Mais conselhos

Comportamento Animal

Maria João

Médica veterinária São João da Madeira

Saiba como perceber o comportamento dos animais e algumas dicas de cuidado com animais até aos 12 meses. Descubra aqui!

Maria João

Médica veterinária São João da Madeira

Nesta quadra, juntar à nossa vida um bebé felpudo de quatro patas vai encher uma casa de felicidade e amor. No entanto, é algo que acarreta muita responsabilidade e compromisso. Um animal de estimação não é só para o Natal, mas sim para a vida toda.


Cuidados com animais até aos 12 meses

Quando acolhe um novo membro da família, é necessário garantir que lhe oferece o enxoval de que necessita, como cama, comedouro, produtos de higiene, etc.

Além disso, deve escolher um médico veterinário em quem confie para que o possa aconselhar na seleção da alimentação mais adequada e para dar início a uma série de cuidados médicos essenciais para a saúde e bem-estar do seu animal, como desparasitações internas, externas e vacinação.

Depois, é importante conversar com ele sobre a esterilização e as suas vantagens e qual a melhor idade para a fazer. Além de prevenir o aparecimento de doenças graves, no caso do gato ainda diminui a marcação territorial, e dos cães, pode até resolver problemas de comportamento animal graves, como a agressividade.


Perceber o comportamento animal

Quando falamos em comportamento animal e treinos, normalmente falamos de cachorros. Os gatos são animais muito independentes e normalmente não necessitam de tanto acompanhamento.

O principal motivo que nos leva a treinar os nossos cachorros prende-se com o criar laços e vínculos entre o tutor e o animal. Mas, normalmente, quem recorre a este tipo de ajuda vê-se muitas vezes confrontado, em casa, com comportamentos não desejados por parte do seu cão, como mordiscar, fazer necessidades fora do sítio ou não obedecer.

Deste modo, o foco dos treinos é o ensino de comandos e o desenvolvimento de uma postura e comportamento animal corretos. Além disso, as interações constantes com o animal, de uma forma instrutiva, mantêm-nos mentalmente estimulados e ajudam no seu desenvolvimento social.


Dicas para uma consoada em família

A Ceia

Antes de se juntarem todos à mesa em família, e para que o jantar decorra sem percalços, prepare um brinquedo recheado com comida para oferecer ao seu amigo de quatro patas, para que este se mantenha entretido durante toda a refeição.

Hora dos Presentes

Uma vez que é o novo membro da família, ele tem o direito a receber os presentes em primeiro lugar. Esta também é uma forma de garantirmos que se mantém ocupado, permitindo que a restante família receba os seus presentes com tranquilidade.

Cuidados a ter

Nesta altura do ano, é muito comum as mesas estarem recheadas de doces e aperitivos. Tenha muito cuidado no acesso do seu animal a estes alimentos, pois há muitos que são desaconselhados e mesmo tóxicos como o chocolate, uvas passas, nozes, ovos crus e cebola.
ZU Health Box

Este Natal, ofereça uma Zu Health Box ao seu melhor amigo de quatro patas e garanta-lhe um ano de cuidados de saúde.

A ZU Health Box é um plano de saúde anual adaptado às necessidades do seu animal de estimação. Dá-lhe acesso ao plano de vacinação recomendado, microchips, check-ups, desparasitações internas, cortes de unhas e limpezas de ouvidos. Tem ainda descontos em cartão nos banhos, desparasitação externa e alimentação.

O presente de Natal ideal para cuidar da saúde do seu melhor amigo.
Saiba mais em zuonline.pt.