Anona
Alimentos

Anona: delicada e invulgar

O consumo de anona, qual super fruto exótico, tem vários benefícios para a saúde. Descubra porque o deve incluir na alimentação.
Doce, cremosa, aveludada e versátil. Se ainda não conhece este “super fruto”, agora vai querer prová-lo. A anona é uma excelente opção para consumir regularmente ao longo do ano. Descubra todos os benefícios e as diferentes formas de consumir a anona no seu dia-a-dia.

Benefícios da anona

Para além de ser altamente nutritiva, a anona possui inúmeras propriedades benéficas para o nosso corpo. É rica em vitamina B e C, carotenos, folatos, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, sódio, zinco, hidratos de carbono, água e fibras alimentares. O resultado? Uma impressionante lista de benefícios para a saúde.

Efeito purgante

Um dos principais benefícios da anona é o seu efeito laxante, que ajuda naturalmente a regular o sistema gastrointestinal.

Ação antioxidante

A anona possui um alto teor de antioxidantes naturais que ajudam a neutralizar os chamados radicais livres. Estes antioxidantes contribuem para a redução do risco de doenças como a diabetes, cancro ou cardíacas.

Anti-inflamatório

Os componentes presentes na anona podem ajudar a combater a inflamação. Desta forma, pessoas com inflamações crónicas, artrite ou lesões musculares, podem beneficiar com o consumo diário de anona.

Capacidade antineoplásica

A anona possui uma elevada concentração de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos - um conjunto com capacidade para destruir células malignas e evitar ou inibir o crescimento de tumores.

Hidratação

A polpa doce e sumarenta possui cerca de 78% de água.

Origem da anona

Originária dos Andes, na América do Sul, a anona (Annona Cherimola) é um fruto que atualmente se cultiva em regiões tropicais e subtropicais de todo o globo.

Em Portugal, a produção de anona acontece principalmente nas regiões da Madeira, Açores e Algarve. Apresenta-se num formato oval e é revestida por uma casca verde, que vai escurecendo à medida a que amadurece.

A anona é fina, delicada, escamosa e invulgar. A polpa é branca, doce, cremosa, moderadamente suculenta e no seu interior encontram-se numerosas sementes pretas.

Como consumir anona

Atualmente é possível encontrar anona durante todo o ano, no entanto, a melhor época para o seu consumo ocorre desde outubro a maio.

Como acontece com a maioria das frutas, a anona deve consumir-se na sua forma mais natural pois, só assim, conseguiremos aproveitar todos os benefícios que este fabuloso “super fruto” tem para nos oferecer.

No entanto, pode também consumir anona em sumos, geleias, compotas, gelados ou em saladas.

Como escolher e conservar 

Escolha as anonas que cedam ligeiramente ao toque. Quando estão duras significa que estão demasiado verdes e provavelmente são secas.

Não se preocupe com manchas castanhas ou negras, pois não são um problema. São apenas defeitos epidérmicos provocados pelos ramos vizinhos na árvore.

Em termos de conservação, é importante saber que a anona é um fruto que amadurece muito rapidamente. Desta forma, mantenha-as à temperatura ambiente até amadurecerem. Depois de maduras, guarde no frigorífico durante 2 a 3 dias.

O que é que a anona tem?

A anona é um alimento muito rico sob o ponto de vista nutricional e, por isso, deve fazer parte da sua alimentação.

Os benefícios para a saúde são claros: este fruto contribui para o bom funcionamento do intestino e para a redução do risco de várias doenças.
A anona é muito conhecida pela sua ação antineoplásica e anticancerígena. Atua também como agente anti microbial, antidepressivo, regula a pressão arterial e previne distúrbios nervosos. Tudo o que o seu organismo precisa.