Malagueta
Alimentos

Malagueta: sabor explosivo

A malagueta tem vários benefícios para a saúde e um sabor explosivo que conquista adeptos por todo o mundo. Descubra porque deve incluir esta especiaria na alimentação.
A malagueta é uma especiaria com uma polpa de sabor picante, mas não tanto como as sementes e o núcleo. Saiba tudo sobre a malagueta, dos seus vários tipos às suas vantagens para a saúde.

Os benefícios da malagueta

A malagueta possui um sabor acentuado, distinguindo-se dos outros frutos. A sensação de ardor, picante, acontece pela presença de um composto comum às várias espécies de malagueta, a capsaicina.

A malagueta é extremamente nutritiva, possuindo um conjunto de vitaminas e sais minerais dos quais se destaca as vitaminas A, B6, C  e K e o potássio.

Este cocktail de propriedades permite-lhe funcionar como anticoagulante, anti-inflamatório, analgésico e antioxidante. Mas as vantagens não ficam por aqui.

Saúde da pele e da visão

A malagueta contém vitamina A e, mesmo em pequenas quantidades poderá contribuir para a manutenção de uma visão e pele normais.

Ação protetora

A malagueta apresenta vitaminas importantes, como é o caso da A, C e B6, que contribuem para o funcionamento normal do sistema imunitário.

Sistema circulatório

Pelo teor em vitamina K, a malagueta ajuda numa normal coagulação do sangue, importante para controlar situações de hemorragia.

Controlo de peso

A capsaicina possui uma ação termogénica, que acelera o metabolismo e reduz a camada adiposa. Outro efeito da capsaicina é a inibição do apetite, o que permite reduzir a ingestão calórica às refeições.

Origem da malagueta

A malagueta foi introduzida na Europa entre os séculos XV e XVI, sendo atualmente um fruto utilizado, de forma frequente, como especiaria. É também dos condimentos mais utilizados em todo o mundo.

Como consumir malagueta

A malagueta pode ser consumida de várias formas, sendo as mais comuns crua, defumada, cozida a vapor e assada.

Na altura de escolher este fruto, aconselha-se que a malagueta esteja firme e sem sinais de desidratação.

Deve-se conservar a malagueta na gaveta inferior do frigorífico, a uma temperatura de 6ºC, por 10 dias.

O que é que a malagueta tem?

A malagueta tem muitas vitaminas essenciais para o organismo, sendo um excelente aliado ao bom funcionamento do sistema imunitário. Coma de forma equilibrada este fruto.