System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Sobremesa

Mil Folhas de Creme de Frutos com Bolacha-Maria

Prep: 20 min

Fácil

4 pessoas

Médio

Uma sobremesa rápida, simples, bonita e, principalmente, cheia de sabor.

Chef Hélio Loureiro

Hélio Loureiro

Uma figura incontornável no panorama gastronómico português

Ingredientes

  • 100g de bolacha Maria
  • 75g de manteiga
  • Para o creme:
  • 1/2 receita de leite creme
  • 100g de frutos vermelhos congelados
  • 50g de açúcar

Preparação

  • 1.

    Desfaça as bolachas com a manteiga amolecida e amasse tudo muito bem. Ponha no frigorífico durante 1 hora. Tire do frigorífico e, com um rolo da massa, estenda o mais fino que puder. Corte em forma de bolachas redondas do tamanho de um pratinho de café. Ponha tudo no forno durante 10 minutos à temperatura de 160ºC.

  • 2.

    Quando estiver pronto tire e deixe arrefecer. Entretanto, prepare o creme levando ao lume o açúcar com 1 cl de água. Deixe ferver durante 3 minutos. Junte os frutos vermelhos e deixe ferver durante 4 minutos. Tire do lume e deixe arrefecer.

  • 3.

    Junte ao leite-creme esta compota de frutos vermelhos. Faça camadas de bolachas e creme de frutos vermelhos. Não se esqueça de que a última camada tem de ser de bolacha. Espalhe açúcar em pó por cima para ficar mais bonito. Em alternativa, pode rechear as bolachas com leite-creme simples e frutas. secas laminadas.

  • 4.

    DICA: Para que a fruta não fique escura, mergulhe-a em água com o sumo de 1 limão.