Desenvolvimento bebé

Alimentação do Bebé

Os 1100 dias que podem moldar a vida e o desenvolvimento do bebé

Mayumi Thaís Delgado

Nutricionista Continente Cédula n.º 0960N

Descubra a importância dos primeiros 1100 dias para o desenvolvimento do bebé. Saiba mais aqui!

Mayumi Thaís Delgado

Nutricionista Continente Cédula n.º 0960N

Os primeiros 1100 dias correspondem ao período que vai desde a pré-conceção até ao segundo ano de idade do bebé e é uma janela de oportunidade única, a nível nutricional, para a promoção da sua saúde e para lhe permitir um crescimento e desenvolvimento adequados. Veja como.


Crescer de forma saudável

Uma alimentação desadequada, quer da mãe quer da criança, pode vir a ter um impacto negativo na saúde da criança e, mais tarde, do adulto.

É importante garantir que em todas as fases são fornecidos os nutrientes necessários, para que a sua criança possa crescer de forma saudável. Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer a importância de cada uma das fases e algumas dicas que pode aplicar.


Pré-conceção

O planeamento de uma gravidez é essencial para garantir a saúde da mãe a nível nutricional. É importante assegurar um bom estado nutricional através de uma alimentação equilibrada e corrigir e/ou monitorizar eventuais desequilíbrios nutricionais, nomeadamente de alguns micronutrientes essenciais nesta fase e durante a gravidez, como o ferro, o ácido fólico, a vitamina B12, a vitamina D, o cálcio e o iodo.

Aqui ficam algumas dicas:
  • Não salte refeições! É importante tomar um pequeno-almoço completo todos os dias e realizar pequenos lanches ao longo do dia.
  • Beba água ao longo do dia.
  • Siga os princípios e porções da Roda dos Alimentos e da Dieta Mediterrânica, promotores da saúde.
Gestação

Esta é uma altura de grande alegria, mas também de grandes mudanças. Durante a gravidez, ter bons hábitos alimentares torna-se ainda mais relevante, pois vai permitir que a mãe se sinta bem e vai fornecer a energia e nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebé.

Algumas dicas:
  • Não deixe de praticar exercício físico. É importante continuar a manter-se ativa, pela sua saúde e pela do seu bebé, a não ser que exista alguma contraindicação médica.
  • Continue a manter uma alimentação variada e equilibrada e evite passar longos períodos sem comer.
  • Passa a utilizar sal iodado, em vez do sal comum. Mas lembre-se que o consumo de sal deve ser feito com moderação. Substitua o sal por especiarias ou ervas aromáticas.
  • Evite ambientes que lhe causem stress e ansiedade. A tranquilidade é essencial.

Primeiro ano do bebé (0-12 meses)

Aleitamento Materno

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e a sua manutenção até aos dois anos de idade, enquanto são introduzidos os diversos alimentos.

Alimentos Sólidos

Estes não devem ser introduzidos antes dos quatros meses de idade, devido ao desenvolvimento psicomotor e gastrointestinal do bebé que ainda não está preparado para receber outros alimentos que não o leite. A partir dessa idade, pode proceder à introdução dos diversos alimentos.

Estimular o Paladar

Esta fase é uma excelente oportunidade para estimular o paladar do seu bebé e habituá-lo aos diferentes alimentos, para que não os rejeite no futuro.

Variar a Oferta Alimentar

Não perca esta janela de oportunidade. Dê-lhe a possibilidade de experienciar diferentes texturas, aromas e sabores, variando a oferta alimentar de forma equilibrada. É a variedade que vai moldar as preferências alimentares futuras.

Outras dicas
  • Comece por introduzir as papas, que podem ser preparadas com o leite materno ou com a fórmula infantil, a sopa e de seguida a fruta.
  • O açúcar e sal devem ser evitados durante o primeiro ano de vida, bem como os alimentos que os contenham.
  • Por vezes, os bebés podem rejeitar os novos alimentos no primeiro contacto e podem ser necessárias oito ou mais tentativas para que aceitem novos sabores. Cabe aos pais não desistirem.
  • É importante que os bebés explorem os alimentos. Confecione alguns, como cenoura, brócolos, fruta… e deixe-os à disposição do bebé, para que ele consiga manuseá-los com as mãos.

Segundo ano do bebé (12-24 meses)

Oferta Variada e Equilibrada

A partir do primeiro ano de vida, a criança deve iniciar a alimentação de toda a família. É fundamental privilegiar uma oferta variada e equilibrada no que diz respeito aos grupos de alimentos e, em cada grupo, dos diferentes alimentos.

Dicas
  • As refeições devem ser feitas em família, num ambiente calmo. Evite utilizar tecnologias nos momentos das refeições.
  • Forneça pratos coloridos e apelativos, com diferentes texturas e sabores.
  • Não incentive o consumo de algum alimento com a recompensa de outro. Por exemplo: "Se comeres a sopa toda, podes comer uma guloseima”.
Nova gama do Continente do Bebé

O nome Continente do Bebé reforça o compromisso, cuidado e dedicação da marca no desenvolvimento dos produtos que são mesmo "do bebé".

Os produtos são desenhados de forma a garantir os melhores cuidados em todas as etapas do crescimento e cumprem rigorosos critérios nutricionais (sem gorduras hidrogenadas, adoçados apenas com fruta, sem corantes e aromas artificiais, com cereais integrais…), sendo validados pela equipa de nutricionistas do Continente. Mas nunca descurando o sabor.
Produtos Continente do Bebé
Desde purés de fruta, papas, snacks e cereais, estes produtos não pretendem substituir o aleitamento materno ou outros alimentos em natureza, mas sim complementar a alimentação dos mais pequenos com novos formatos, texturas e sabores.

Dê a conhecer estes novos produtos ao seu bebé.