Mais conselhos

Os cães sonham? Sim, aprenda os sinais

Sabia que os cães sonham? Existem vários sinais de que o seu animal de estimação pode estar a sonhar.
O seu cão está a dormir profundamente. De repente, começa a gemer, mover as suas patas ou cauda e a agir de forma estranha. Será que está a sonhar? A ciência já tem uma resposta para esta pergunta.

Os cães sonham?

Os cientistas acreditam que sim. E que sonham de forma similar ao ser humano, ou seja, revivem momentos do seu dia enquanto estão a dormir profundamente.

Tudo começou em 2001, quando cientistas do MIT ensinaram ratinhos a atravessar labirintos e mediram a sua atividade cerebral. Depois, voltaram a medir a atividade cerebral enquanto dormiam e verificaram que a atividade era igual à encontrada quando os ratinhos atravessavam os labirintos.

Isto levou os cientistas a pensar que os ratinhos sonhavam com os labirintos que percorreram horas antes. Como estes animais são menos complexos que cães ou gatos, os cientistas assumiram estes animais domésticos também sonham.

Com que frequência sonham os cães?

No que toca à frequência dos sonhos caninos, o tamanho é um fator com relevância.
  • Cães pequenos como o Chihuahua tendem a sonhar mais vezes durante a noite, comparativamente com raças de maior tamanho.
  • Os cachorros e os cães mais idosos parecem sonhar mais frequentemente que cães de idade média.

Como saber se um cão está a sonhar?

O sonho ocorre na fase REM (Rapid Eye Movement) do sono, altura em que os cérebros dos cães estão mais ativos, o corpo mais relaxado e imobilizado e os olhos movem-se rapidamente.

Os donos curiosos em saber se o cão está a dormir devem esperar 10 a 20 minutos depois do animal adormecer. Se observar movimentos rápidos dos olhos, latidos ou as patas a mexerem-se, provavelmente começaram a sonhar.