Como Escolher as Melhores Cadeiras Auto

Etapas do Crescimento

Cadeiras auto: como escolher a melhor para o seu bebé?

Descubra o que deve valorizar quando está a escolher cadeiras auto para bebé, tendo em conta o grupo de idades. Saiba mais!
Escolher uma cadeira auto para o seu bebé pode ser desafiante, especialmente, se for a primeira vez que o vai fazer. Há vários fatores a ter em conta, como o tipo de cadeira, idade, peso, altura da criança e até mesmo o modelo do próprio carro.

Para além de contribuir para a segurança dos filhos, esta é também uma obrigação legal. De acordo com a lei, para que um bebé ou uma criança mais velha (até aos 12 anos e com menos de 135 cm de altura) viaje num automóvel, é obrigatório o uso de uma cadeirinha adequada.

Se está prestes a comprar uma cadeirinha para o seu bebé e tem algumas dúvidas, siga as nossas dicas para escolher a melhor opção e também a mais segura.

Como escolher uma cadeira auto?


Antes de comprar o modelo que lhe parece mais confortável ou apelativo, é importante escolher uma cadeira auto que esteja em conformidade com os requisitos definidos pela União Europeia.


Verifique o padrão de homologação


Atualmente, existem dois regulamentos: o regulamento 44, que divide as cadeirinhas consoante o peso da criança, e o regulamento 129, que utiliza a altura da criança como forma de categorização.

As cadeiras auto do regulamento 44 têm por base o peso da criança e são adequadas para todas as idades, do nascimento aos 12 anos. Neste tipo de cadeiras, o seu filho pode viajar no sentido da marcha a partir dos 9 meses.

Por outro lado, o regulamento 129, mais conhecido por i-Size, oferece mais segurança à cabeça e ao pescoço, pois baseia-se na altura da criança. Esta norma é mais recente e, por isso mesmo, foi também submetida a mais testes de proteção.

Para garantir que está a comprar uma cadeira homologada, procure sempre uma etiqueta laranja com a letra E. Se o número de homologação começar por 04, está a escolher uma cadeira do regulamento 44. Caso o produto seja do regulamento 129, o número de homologação começa por 00.

Apesar de diferentes, as duas opções são seguras para os seus filhos. Ainda assim, o regulamento i-Size foi criado em 2013, o que o torna mais recente e atualizado.

Verifique a presença do sistema de instalação Isofix


Ao procurar por uma cadeira auto para o seu bebé, vai também deparar-se com o conceito Isofix. Este é um sistema de instalação que prende a cadeira à estrutura do carro e garante que a cadeira não se solta em caso de acidente.

Para poder ser utilizado, o carro deve ser compatível com o sistema Isofix. Se for, deverá escolher um produto com este tipo de encaixe. Caso não tenha Isofix, terá de optar por uma cadeira que se prende ao cinto de segurança do próprio veículo.

Tenha em nota que se optar por um modelo i-Size, o recurso ao sistema Isofix é obrigatório em quase todos os modelos, exceto nas cadeiras “ovo”.

Teste a cadeira auto para avaliar o conforto


Depois de escolher o regulamento de cadeiras auto que melhor se adequa às suas necessidades e do seu bebé, escolha um artigo que oferece mais conforto e experimente com o seu filho(a) na loja antes de efetuar a compra. Uma criança viaja de forma mais relaxada se estiver num equipamento aconchegante e cómodo.

Saiba como transportar o seu bebé no carro.

Verifique se a cadeira auto tem capacidade de rotação


A capacidade de rotação é outra das funcionalidades a procurar numa cadeira auto. Permite rodar a cadeira para sentar a criança de uma forma prática e simples, garantindo não só a sua segurança como também o seu conforto.

Cadeiras auto: os grupos de idade que existem


Agora que já sabe quais os fatores a ter em conta na compra de uma cadeirinha, resta saber qual a mais adequada para a idade do seu filho. Se a homologação da cadeira respeitar a norma europeia R44, as cadeiras estão organizadas de acordo com o peso e idade da criança, em grupos 0, 0+, 1, 2 e 3, e há limites para a altura a que se aplicam:
  • Grupo 0 e 0+: indicado para bebés até aos 12 meses de idade ou que pesem menos de 13kg. Até aos 80cm. A cadeirinha deverá ser colocada virada para trás;

  • Grupo I: adequando para crianças dos 12 meses aos 4 anos de idade ou com um peso entre os 9 e os 18kg. Até aos 100cm. A cadeira auto deverá ser virada para a frente;

  • Grupo II: para crianças entre os 15 e os 25kg e que tenham entre os 3 e os 7 anos de idade. Até aos 115cm. A cadeira auto deverá ser virada para a frente.

  • Grupo III: indicado para as crianças dos 6 aos 12 anos de idade, com um peso entre os 22 e os 36kg. Até aos 130cm. A cadeira auto deverá ser virada para a frente.

Veja aqui como deve instalar uma cadeirinha auto no seu carro.

Se a homologação seguir a norma ECE R129, as cadeiras estão segmentadas de acordo com a altura da criança, medida em centímetros. Os intervalos de alturas vão dos 40 aos 150 centímetros. Estes são os grupos de medidas Isofix mais comuns:

  • Dos 40 aos 105 cm: as cadeiras auto neste grupo são indicadas para crianças do nascimento até aos 5 anos (aproximadamente), ou até aos 18 Kg;

  • Dos 40 aos 125 cm: as cadeiras neste grupo são recomendadas do nascimento até aos 9 anos, aproximadamente, ou até aos 25 Kg;

  • Dos 40 aos 150 cm: cadeiras auto para crianças do nascimento até aos 12 anos aproximadamente ou até 36 Kg;

  • Dos 76 aos 150 cm: este grupo inclui cadeiras auto para crianças dos 9 meses aos 12 anos aproximadamente, ou dos 9 aos 36 Kg;

  • Dos 100 aos 150 cm: para crianças dos 4 aos 12 anos aproximadamente ou dos 15 aos 36 Kg;

  • Dos 125 aos 150 cm: as cadeiras auto neste grupo foram desenhadas para crianças dos 7 aos 12 anos aproximadamente ou 22 a 36 Kg.

Lembre-se que a utilização de cadeira auto é obrigatória por lei para crianças até aos 12 anos de idade. Caso a criança seja transportada sem a cadeirinha adequada, poderá pagar uma coima até 600 euros.

No Continente, encontra uma grande diversidade de cadeiras auto para os seus filhos, com a melhor qualidade e sempre aos melhores preços. Descubra todas as opções no nosso site ou viste uma loja perto de si!