Saúde e Higiene do Bebé

Quais os Sintomas de Asma nas Crianças?

Descubra tudo sobre causas, sintomas e crises de asma no seu bebé.

Quais os principais sintomas de asma?

Os sintomas mais comuns numa criança com asma são a tosse, pieira, falta de ar, intolerância ao exercício físico ou até mesmo dor no peito. Estes sintomas são habitualmente noturnos ou matinais.


Em que situações podem ocorrer os sintomas de asma?

Existem diversos fatores irritantes que podem causar crises de asma nas crianças, incluindo:

  • Alergénios, nomeadamente pólen, ácaros ou pelos de animais
  • Temperaturas baixas
  • Exercício físico intenso
  • Emoções fortes
  • Infeções respiratórias


É também importante estar atento ao local e à estação do ano em que as crises pioram para compreender melhor a causa subjacente. Mantenha-se atento a circunstâncias especiais que podem levar ao aparecimento de sintomas, como ir a uma cave buscar um livro, brincar com um animal de estimação ou uma crise que ocorre durante as limpezas da casa.

Independentemente da causa, é importante que os pais tenham consciência que ocorre sempre um agravamento das queixas quando a criança contacta com cheiros fortes, perfumes e principalmente com o fumo de tabaco.

É fundamental saber que em muitas crianças com asma, as crises podem ser provocadas por uma simples infeção respiratória viral, como uma simples constipação. As viroses que noutras criança podem não causar nada de significativo, numa criança alérgica podem ser o estímulo para o aparecimento de mais uma crise de pieira.

Em alguns casos, as queixas podem surgir mais disfarçadas. Por exemplo, a tosse persistente após um esforço físico pode ser a única manifestação de uma asma.
Nos casos mais difíceis, pode ser necessário o recurso a alguns exames especiais ou análises ao sangue para esclarecer qualquer dúvida.