Mais conselhos

Adotar animais

Conheça os benefícios de ter um animal de estimação e quais as razões para adotar animais. Saiba mais aqui!
Os animais de estimação devem ser tratados como mais um membro da família, pois são verdadeiros companheiros de vida e necessitam de determinados cuidados para viverem felizes e saudáveis.
Apesar de poder comprar, existe ainda a opção de adotar animais de estimação, que se traduz em dar-lhes uma segunda oportunidade para viverem felizes e com amor.
Benefícios de ter um animal de estimação
Em termos emocionais, passa-se a ter um companheiro para a vida. Ao nível de saúde e bem-estar, está provado que ter um animal de estimação ajuda a reduzir situações de ansiedade, stresse e depressão, previne doenças cardiovasculares e doenças crónicas em crianças.
Porquê adotar animais?
Quando se decide ter um animal de estimação existem duas opções: comprar ou adotar.

  • A compra recai habitualmente em animais juniores, por isso há que ter em consideração que se vai receber em casa um bebé que necessita de muitos cuidados e atenção. E apesar de ser um processo enriquecedor, pois cria ligações muito fortes, requer também muita disponibilidade.

  • A adoção de animais adultos traz as vantagens de já se conhecer as suas rotinas e personalidades, o que é crucial para se escolher aquele que seja o mais compatível possível com a família e estilo de vida de quem adota.
    Além disso, ao adotar um animal de um abrigo, está a dar-lhe uma segunda oportunidade de ser feliz.

Qual é o animal ideal?
Quem vive num apartamento pequeno, não deve considerar adotar um animal
de grande porte. Este deve ter espaço suficiente para se sentir confortável na casa. O ideal é adotar um animal com tamanho proporcional ao do lar.

Também se deve ter em consideração o tempo que passa em casa e o tempo disponível para dedicar ao amigo de quatro patas.
Quem tem a vida muito ocupada, talvez deva optar por um gato, que são animais mais independentes e que se adaptam melhor a estarem sozinhos. Mas que não deixam de ser grandes companheiros para a brincadeira e para a vida.
Adoção Responsável
Deverá ser uma decisão consciente, o que se chama “adoção responsável”, tendo em consideração todas as variantes.

Com a adoção de um animal não vêm só a alegria e a brincadeira, mas também o dever de torná-lo num membro da nossa família e a responsabilidade de assumir a despesa com a sua saúde, alimentação e conforto.
Projeto Zulidário
Em outubro de 2020, a ZU lançou o programa Somos ZUlidários, cuja primeira iniciativa foi o Saco ZUlidário. Esta iniciativa tem por objetivo ajudar associações de apoio e bem-estar animal, ao mesmo tempo que celebra a amizade e as semelhanças que unem tutores e os seus cães e gatos.

Ao adquirir um saco ZUlidário está a contribuir para um futuro mais sustentável, visto que é feito 100% de algodão, e sempre que o reutilizar nas suas compras na ZU, está a apoiar a ZU na doação de €0,50 para associações ou abrigos de animais.