Primeira Roupa do Bebé na Maternidade

Etapas da Gravidez

Como escolher a primeira roupa do bebé na maternidade

Saiba quais as primeiras roupas de bebé que deve levar para a maternidade, para vestir o recém-nascido de forma confortável!
O bebé acabou de nascer. E agora? O que deve vestir? Será que tem muito calor ou muito frio? A primeira roupa que o bebé vai vestir é sempre especial e é normal que os pais queiram preparar tudo com grande carinho. Saiba exatamente o que deve vestir ao bebé na maternidade.

Que roupa vestir ao recém-nascido na maternidade?

 
Da escolha da primeira roupa ao número de mudas que vai precisar, siga estas dicas para vestir o recém-nascido na maternidade.

Como escolher a primeira roupa do bebé?

 
Escolher a primeira roupa do bebé é sempre um momento emocionante, mas não se esqueça que há peças que não podem mesmo faltar na mala da maternidade. Assim, quando o bebé nascer deve vesti-lo da seguinte forma:

Assim que o bebé nasce, passa por um processo de adaptação à temperatura ambiente, depois de nove meses no quentinho da barriga da mãe. Por isso, é tão importante ter logo o gorro à mão para tapar a cabeça do bebé, uma vez que é pelas extremidades que se perde mais calor.

Da mesma forma, é importante um par extra de meias nos pés, uma das zonas onde a temperatura corporal dos bebés é mais baixa.

Não se esqueça de dar preferência a roupas de algodão, pois deixam a pele respirar e são mais delicadas, tendo em conta que nesta altura a pele do bebé ainda é muito sensível e propensa a irritações.

Quantas mudas de roupa levar para a maternidade?

 
Deve levar sempre entre quatro a seis mudas de roupa para a maternidade. Apesar de a estadia média no hospital ser entre dois a três dias – dois se for parto natural, três se for cesariana – nunca se sabe se poderá ter de ficar um dia extra ou se o bebé se vai sujar.

Como saber se o bebé tem frio ou calor? 


É importante assegurar-se de que o bebé está confortável e não tem demasiado calor ou frio. Para isso, há alguns sinais aos quais deve estar atento.

Colocando a mão no pescoço consegue perceber se o bebé está a transpirar, por exemplo. Por outro lado, se vir que o recém-nascido está com a cara vermelha, com a roupa ou cabelo molhados e se está irrequieto, é provável que tenha calor e que tenha de tirar uma peça de roupa. Se o bebé tiver frio pode apresentar tremuras ou alguma palidez.

Não meça a temperatura pelas mãos ou pelos pés, pois estas são as zonas em geral sempre mais frias do que o resto do corpo.

Roupa para sair da maternidade: o que deve vestir o bebé?

 
A roupa para sair da maternidade é tão ou mais importante do que a primeira roupa do bebé, pois é nesta altura que o recém-nascido vai à rua pela primeira vez.

É importante vesti-lo para que não tenha frio, mas não se esqueça de que o bebé irá sair da maternidade dentro do ovo – obrigatório para o transporte automóvel – que por si já ajuda a manter a temperatura quente.

Eis a roupa que deve usar para o bebé sair da maternidade:
Essencialmente, deve optar por roupa prática, com botões de molas, de forma a incomodar o bebé o menos possível na hora de o vestir.

Agora que já vestiu o seu bebé, prepare-se para a verdadeira aventura que é levá-lo para casa e vê-lo crescer!