Origem
O Caniche tem origem em França. O nome Caniche deriva da atividade a que este cão se dedicava, a caça de pássaros aquáticos, o que lhe valeu a alcunha de “chien à cane” (cão de caça de patos) ou “canichon”, originando o termo Caniche. Também é conhecido como “cão carneiro”, devido ao aspeto do pelo.
O Caniche é um descendente de outra raça francesa, o Barbet, que ainda existe nos dias de hoje. Quanto à tosquia habitual do Caniche, tem origem na função ancestral deste cão. O Caniche é um tipo de cão de água, por isso era tosquiado de forma a que pudesse nadar e caçar na água pelo maior período de tempo possível.
Estima-se que a data de origem do Caniche se situe algures no século XVI. Alguns séculos depois, o Caniche deixou o trabalho árduo de caçador e tornou-se um símbolo de moda. Foi presença habitual na família real francesa, “emigrou” para o Reino Unido com muito sucesso e tornou-se no século XX uma das raças mais abundantes e desejadas na Europa.
Tamanho
Originalmente, o Caniche é um cão de porte médio. No entanto, existem mias três variações de tamanho:
- Toy, com o peso a variar entre os 6,5 aos 7,5 quilos;
- Miniatura, com o peso a variar entre os 12 e os 14 quilos;
- Médio, com o peso a variar entre os 15 e 20 quilos;
- Padrão (considerado hoje como um Caniche grande), com o peso a variar entre os 20 e os 32 quilos.
Pelagem
O pelo do Caniche pode ser encaracolado, abundante e frisado ou em forma de cordões com uma textura fina e cerrada. A cor da pelagem deve ser sempre uniforme. Ou seja, só pode ser branca, castanha, cinzenta ou preta.
O caniche é alegre, inteligente e fiel por natureza, mas também possessivo.
O pelo deve ser tosquiado, pelo menos, duas vezes por ano. O dono do Caniche deve escová-lo e penteá-lo diariamente. Quanto ao banho, deve ser regular, cerca de uma vez por mês.
Personalidade
O Caniche é um cão muito ativo, desportivo e brincalhão. É alegre, inteligente e fiel por natureza, mas também possessivo.
O seu sucesso não se deve apenas ao seu aspeto “personalizável” com a tosquia, mas também ao facto de ser muito sociável. O bom caráter e o facto de ser um cão que se adapta tanto a espaços interiores como exteriores, tornam-no num ótimo animal de companhia.
Muitíssimo inteligente, o Caniche necessita de estímulos intelectuais para que se mantenha saudável. Se pensa em comprar um Caniche ou se tem um aí em casa, experimente fazer exercícios com ele que envolvam a descoberta de objetos.
Para além da inteligência, este cão tem muita energia e aprecia longas caminhadas.
Problemas de saúde
O Caniche pode apresentar três tipos de problemas:
- Oculares, onde as cataratas são comuns;
- Auditivos, com as otites a serem frequentes;
- Problemas cardíacos, como por exemplo, a insuficiência valvular.
Com um Caniche aí em casa tem de estar preparado para o escovar e pentear todos os dias e para gastar um pouco mais com visitas ao veterinário para tratar da sua pelagem.
No entanto, a sua inteligência e sociabilidade tornam-no perfeito para qualquer casa e família.