Origem
Antes da fama internacional, e fazendo jus ao nome, o Cão de Água Português era colega de trabalho dos pescadores portugueses, que já o conheciam como nadador exímio.
A sua principal função era recuperar o peixe que escapava dos anzóis, ou redes de pesca. Quando era necessário, também salvava os pescadores que não sabiam nadar.
O Cão de Água Português também era utilizado como mensageiro de barco para barco. Uma vez que ainda não haviam rádios, os pescadores conseguiam assim coordenar-se entre si.
Antes da fama internacional, o Cão de Água Português salvava a vida dos pescadores em situações limite.
Mas, eis que chegaram os tempos modernos e a indústria piscatória portuguesa tornou-se exatamente isso: uma indústria moderna com menor necessidade de mão-de-obra. Assim, o Cão de Água Português foi desaparecendo das embarcações dos nossos pescadores. De tal forma, que em 1981, foi considerado pelo Guinness Book of Records a raça mais rara do mundo.
O Cão de Água Português é uma raça portuguesa autóctone, originária do Algarve. Pensa-se ser resultado do cruzamento entre o Barbet e diversas raças locais. É uma raça antiga e acredita-se que partilhe alguns dos mesmos antepassados do que o caniche.
Tamanho
O Cão de Água Português tem porte médio, podendo medir entre 43 a 57 centímetros. Já o seu peso varia entre os 16 e os 25 quilos.
Pelagem
A pelagem do Cão de Água Português pode ser uniforme ou combinada, apresentando o preto, branco e castanho como cores.
O pelo, resistente, pode ter duas variedades: ser longo e ondulado ou ser curto. Na cabeça, forma uma espécie de tufo de pelos ondulados ou de pelo crespo. Ainda quanto ao pelo, esta é uma raça de cães sem subpelo, o que o torna perfeito para famílias com alergia ao pelo dos cães.
A pelagem do Cão de Água Português deve ser escovada e penteada com frequência.
Personalidade
Inteligente, corajoso, cheio de energia, resistente e com um bom faro. Estas são algumas das principais características que marcam a personalidade do Cão de Água Português. O dono deve estar preparado para passar muito tempo ao ar livre com este animal.
O Cão de Água Português é muito ligado à família e não lida bem com a solidão. Por isso, nunca o deixe sozinho no espaço exterior da casa.
Problemas de saúde
O Cão de Água Português é saudável e tem uma esperança média de vida de 14 anos.
Os problemas mais frequentes são:
- Displasia da anca;
- Problemas oculares: como atrofia progressiva da retina;
- Problemas cardíacos: como a cardiomiopatia dilatada.