Alimentos

Gengibre: mais do que uma erva medicinal

Os benefícios para a saúde são tantos que o gengibre é utilizado como erva medicinal há séculos. Mas sabia que também é delicioso? Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades do gengibre.

Aromático, ligeiramente picante e com um toque a limão, o gengibre adiciona um sabor especial aos mais variados cozinhados. As suas propriedades medicinais granjearam-lhe fama de remédio caseiro que mantém até aos dias de hoje. Descubra tudo sobre o gengibre.

Os benefícios do gengibre

O gengibre é uma planta herbácea rizomatosa, utilizada desde a antiguidade tanto para fins medicinais como para a culinária. A raiz do gengibre (a parte mais utilizada) é intitulada como “alimento funcional”. Isto deve-se à presença de determinados compostos bioativos que afetam positivamente várias funções fisiológicas no organismo, reduzindo o risco de várias doenças e melhorando o bem estar geral.

Entre as vantagens do seu consumo destacam-se o aumento da circulação sanguínea, poder anti-inflamatório, reforço da saúde do coração, articulações e cérebro. Em termos nutricionais, quando fresco, fornece vitaminas A e B3 e minerais como cálcio, potássio e fósforo.

Para que haja um melhor aproveitamento dos benefícios proporcionados pelo gengibre , é imprescindível associar o consumo a um estilo de vida saudável, como por exemplo, cumprir uma dieta equilibrada e praticar exercício físico regularmente.

Tipos de gengibre 

Pensa-se que o nome botânico da planta, Zingiber officinale, deriva do seu nome em sânscrito, singabera, que significa “em forma de chifre”, uma característica refletida pelo seu aspeto físico.

O interior do gengibre pode apresentar-se amarelo, branco ou vermelho, dependendo da variedade; o exterior está coberto por uma pele acastanhada que pode ser grossa ou fina, dependendo se a planta foi colhida.
 
Breve história do gengibre

Originário da Ásia, o gengibre tem sido um tempero e uma erva medicinal popular ao longo de muitos séculos. Faz parte da vida e da cultura dos povos indianos, árabes e chineses, que há mais de dois milénios o usam, por exemplo, para ajudar a digestão e tratar as dores de estômago, diarreias, cólicas, náuseas, perda de apetite, sintomas de gripe, dores de cabeça e períodos menstruais dolorosos.

Tantos são os seus benefícios para a saúde que a medicina ayurvédica (nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de sete mil anos) confere ao gengibre uma espécie de estatuto de medicamento caseiro. No Ocidente, os poderes desta raiz já começam também a ser reconhecidos pela medicina tradicional.

O gengibre é utilizado como erva medicinal há cerca de 7.000 anos.


Hoje, alguns profissionais de saúde podem recomendar o gengibre para ajudar a prevenir ou tratar as náuseas e vómitos causados pela gravidez e pela quimioterapia. Pode também ser utilizado para tratar ligeiras indisposições gástricas, para reduzir a dor da osteoartrite (doença degenerativa das articulações) e ainda na doença cardíaca.

Como consumir gengibre

O gengibre pode ser utilizado em cozinhados, salgados e doces, das sopas aos salteados, dos pratos de fruta e vegetais aos bolos, infusões e chás. Seja fresco, seco, em conserva, em óleo ou cristalizado, a sua utilização fica ao gosto da imaginação.

No momento da compra, deve escolher o gengibre firme, liso e sem sinais de bolor. Evite adquirir gengibre germinado, pois apresenta uma polpa mais fibrosa. Procure conservar em local fresco e seco. Para congelar, conserve a casca do gengibre, evitando assim que fique muito mole após descongelamento.

O que é que o gengibre tem?

Com uma enorme versatilidade gastronómica, o consumo de gengibre traz importantes benefícios para a saúde. Experimente introduzi-lo na sua próxima receita e surpreenda. Encontre gengibre no Continente Online ou numa loja perto de si.