Couve Branca
Alimentos

Couve Branca: versátil, rica em fibra e água

A couve branca é uma excelente fonte de vitaminas A, C, K e um alimento muito versátil. Descubra todos s os benefícios para a saúde, como escolher e conservar.
A couve branca, também conhecida simplesemente por repolho, é um dos produtos hortícolas mais consumidos e apreciados em todo o mundo. Descubra todas as vantagens e propriedades.

Os benefícios da couve branca

A couve branca apresenta um baixo valor energético e quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico, entre outras vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.

A inclusão de couve branca na rotina alimentar permite um aporte nutritivo com vantagens diversas para qualquer pessoa.

Efeito protetor

A couve branca é fonte de vitamina C, que contribui para o adequado funcionamento do sistema imunitário, incluindo durante e após a prática de exercício físico intenso. Os seus compostos atuam como anti-inflamatórios, antioxidantes e ajudam a regenerar os músculos.

Saúde do coração e cérebro

O ácido fólico, presente na couve, contribui para o normal funcionamento da homocisteína, prevenindo o seu aumento no organismo, que pode originar doenças cardiovasculares e deficiências neurais. Esta couve ajuda assim a melhorar a saúde cardiovascular.

Baixo valor calórico

Como é usual na maioria das hortaliças, a água é o componente que está presente em maior quantidade na couve branca. Desta forma, a couve branca é um alimento com baixo teor calórico.

Origem da couve branca

O cultivo deste legume é conhecido já desde 2500 a.C, no Egito, e rapidamente se estendeu pela Grécia Antiga e Roma. Foi aqui que se atribuíram grande parte das propriedades desta hortaliça, tais como a sua capacidade para favorecer a digestão e atenuar a embriaguez.

A água é o componente que está presente em maior quantidade na couve branca

O repolho chegou rapidamente a outros países, aumentando assim o seu cultivo e consumo na Idade Média. No século XVI, chegou a Inglaterra e a França e, já no século XVII, podiamos encontrar este legume em toda a Europa.

Atualmente, é uma das hortaliças de maior consumo nas regiões temperadas.

Como consumir couve branca

Esta hortaliça, de forma arredondada e formada por folhas sobrepostas e bastante compactas, pode ser consumida crua ou cozinhada. Apresenta um sabor forte e é muito utilizada na confecção de saladas, sumos, sopas, salteados e de variadíssimos pratos.

Como escolher e conservar

Dê preferência a couves brancas que apresentem uma cor ligeiramente verde e cujas folhas têm um aspeto fresco, sem manchas escuras, marcas de insetos ou que aparentem estar moles.

Para conservar o repolho no frigorífico, de forma a prolongar o seu tempo de vida, deverá colocá-lo na gaveta inferior do frigorífico, 6ºC e por um período inferior a 4 dias.

O que é que a couve branca tem?

A Couve Branca é uma hortaliça rica em vitaminas A e C, ácido fólico, fibra, ferro, potássio e água, sendo uma aliada perfeita na regulação do trânsito intestinal e para o bom funcionamento do nosso organismo em geral.

Por ser um alimento versátil, pode ser consumido de diversas formas, desde cru a salteado, ou até em sumos.

Se procura perder peso, a Couve Branca pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos, uma vez que apresenta um baixo valor calórico. Explore as nossas receitas com repolho. A sua saúde agradece!