System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
raças de cães pequenos

Raças de Cão

Raças de cães pequenos

Quer adotar um cão de pequeno porte? Descubra as raças de cães pequenos mais procuradas pelas famílias portuguesas.
Os cães de pequeno porte são conhecidos por serem muito queridos, fáceis de cuidar e terem personalidades muito fortes.

Se a habitação em que vive não é a mais indicada para receber animais de grande porte ou se simplesmente tem preferência por cães mais pequenos, neste artigo encontra algumas das raças de cães pequenos mais cobiçadas. Confira.


Características comuns das raças de cães grandes

Tamanho

Os cães de porte pequeno caracterizam-se, como o nome indica, por serem pequenos. Podemos considerar raças de cães pequenos todos os animais que tenham até 10kg (no máximo) em idade adulta e entre 15 e 110 cm de altura.

Temperamento

Para contrariarem a sua altura mais reduzida, as raças de cães pequenos têm normalmente uma personalidade mais forte e vincada, muitas vezes complexa de lidar. Devem ser disciplinados e orientados para que possam conviver com outros animais e pessoas, especialmente crianças.

Muitas pessoas pensam que por serem mais pequenos, este tipo de cães não é tão companheiro ou ativo. Mas a verdade é que são cães muito leais, companheiros e que precisam de atenção e amor. Adoram brincar, ir à rua e passear.

Comodidade

Na ótica dos donos, as raças de cães pequenos são as melhores opções para quem vive em apartamentos ou casas pequenas e sem espaços exteriores, uma vez que não necessitam de grandes espaços para viverem felizes.

Também para quem gosta de levar o seu animal de estimação para todo o lado, os cães de pequeno porte podem ser transportados muito mais facilmente do que os cães de grande porte.
 

Patologias mais comuns nas raças de cães pequenos

Desde que nascem, os cães de porte pequeno requerem alguns cuidados básicos de saúde e higiene para reduzir o risco de desenvolverem as patologias mais comuns destas raças.

As luxações patelares são uma das doenças que mais afeta cães pequenos e ocorre quando a rótula é deslocada da sua posição habitual, causando dor e fraqueza. Apesar de poder afetar qualquer tipo de cão, as raças de cães pequenos estão mais suscetíveis a desenvolverem esta patologia pois estão constantemente a saltar e a esticarem-se.

Os cães de porte pequeno podem também sofrer de colapso traqueal. No seu estado normal, a traqueia mantém-se aberta através de anéis de cartilagem que permitem a passagem de ar. No caso dos animais de porte pequeno, é muito comum haver um enfraquecimento progressivo destas cartilagens.

A hipoglicemia também é comum em raças de cães pequenos. Esta patologia caracteriza-se pela queda repentina dos níveis de açúcar no sangue. Quando isto acontece os cães apresentam sinais de fraqueza, dificuldade em andar ou alguns tremores.
6 raças de cães pequenos para descobrir

1. Beagle

O Beagle é um cão de raça pequena/média, compacto, que pode atingir os 40 centímetros de comprimento e até 18 kg. As patas são curtas, mas particularmente fortes e responsáveis pela rapidez e resistência. A cabeça é alongada e tem orelhas caídas e arredondadas.

Consegue cativar tudo e todos não só pelo seu tamanho, mas também pelo temperamento e polivalência. Mas também pela sua eficiência e velocidade. Descubra mais sobre os cães Beagle.

2. Pug

O pug é um cão de porte pequeno, ideal para famílias e donos sem grande experiência. Apresenta necessidades de treino básicas e demonstra-se como sendo uma raça, perfeitamente, capaz de viver com outros animais.

Esta raça tem um peso que varia entre os 6.3 e os 8.1 kg. Quando adultos, os machos podem atingir entre os 30 e 36 cm, até à cernelha. Já as fêmeas variam entre os 25 e os 30 cm de altura. Saiba mais sobre o Pug.

3. Pinscher

O Pinscher é descendente de uma raça alemã, semelhante aos Schnauzers. É um cão bastante ligado à família e sem receio de se fazer notar, na presença de estranhos.

O Pinscher apresenta uma estatura que varia entre os 25 e os 30 cm, no entanto são conhecidas duas variedades deste cão: o Pinscher médio que pesa entre 12 e 16 kg e o Pinscher anão que pesa entre 2 e 4 kg (o mais pequeno e leve de todos).

Conheça todas as curiosidades da raça Pinscher.

4. Chihuahua

Sabia que o Chihuahua é a raça mais pequena do mundo? Reconhecido em todo o mundo pelo seu tamanho, o Chihuahua tem uma atitude destemida e um tamanho perfeito para levar ao colo, na mala… ou em qualquer lado, na verdade.

Esta raça de porte pequeno pode pesar entre os 0,9 e os 3,5 kg e medir entre 15 e 23 centímetros de altura. Descubra mais sobre o Chihuahua, a sua origem e principais características.

5. Yorkshire

Com uma altura de cerca de 18 e 23 cm e um peso corporal que pode atingir um máximo de 3,2 kg, o Yorkshire Terrier é um dos cães mais pequenos do mundo.

É uma pequena fonte de energia, lealdade e amizade. Adora o contacto social e é perfeito para a vida na cidade. Saiba tudo sobre a raça o Yorkshire.

6. Bulldog Francês

Apesar de aparentar uma estrutura robusta, o Bulldog Francês é um cão de pequeno porte, chegando a 35 centímetros de comprimento e a 15kg de peso.

É um cão muito dócil, tem o focinho menor que o normal, com dobras bem salientes e marcantes e um pelo liso e sedoso. Tudo isto torna esta raça uma das mais populares.

Descubra todas as características do Bulldog Francês.