Alimentos

Melão: saúde que refresca

O melão é uma excelente opção para ajudar na hidratação e prolongar a sensação de saciedade nos dias mais quentes. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste alimento.

Intensamente fresco, o melão sabe bem a qualquer hora, mas destaca-se como ponto final em qualquer refeição. Para além de um paladar único, este fruto tem poucas calorias. Descubra tudo sobre as vantagens e origens do melão.

As vantagens do melão

O melão é um fruto delicioso que faz parte da tradição portuguesa. Mas para além de saber a verão, tem muitos benefícios para a saúde.

Ação antioxidante


O melão tem um alto teor em vitamina C, apresentando por isso proteção das células contra oxidações indesejáveis.

Regulação do trânsito intestinal

Por ser fonte de fibra, faz com que a entrada de açúcar no sangue seja mais gradual, e contribui para o bom funcionamento intestinal. Calmante, diurético e laxante, é recomendado em situações de afeções urinárias, insuficiência, obstipação, gota e artrite.

Regula a pressão arterial


Pela ação diurética, é recomendado a pessoas com problemas cardíacos e de hipertensão. A sua riqueza em fibra alimentar - celulose - faz do melão um excelente laxante e depurativo natural.

Hidratação

A riqueza em água faz deste fruto uma excelente opção para prevenir a desidratação nos dias mais quentes.

Efeito protetor

Pelo seu conteúdo em vitaminas C e A, o melão contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, ajudando a reforçar as nossas defesas, inclusive durante a prática de exercício físico intenso.

Saúde ocular

A vitamina A, encontrada no melão, é essencial para a manutenção de uma visão normal.

Descubra como escolher, entre os diferentes tipos.

Tipos de melão

Existem inúmeras variedades de melão com características distintas. As comercializadas em Portugal são essencialmente: Branco do Ribatejo, Pele de Sapo, Tendral, Cantaloupe, Casca de Carvalho (típico da região Norte), Gália e Harvestking.

O melão é excelente para ajudar na hidratação e prolongar a sensação de saciedade.

Destacamos duas variedades que nos orgulham.

Melão verde do Alentejo

A área geográfica de produção do Melão Verde do Alentejo tem condições de elevada qualidade, muito favoráveis ao desenvolvimento desta cultura devido aos solos e clima e aos sistemas de produção sustentáveis.
O melão verde do Alentejo selecionado em exclusivo para si pode ser encontrado nas lojas Continente de meados de Julho a meados de Outubro.

Melão branco


Uma escolha rigorosa dos nossos produtores do Alentejo e Ribatejo de melões colhidos no ponto ótimo de maturação. Colhidos por mãos experientes, este melão tem uma polpa macia, sumarenta e doce. Fruto fresco e ligeiro, preenche os requisitos que satisfazem os paladares mais exigentes, tanto de crianças como de adultos.

Uma breve história do melão

Oriundo da Ásia e de África, o melão foi trazido para a Europa no início da era cristã. Desde que haja no solo e no clima os elementos necessários ao seu desenvolvimento e crescimento, é um fruto de crescimento rápido.

Produzido por uma planta rasteira – o meloeiro, de folhas grandes e flores amarelas – o melão pertence à família do pepino, da melancia e da abóbora. Possui uma forma arredondada ou oval, casca espessa com ou sem estrias, polpa carnuda, doce e sumarenta e inúmeras sementes achatadas no seu interior. 

Ao contrário de alguns frutos, após colheita o melão não continua a amadurecer. Ou seja, se for colhido antes de ter atingido o ponto ótimo de maturação, nunca atingirá o seu melhor sabor.

Como consumir melão

Escolha os melões mais pesados (considerando a relação peso-tamanho), com casca bem firme, sem fendas e com aroma agradável. Pegue no melão e pressione a parte central, que deve ceder ligeiramente.

Este fruto deve ser conservado à temperatura ambiente, na fruteira. Depois de aberto, conserve no frigorífico, envolvido em película aderente. Aí aguenta durante dois a três dias.

Com sabor doce e textura macia e sumarenta quando maduro, tem um lugar privilegiado à mesa dos portugueses. Pode ser consumido ao natural ou em saladas de fruta, sumos, smoothies, bolos, geleias, compotas, molhos, mousses, doces, gelados e sorvetes. E combina muito bem com fatias de presunto. Também as sementes podem ser consumidas, tostadas e salgadas.

Melão é saúde que refresca

O melão, pelo seu baixo valor energético, alto teor em fibra e riqueza em água, é uma excelente opção para ajudar na hidratação e prolongar a sensação de saciedade. Por isso, é muito recomendado para todo o tipo de dietas, e complementa qualquer refeição. Descubra a oferta do Continente online ou diretamente com um especialista em loja