Abacate
Alimentos

Abacate: ouro verde

O abacate é um fruto gordo e delicioso, utilizado em vários pratos culinários. Aliás, nunca se ouviu falar tanto de abacate como agora. Descubra porquê.

As propriedades, benefícios e versatilidade fazem do abacate um alimento único, consumido um pouco por toda a parte, muito associado a uma alimentação saudável. Descubra tudo sobre este fruto gordo, tão recomendado por famosos, profissionais da saúde, da beleza e da gastronomia.

As vantagens do abacate

Estas são as principais vantagens do consumo regular de abacate.

Colesterol


Nenhum outro fruto tem tantos fitoesteróis como o abacate, que ajudam no bloqueio da absorção de colesterol a nível intestinal e contribuem para a melhoria da saúde cardiovascular. Tanto a fibra como o conteúdo em esteróis vegetais ajudam na redução da absorção de colesterol a nível intestinal e, além disso, a presença de ácido oleico contraria a presença de colesterol mau.

Pressão arterial

Por ser fonte de potássio, o abacate também contribui para a regulação da pressão arterial. e, Como consequência, estas propriedades ajudam na prevenção de certas doenças cardiovasculares.

Saúde ocular 

O conteúdo do abacate em carotenoides contribui para a proteção da pele contra a radiação UV e, da visão, prevenindo a degeneração macular, ou seja, a porção do olho onde a luz é focada, permitindo ver com maior clareza e definição.

Controlo de peso

Com uma textura macia e um sabor suave, o abacate destaca-se da maioria dos frutos por ter um conteúdo em gordura mais elevado. Com o amadurecimento, o seu teor em ácido oleico, o mesmo tipo de gordura presente no azeite, aumenta. No entanto, por também ser fonte de fibra, o abacate ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, para além disso, tem ação antioxidante, pela presença da vitamina E, contribuindo para a proteção das células contra oxidações indesejáveis.

Recuperação muscular


Já no que respeita à recuperação muscular, o consumo de abacate contribui para o metabolismo das proteínas e para a reposição das reservas de glicogénio muscular após a prática de exercício físico.

A breve história do abacate

A longa história do abacate faz-nos recuar milhares de anos e alimentar várias teorias. Mas existem 4 factos essenciais que poucos disputam:
  • Desenhos e artefactos encontrados em escavações indicam a existência do abacate há cerca de dez mil anos.
  • Estima-se que os astecas usassem o abacate para tratar da pele e do cabelo. A sua polpa, considerada sagrada, era amassada e usada para tratar cólicas e outras doenças gastrointestinais.
  • Terá sido por volta de 1519 que os exploradores espanhóis descobriram o abacate no México, mas este fruto há muito que era amplamente cultivado, tanto na América Central como na do Sul.
  • Só no século XIX é que o abacate mereceu a atenção dos agricultores europeus.
  • Hoje, são conhecidas mais de 500 variedades de abacateiros, de origem mexicana, guatemalteca e antilhana, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor.

A moda dos restaurantes mexicanos e uma das suas receitas mais famosas, o guacamole, foram alguns dos grandes impulsionadores para colocar o abacate na rota do paladar dos portugueses. Depois surgiram os superalimentos e este fruto lá estava, bem posicionado no top dos melhores pelas suas qualidades nutritivas, despertando a atenção de quem não dispensa opções saudáveis.

O guacamole colocou o abacate na rota do paladar dos portugueses.

A moda dos restaurantes mexicanos e uma das suas receitas mais famosas, o guacamole, foram alguns dos grandes impulsionadores para colocar o abacate na rota do paladar dos portugueses. Depois surgiram os superalimentos e este fruto lá estava, bem posicionado no top dos melhores pelas suas qualidades nutritivas, despertando a atenção de quem não dispensa opções saudáveis.
Como consumir abacate

O abacate é um fruto excelente para consumir ao pequeno-almoço, às refeições principais, como sobremesa e até como snack. O sabor característico do abacate vai bem em saladas, purés, molhos, batidos, smoothies, sobremesas, barrado no pão, para acompanhar pratos de carne e peixe, com massas ou simplesmente ao natural.

Pode experimentar uma das receitas mais famosas com este fruto, o guacamole, usando o interior do abacate em pasta, junto com tomate, cebola, alho, malagueta, sumo de lima e coentros.

Mas existem mil e uma formas de comer abacate e tudo depende do seu gosto e imaginação.
  • Se optar pela forma mais simples, ao natural, pode temperá-lo com um pouco de sal, limão, azeite e ervas
  • Fica ótimo a acompanhar ovos mexidos, omeletes ou para incorporar numa salada com queijo feta, tomate e pepino.
  • Também há quem o coma simplesmente adoçado com mel ou açúcar, mas se é fã de smoothies, pode juntá-los com umas folhas de espinafres, ananás e sumo de laranja. T
  • Triturado com pinhões, azeite, sumo de limão, sal e pimento dá um excelente pesto.
  • E se a vontade de comer for num dia quente, porque não transformá-lo num gelado? Basta batê-lo no liquidificador com sumo de limão, açúcar e leite e levá-lo ao congelador em formas próprias.
No mercado nacional, as variedades mais representativas são a Hass e a Fuerte. Nas lojas Continente pode encontrar a variedade Hass, que possui pele rugosa e um sabor mais agradável e intenso do que as restantes, estando no ponto ótimo de consumo quando apresenta a casca mais negra.

Na hora de comprar um abacate da variedade Hass, procure escolher aqueles que cedem ligeiramente ao toque. Se o abacate Hass estiver nesse ponto, mas não for para consumo imediato, pode ser conservado no frigorífico. Não sendo este o caso, mantenha-o na fruteira até ficar no ponto ideal de consumo.

Abacate: ouro verde dos fãs da alimentação saudável

O abacate está no topo dos frutos mais saudáveis, reconhecido pelas suas qualidades nutritivas, uma exigência na dieta alimentar de quem gosta de comer saudável. A verdade é que nunca se ouviu falar tanto de abacate, tendo sido atrizes como Cara Delevngne, Miranda Kerr, Taylor Swift, algumas das suas impulsionadoras.

O abacate revela-se um excelente fruto a ser consumido diariamente, principalmente por quem procura fazer uma mudança de hábitos alimentares e até para quem luta contra a balança.