Mais conselhos

Como treinar um cão

Conheça as nossas dicas para aprender a treinar o seu cão a fazer as necessidades na rua ou a não morder. Saiba mais aqui!
Como treinar um cão

Atualizado a 30/09/2022

Treinar um cão vai muito mais além de lhe ensinar truques e brincadeiras engraçadas. Treinar um cão é investir na sua educação, melhorar a dinâmica e a relação entre o animal e a família e fazê-lo ainda mais feliz.

Apesar de ser um desejo de muitos donos, quando se trata de dar os primeiros passos e começar a treinar um cão, é natural que surjam muitas dúvidas. Em que consiste um bom treino? A partir de que idade devo começar a treinar o meu cão? Como se trabalha um bom canal de comunicação com um animal?

Para o ajudar, o Continente e a Maria Queiroz, especialista em comportamento animal da marca ZU, esclarecem todas as suas dúvidas e partilham as suas dicas mais preciosas para treinar cães.

Benefícios de treinar cães

Sabia que quando um cão é bem treinado tem um melhor desenvolvimento cognitivo? Mas os benefícios não ficam por aqui.

Quando investe no treino e na educação do seu patudo, torna-o mais obediente, equilibrado, sociável e feliz. Prepara-o para situações do dia-a-dia e até para as mais inesperadas. Além disso, os treinos reforçam o vínculo emocional entre cão e dono e permitem criar memórias únicas que ficarão para a vida.

Como ensinar o cão

Assim como existem várias dúvidas associadas aos treinos para cães, surgem também alguns mitos que podem atrapalhar ainda mais este processo. Vamos esclarecer alguns dos mitos mais comuns de treinar cães e dar-lhe a conhecer algumas dicas para dar a volta a patudos mais difíceis de ensinar.

Os treinos devem começar apenas aos 6 meses?

Este é um dos mitos que os donos de primeira viagem mais ouvem quando adotam um cão. Mas na verdade, os treinos para cães devem começar o mais cedo possível e prolongar esta aprendizagem ao longo de toda a sua vida.

Deve começar por ensinar regras de obediência e bom comportamento desde o primeiro contacto que tiverem um com o outro, tendo sempre em consideração a etapa de desenvolvimento do cão.

Se acabou de adotar um cão bebé, deve começar por ensinar-lhe coisas mais simples, como sentar ou andar corretamente de trela na rua. Se, por outro lado, chegou um cão adulto a sua casa, vai ver que a sua disponibilidade para aprender coisas novas será grande e estará mais preparado para aprender coisas mais difíceis.

Tenho de ser mais agressivo durante os treinos?

Deve encarar os treinos quase como pequenas brincadeiras que está a preparar para o cão se divertir. Através do reforço positivo, e sem qualquer agressividade ou rigidez, é possível ensinar ao seu cão comportamentos específicos que depois pode associar a um sinal (ex.: palavras como “senta” ou “busca”), para que o cão saiba aquilo que é esperado da parte dele.

Um cão aprende logo o que lhe ensinam?

Os cães aprendem por repetição, pelo que é fundamental dedicar algum tempo do seu dia para ensinar coisas novas ou refrescar outros truques aprendidos anteriormente.

Por isso é que dizemos que o treino deve ser mantido ao longo de toda a vida do animal. Além disso, os cães adoram que dedique tempo para ensinar e brincar com eles.

Posso ensinar qualquer coisa ao meu cão?

Como referimos, os treinos e a aprendizagem de novas coisas devem ser sempre adaptados à idade ou ao desenvolvimento cognitivo do patudo.

Para garantir que o cão aprende tudo o que lhe deseja ensinar de uma forma progressiva e que se mantém interessado e motivado para tal, é importante ir adaptando o grau de complexidade dos treinos.

Esta motivação e receção por parte do animal conquista-se através de palavras de incentivo, como “boa!”, ou ao oferecer uma recompensa no final de cada exercício para mostrar que está contente com o seu desempenho.

Como manter o cão concentrado nos treinos?

Em casa, no parque ou na rua, o seu cão está constantemente rodeado de estímulos e este é um dos principais desafios na hora de treinar: manter o cão concentrado.

Esta concentração deve ser construída gradualmente, ao longo dos treinos. Inicialmente, deve manter as sessões de treino curtas. É preferível fazer 3 sessões de 3 minutos em que o cão consegue manter-se concentrado o tempo todo, do que uma sessão completa de 15 minutos, onde o cão acaba por perder o foco.

Com a continuação dos treinos regulares, pode ir aumentando a duração das sessões, uma vez que a janela de tempo de concentração também vai crescendo.

Como manter o cão entretido quando está sozinho?

Muitos donos não sabem o que fazer para entreter o seu cão quando este se encontra sozinho ou quando não têm tempo para lhes dedicar atenção. Existem algumas formas de fazer com que o cão fique entretido durante algum tempo, nomeadamente:
  • Brinquedos de rechear com comida, que podemos preencher com a sua comida ou snacks preferidos, são boas opções para manter os cães entretidos durante vários minutos a tentar retirar a comida.
  • Brinquedos não comestíveis e próprios para cães ajuda-os a sentirem-se relaxados, uma vez que a mastigação é um comportamento natural dos patudos.

Esta é também uma boa opção se procura como educar um cão bebe a não morder móveis ou outros objetos pessoais da família.

Como ensinar um cão a fazer as necessidades na rua?

O mais importante é analisar os comportamentos do cão. Só assim é possível perceber se está ou não na hora de ir à rua. Os sinais mais comuns que indicam que o cão precisa de ir à rua são ficarem agitados, andar às voltas, cheirar o local onde já fizeram necessidades em casa, direcionar-se para a porta e chorar, entre outros.

Regra geral, os animais fazem necessidades alguns minutos após as refeições ou depois de acordarem. Sendo assim, deve ajustar as horas de refeições e a hora de o levar a passear, de forma que nem sequer tenha tempo para fazer as necessidades em casa. Estabelecendo estas rotinas diariamente fica assim mais fácil de ensinar um cão a fazer as necessidades na rua.

Quando já estiverem na rua, deixe o cão cheirar os locais por onde passa durante o tempo que ele desejar, sem pressões. E por fim, não se esqueça de o recompensar mal faça as necessidades na rua com palavras de incentivo, carinhos e um snack da sua preferência.

Veja, na prática, as dicas do Continente e da especialista Maria Queiroz no vídeo seguinte: