Substitutos De Carne

Novidades

Alimentos Substitutos da Carne

Descubra os alimentos que substituem a carne, ideais para quem procura ter uma alimentação vegan ou vegetariana. Saiba mais!
Quer seja por questões de saúde ou ambientais, porque decidiram adotar um regime alimentar vegetariano ou vegan ou porque simplesmente desejam reduzir o consumo de carne e variar a sua alimentação… O número de pessoas que procuram alimentos alternativos à carne aumenta de dia para dia.

Mas afinal, que alimentos podem ser substitutos da carne?

Alimentos substitutos da carne


Cada alimento apresenta um perfil nutricional, benefícios e características únicas, pelo que não existem alimentos que possam substituir nutricionalmente outros alimentos a 100%. O que existem são alternativas que permitem variar a alimentação, fugir às intolerâncias e dar resposta às necessidades do organismo.

No caso da carne, podemos afirmar que existem várias alternativas, comummente conhecidas como alimentos substitutos da carne. Que o diga 14% da população mundial que declara não consumir proteínas animais, como a carne. Aqui ficam alguns exemplos.

Seitan


O seitan apresenta-se como uma excelente alternativa à carne, sendo muito utilizado por pessoas vegetarianas e veganas, ou para quem deseja reduzir o seu consumo.

É feito a partir da proteína do trigo (glúten), rico em proteínas, vitaminas e minerais e possui um reduzido teor em gorduras, não contendo gorduras saturadas.

O seitan é muito semelhante à carne em aspeto e textura e pode ser combinado de igual forma com outros alimentos para recriar inúmeras receitas deliciosas.

A marca Continente Bio oferece uma gama completa de produtos biológicos aos melhores preços. E desta gama de mais de 100 produtos sustentáveis, autênticos e de elevada qualidade faz parte o Seitan.
Seitan Continente
O Seitan Biológico do Continente Bio é cozido com molho de soja, que lhe confere uma cor característica e um sabor delicioso.

Tofu


De tonalidade branca ou bege, o tofu apresenta um aspeto visual muito semelhante ao queijo. No entanto, este alimento é de origem vegetal, sendo obtido a partir da bebida de soja fervida e coada.

O tofu é muito utilizado na cozinha asiática e na alimentação vegetariana e vegan, sendo escolhido para substituir alimentos de origem animal como a carne. Na verdade, o tofu consegue responder às necessidades de proteína do organismo praticamente da mesma forma que a proteína encontrada em carnes brancas e vermelhas.

Tornou-se tão popular pela sua versatilidade e pelo seu sabor neutro. E se tem dúvidas quanto ao sabor do tofu, saiba que este alimento ganha o sabor dos temperos, molhos e alimentos que usar na sua confeção.
Tofu Continente Bio
No Continente encontra Tofu Biológico da marca Continente Bio, com alto teor proteico, baixo teor em gorduras e sem glúten.

Tempeh


O Tempeh também é um dos alimentos mais apontados como substituto de carne. É obtido a partir da fermentação dos feijões de soja, apresenta uma textura mais densa e carnuda e um tom esbranquiçado. Quanto ao sabor, é geralmente mais amargo e há quem afirme que faz lembrar frutos secos.

Este alimento possui probióticos, que se traduzem em bactérias essenciais ao bom funcionamento da microbiota intestinal. Descubra o que são probióticos, para que servem e quais os seus benefícios.

Leguminosas


As leguminosas também podem e devem fazer parte da lista de substitutos da carne. São muito versáteis, o que facilita na hora de preparar as suas refeições, e bastante nutritivas, com destaque para o elevado teor de proteínas.

Algumas das leguminosas mais procuradas como substitutos da carne são:

  • Lentilhas: as lentilhas são uma das principais leguminosas usadas pelas comunidades vegetarianas e vegan, uma vez que oferecem o dobro do ferro presente no feijão.

  • Feijão: muito completo, o feijão é rico em potássio, fósforo, zinco, ferro e proteína e é isento de gorduras.

  • Grão-de-bico: dentro deste grupo alimentar, o grão-de-bico leva a taça pelo seu elevado teor em proteína. Por cada 100g, fornece 23g de proteína. Além disso, é rico em triptofano, um aminoácido responsável pela produção da hormona da serotonina, que confere uma sensação de bem-estar e satisfação.

Cogumelos


Sendo que possuem um teor proteico mais elevado do que a maioria dos vegetais, os cogumelos são considerados bons substitutos da carne. Além disso, são ricos em ácido fólico, são praticamente isentos de gorduras, possuem um sabor único e suave, um bom teor de fibra e um reduzido aporte calórico. Todos estes pontos positivos somados levam a que seja uma escolha para pessoas que procuram alternativas à carne.

Além destes alimentos, entram também para a lista de substitutos de carne (e de outros produtos de origem animal) a beringela, as ervilhas, a quinoa, as sementes, os frutos oleaginosos, as hortícolas e até a fruta.

Alternativas à carne que encontra no Continente


No Continente seguimos as necessidades dos clientes e assumimos o compromisso de continuar a apresentar novas opções e soluções alternativas aos clientes que seguem um regime alimentar vegan e vegetariano, assim como a todos os que procuram uma dieta flexível, entre a proteína animal e a proteína vegetal, com toda a conveniência e todo o sabor, assegurando opções para uma dieta equilibrada.

Gama Powerd by Plants

Powerd By Plants Continente
A gama Powerd By Plants da marca Continente, lançada em março de 2021, tem opções refrigeradas e congeladas, com produtos aptos para clientes vegetarianos e vegan.

Atualmente encontra coxinhas e costeletinhas, hambúrgueres, almôndegas e nuggets 100% vegetais, com sabor a carne de vaca ou de frango, que são fonte de proteína e uma opção nutritiva para quem opta por uma alimentação vegetariana ou procura alternativas equilibradas para reduzir o consumo de carne.

A gama Powerd By Plants é desenvolvida em Portugal e foi testada e aprovada por mais de 250 consumidores em provas cegas. Os produtos congelados desta gama, em particular, são desenvolvidos em parceria com um fornecedor nacional. Identificados com o selo Continente Food Lab, um conceito pioneiro em Portugal, estes produtos são diferenciadores e exclusivos.

O Continente faz uma grande aposta na inovação, investindo diariamente em novas soluções que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, bem como das novas tendências de mercado.