Resoluções de Ano Novo

Novidades

10 Resoluções de Ano Novo que vai querer cumprir

Fique a par da nossa lista de Resoluções de Ano Novo e dicas sobre como pode cumpri-las e começar bem o ano. Saiba mais!
Faça de 2023 o seu ano com resoluções de Ano Novo verdadeiramente importantes. Inspire-se nestas dicas, crie as suas e comece já em janeiro a trabalhar para que o próximo ano seja o melhor de sempre.

Como começar bem o ano


No final de cada ano é comum estabelecerem-se metas e objetivos a cumprir e mudanças a implementar nos 12 meses que se avizinham. Simbolicamente deixamos o velho para trás. Sentimos a passagem de ano como uma espécie de oportunidade de renovação. E como está provado que escrever ajuda a que as coisas se efetivem, inspire-se na nossa lista de resoluções para 2023 e redija as suas.

 

Lista de resoluções de Ano Novo


De começar um hobby a adotar um animal de estimação, estas são as resoluções de Ano Novo que vai mesmo querer cumprir.

1. Transforme um hobby numa carreira


O sonho de qualquer pessoa é trabalhar com aquilo que gosta. Por isso, se tem um hobby que se pode transformar numa carreira lucrativa, arrisque no próximo ano. Da jardinagem à cozinha, passando pela fotografia, pelo desenho ou até pelo crochet, nunca se sabe quando se pode fazer uma atividade que adora e ainda conseguir uma fonte de rendimento.

2. Exercite-se para se sentir bem


O exercício é essencial para a qualidade de vida e para o bem-estar físico e mental. Mais do que atingir determinada forma física ou preocupar-se com o corpo ideal, este é um objetivo de saúde que deve incluir ou manter para o ano novo. Seja no ginásio, ao ar-livre ou até em casa não deixe de se exercitar! No Continente, encontra tudo o que precisa para fazer exercício no novo ano.

3. Adote um animal de estimação


Está provado que ter um animal de estimação ajuda a combater a ansiedade, o stresse e a depressão. O seu amigo de quatro patas pode estar algures num abrigo, à espera de uma adoção mútua. Claro que, para isto, é preciso ter em conta a responsabilidade inerente a esta decisão e todas as despesas que lhe estão associadas. Mas se sentir que chegou o momento, avance em 2023.
 

4. Faça uma alimentação saudável

 
O sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados são dois dos fatores de risco que contribuem para a diminuição de anos de vida saudáveis da população portuguesa, mas os hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a inverter esta tendência. Uma alimentação saudável deve ser completa, ou seja, englobar todos os grupos, e variada, em que vai alternando os alimentos de cada grupo. Deve também ser equilibrada, o que significa comer mais dos grupos maiores e menos dos grupos menores. Em 2023, passe a comer melhor – vai ver que o organismo agradece. Já experimentou o jejum intermitente?

5. Reduza o stresse


O stresse é uma doença silenciosa, com consequências diretas na longevidade e qualidade de vida. Em 2023, faça um esforço por saber parar ou abrandar! Respirar fundo, estabelecer limites, exercitar-se, fazer meditação, aprender a ser menos exigente consigo mesmo… São alguns conselhos que podem ajudá-lo a combater o stresse. Uma boa opção é começar um novo hobby que ajude a relaxar - como a jardinagem, em que o contacto com a natureza ajuda a regular a tensão.
 

6. Melhore a concentração


O facto de se fazer várias coisas em simultâneo, com o cérebro a receber constantes estímulos, traduz-se numa dificuldade de concentração. Sente que por vezes é difícil concentrar-se numa tarefa? Dispersa e perde o foco com frequência? Então, no próximo ano, experimente dividir o seu dia em blocos de 60 minutos, fazendo pausas de 10 minutos para descansar.  Além disso, reduza o ruído ambiente (ouvindo música, por exemplo) e mantenha o local de trabalho limpo e organizado. Vai ver que será mais produtivo no próximo ano.

7. Procure dormir melhor


O sono é um dos principais influenciadores de uma vida saudável, e quando não se dorme bem ou as horas recomendadas, tudo o resto tende a correr mal. Não defina o seu tempo de descanso em função do seu dia, mas sim o contrário. Priorize o sono, garantindo que dorme pelo menos oito horas diariamente. Para isso, não leve para a cama o telemóvel, o computador ou outros gadgets com luzes brilhantes e alertas sonoros. Permita-se repousar!
 

8. Faça voluntariado


Ajudar o próximo traz um enorme sentimento de gratificação. E não é preciso deslocar-se ao outro lado do mundo para o fazer. Há imensas instituições no nosso país onde é possível dedicar o seu tempo ou disponibilizar o seu talento ou habilidade em função de pessoas em necessidade. 

9. Faça um detox à sua casa


Ter a casa cheia de coisas que já não gosta, nunca usa, não têm utilidade ou simplesmente não o fazem feliz, não faz sentido. Além de ocuparem espaço, não contribuem para um ambiente organizado. No novo ano é tempo de se desfazer de tudo o que está a mais. Pode até experimentar conciliar esta resolução com a anterior – doar o que não usa e começar bem o ano!
 

10. Viaje mais


São incontáveis os motivos para viajar. Mudar de ares afasta-o da rotina, reduz o stresse e a ansiedade, faz bem ao corpo e ao espírito (os cientistas comprovam) e abre horizontes. Para além disso, incentiva a aprender outros idiomas, permite conhecer novas culturas e formas de pensar, e até experimentar diferentes gastronomias e sabores. Em 2023 viaje muito! Parta à aventura. Há tanto no mundo para descobrir!
 

Estão dadas algumas dicas para começar bem o ano de 2023.  Cuide da sua saúde, física e mental. Garanta tempo para atividades que o fazem feliz. E faça do próximo ano o melhor de sempre com estas resoluções de ano novo.