleção Continente). Este bacalhau não apresenta vestígios de sangue e é proveniente de peixe fresco capturado à linha.
Sabe como demolhar bacalhau? Veja as nossas dicas.
A cura pode ir de 1 até 9 meses, e influencia a cor, sabor e textura do bacalhau
O bacalhau tem vários benefícios para a saúde, razão pela qual é procurado por quem quer manter uma dieta equilibrada. Entre elas, destacam-se as seguintes:
- Fácil digestão: O baixo teor de gordura facilita a digestão do bacalhau. Também a proteína é mais facilmente digerida do que a carne, característica que partilha com quase todos os peixes.
- Rico em vitaminas D e B12, o bacalhau também apresenta quantidades significativas de selénio, que por sua vez tem capacidade de proteger as células do organismo contra a ação de radicais livres.
- Proteína de elevado valor biológico: Encontramos nas proteínas do bacalhau todos os aminoácidos essenciais, dizendo-se por isso que têm elevado valor biológico.
- Melhoria da saúde óssea e dentária: São diversas as vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção de ossos e dentes normais, sendo o bacalhau uma excelente fonte de alguns desses micronutrientes, como a vitamina D e o fósforo.
Não é por acaso que o bacalhau tem um lugar muito especial no património gastronómico nacional. A relação dos portugueses com este peixe vem de longe, do tempo dos Descobrimentos, quando era imperativo encontrar alimentos que resistissem às longas viagens dos navios que cruzavam oceanos.
Foi na Terra Nova (Canadá) que os pescadores portugueses descobriram o bacalhau, o peixe ideal para ser submetido ao método de salga e secagem devido ao baixo teor de gordura da sua carne. Durante todo o século XVI Portugal enviou à Terra Nova, sistematicamente, uma frota para a pesca do bacalhau que chegou a ser composta por 150 navios. Muito abundante naquela época, o bacalhau era barato, fácil de conservar, saboroso e de alto valor nutritivo.
Porém, em 1580, com o início da dinastia filipina e consequente perda da independência para os espanhóis, a pesca na Terra Nova é interrompida. Franceses e ingleses, inimigos de Espanha, tornavam aquelas paragens muito perigosas.
Só trezentos anos mais tarde a faina do bacalhau voltaria a ganhar fulgor, atingindo o seu expoente máximo entre as décadas de 30 e 60 do século passado, para voltar a entrar em declínio nos anos 70. No que diz respeito ao consumo, a população portuguesa manteve-se fiel ao bacalhau e encabeça a lista dos maiores consumidores deste alimento no mundo, na versão salgado e seco. Atreva-se a provar algumas das nossas sugestões de receitas com bacalhau.
Bacalhau combina tradição, sabor e saúde
Parte do património cultural português, o bacalhau tem uma textura suave e um sabor inconfundível. Para além disso, aporta benefícios inegáveis para a saúde: apresenta um baixo teor de gordura, elevada riqueza em proteína e vitaminas.
Sendo um alimento altamente versátil, o bacalhau pode ser confecionado de várias formas e pode ser combinado com diferentes tipos de vinhos. Veja quais são os melhores vinhos para acompanhar o seu prato de bacalhau preferido.
Descubra a oferta do Continente Online ou diretamente com um especialista em loja.
Receitas Bacalhau Continente Seleção
No que toca a cozinhar bacalhau, muita água corre... Siga as dicas do Célio Cruz, do blog Sweet Gula, e aprenda estas saborosas receitas. Para se tornarem perfeitas utilize o Bacalhau Continente Seleção disponível no Continente Online.
Bacalhau à Transmontana
Apesar de ser desconhecida a origem exacta da receita típica do Bacalhau à Transmontana, acredita-se que o seu nome advém possivelmente da utilização do presunto, produto típico de Trás-os-Montes, na sua confeção, numa combinação invulgar, mas que resulta na perfeição.
O bacalhau é um peixe muito presente nas mesas dos portugueses, especialmente em épocas festivas como o Natal.
Veja aqui a receita que temos para si e aproveite.
Bacalhau Frito com Cebolada
O bacalhau frito com cebolada é uma receita tipicamente portuguesa, muito simples e fácil de preparar. Para esta receita pode ser usada qualquer tipo de farinha, mas o Célio Cruz, do blog Sweet Gula, aconselha a farinha de milho. Esta, para além de atribuir uma cor mais dourada ao bacalhau, vai fazer com que ele fique ainda mais crocante e delicioso.
Para uma fritura perfeita, e antes de passar o bacalhau pela farinha, convém secar bem os lombos com papel absorvente, retirando todo o excesso de água.
Conheça a receita do chef.
Bacalhau Confitado com Esmagada de Batata Doce e Tomate Seco
Existem mil e uma maneiras de confeccionar o bacalhau e confitar é só mais uma delas. A técnica de confitar consiste em cozinhar os alimentos, neste caso o bacalhau, cobertos por uma gordura, muito lentamente e a baixa temperatura. No caso da receita que nos traz o Célio Cruz, do blog Sweet Gula, usamos o azeite e a confecção tanto pode ser feita no fogão como no forno. No tacho o processo será mais rápido que no forno.
Como em todas as receitas de bacalhau, aqui o azeite faz toda a diferença. Deverá ser escolhido um azeite virgem extra, com o mínimo possível de acidez.
Veja aqui esta receita a não perder.