Baby Shower: decoração e como organizar

Etapas da Gravidez

Baby Shower: como organizar?

Descubra o que é um Baby Shower, como pode organizar, ideias de decoração e prendas para oferecer ao bebé. Saiba mais aqui!
Um Baby Shower é sempre um momento importante na vida dos pais que estão prestes a ver nascer o seu pequeno bebé. Esta é a altura de mimar a grávida, juntar os amigos e familiares mais próximos e oferecer alguns dos essenciais que podem ajudar a gerir os primeiros tempos de vida do bebé. Organizar um Baby Shower pode mesmo ser uma tarefa muito divertida, mas também algo stressante, principalmente se for a primeira vez. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para decoração, para presentes, para o bolo e para atividades divertidas para fazer com os convidados.

Baby Shower: o que é?

 

O Baby Shower é uma festa simples, mas simbólica. Deve realizar-se quando a mãe está entre o quinto e o sexto meses de gravidez, de forma que esta possa usufruir em pleno do momento, sem o stress nem o cansaço que caracterizam o último trimestre de gravidez.

Quem fica encarregue por organizar o Baby Shower são, geralmente, as amigas da grávida, ou até mesmo a madrinha do bebé, tudo para que a futura mamã não tenha de se preocupar com nenhum detalhe. Normalmente, será um lanche, mas pode também ser um brunch, piquenique ou lanche ajantarado.

Se o sexo do bebé já for conhecido, a decoração pode ser temática, mas é sempre importante validar com a mãe aquilo que ela gostaria de ver para que as expectativas não saiam defraudadas.

Baby Shower: organizar atividades

 
Além do lanche e das prendas, é sempre importante organizar algumas atividades para animar o Baby Shower e ajudar a criar momentos de diversão durante a festa. Aqui ficam algumas ideias de atividades que pode organizar no dia do Baby Shower:

  • Quanto mede a barriga da grávida? Um dos jogos pode ser pedir a todos os participantes para tentarem adivinhar quantos centímetros tem a barriga a grávida. Quem se aproximar mais da medida correta ganha um brinde;

  • Desenhos na barriga da grávida. Dê asas à imaginação com algumas tintas de body painting e incentive os convidados a fazerem pequenos desenhos na barriga da grávida. Depois, tire uma foto para mais tarde recordar;

  • Jogo das fotos de bebé. Peça aos convidados para trazerem fotos suas em bebé. O objetivo é que a grávida consiga identificar a quem pertence cada foto;

  • Adivinhar ingredientes da comida de bebé. Um clássico dos Baby Showers. Para fazer este jogo, deverá comprar alguns potes de comida de bebé, retirar os rótulos e dar a provar à grávida e aos convidados. Estes devem escrever num papel que ingredientes acham que está em cada boião. Quem acertar em mais ingredientes vence o jogo;

  • Quando nasce o bebé? Outro jogo bastante utilizado nos Baby Showers tem como objetivo tentar acertar na data de nascimento do bebé. Quem acertar terá direito a um prémio – mas só mais à frente.

Com estes jogos, vai tornar o Baby Shower muito mais envolvente e divertido para todos.
 

Baby shower gifts: que prendas oferecer no baby shower

 

Uma parte importante do Baby Shower passa por fazer uma lista de prendas para que os convidados possam oferecer. Assim, é importante auscultar o pai e a mãe para fazer a lista de essenciais e passá-la aos convidados de antemão.

Caso não seja possível, há sempre alguns itens que pode ponderar para oferecer no Baby Shower, tendo em conta que em breve os pais terão de fazer a mala da maternidade, tais como:

Qualquer um dos itens nesta lista é essencial para a chegada do bebé, por isso, a sua escolha será sempre acertada.

Baby shower: ideias de comida


A comida é uma parte essencial de organizar um Baby Shower. Como a festa será, à partida, fora das refeições principais, o ideal será ter alguns petiscos – sandes, salgados, patés, queijos – e alguns doces, como cupcakes, uma mousse, biscoitos ou gomas. Para acompanhar, opte por sumos naturais e até um chá.
 

Qual o melhor bolo para o Baby Shower?


O bolo é a estrela do Baby Shower e há várias ideias para que seja verdadeiramente especial.

Bolo para menina


Num bolo de Baby Shower de menina o rosa e o branco são cores predominantes, sendo os tons suaves os mais apreciados. Mas também há variações, com amarelo, ou lilás, por exemplo. O bolo pode ser moldado com pasta de açúcar ou então uma versão mais simples de naked cake ou seminaked. Em relação à decoração, os animais – ursos, coelhos, pássaros, elefantes – balões, flores, corações, estrelas, ou sapatinhos de bebé são muito populares.

Bolo para menino


Para um Baby Shower de menino, cores como o azul-bebé, o branco, o verde-água, ou o amarelo são as mais utilizadas para decorar o bolo. A decoração é semelhante à do bolo de menina, sendo que aqui os animais, como os ursos ou coelhos, são opções quase sempre vencedoras.

Bolo gender neutral


Independentemente do sexo, é hoje muito comum optar por bolos com tons mais neutros. Aqui, o branco, os tons de cinza, amarelos e verdes são as cores mais utilizadas. Não esquecer que para os chás de revelação do sexo do bebé este também é o tipo de bolo ideal. Muitas vezes, o recheio é o que guarda o segredo sobre o sexo do bebé, com corante a condizer. Delicie-se com o bolo que escolher. E se decidir fazer um, aqui fica a nossa sugestão de bolo para festas.

Baby shower decoração: como fazer?


Há várias ideias divertidas e fáceis para fazer a decoração do Baby Shower. Dependendo do tema para a festa, adapte estas ideias para uma decoração inesquecível.

Balões


Menino ou menina? Independentemente do sexo, não podem faltar balões em forma de estrela, de coração, ou normais. Pode até fazer um arco de balões com várias cores e formas para embelezar a mesa do bolo.

Grinaldas


As grinaldas estão na moda e dão um toque especial a qualquer festa. Escolha a que melhor se adequar à decoração do Baby Shower.

Mesa


Decore a mesa com as cores da temática que escolheu: uma toalha de mesa, pratos e copos a condizer. Não deixe nenhum pormenor ao acaso. E não se esqueça do meio ambiente, optando por opções biodegradáveis, como colheres ou garfos de madeira. Uma decoração aprimorada dará a sensação de que está num mundo encantado. Dê asas à imaginação e ponha estas ieias em prática!

Recordação do baby shower


No final, é muito comum oferecer um brinde aos convidados como forma de agradecimento pela sua presença no Baby Shower. Deixamos-lhe agora algumas ideias para brindes:


Já fez a lista de tudo o que vai precisar para organizar o Baby Shower? Se está prestes a ser mãe, é hora de pôr mãos à obra. Reúna a sua equipa de amigas, divida tarefas, relaxe e disfrute deste dia tão especial.