Saúde e Higiene do Bebé

Ouvidos, Olhos, Dentes e Pele: O que é uma otite externa?

O que é uma otite externa? Quais os sintomas e porque se manifesta? Fique a saber tudo aqui através do nosso especialista.

O que é uma otite externa? Quais os sintomas e porque se manifesta? Fique a saber tudo aqui através do nosso especialista.

O que é a otite externa?

A otite externa é uma inflamação do canal que liga a orelha até ao tímpano. É uma patologia comum na idade pediátrica. Habitualmente afeta apenas um dos ouvidos. No entanto, existem casos em que as crianças podem ter otites externas nos dois ouvidos ao mesmo tempo.

Quais são os principais fatores de risco para a otite externa?

Existem fatores de risco importantes para a formação de uma otite externa, nomeadamente a humidade, temperaturas elevadas ou exposição a águas contaminadas em locais como piscinas. Bebés com alterações nos canais auditivos, seja por história de traumatismos, seja por doenças da pele em torno desse canal, também podem ter um risco superior de otite externa.  

Esta patologia ocorre com maior frequência durante o verão, altura em que as crianças vão frequentemente à piscina ou à praia, locais com grande humidade. Trata-se de uma patologia mais frequente durante o verão.

Porque razão aparece uma otite externa?

A água que fica alojada no ouvido pode causar irritação nessa região da pele, levando a que as bactérias ou fungos se aproveitem desta inflamação para provocar uma infeção. A água, no entanto, não é a única culpada. As crianças com tendência para uma pele mais seca têm também um maior número de otites externas.

Apesar de ser um problema habitualmente benigno, caso suspeite que o seu filho tenha uma otite externa, deve levá-lo às urgências ou contactar o seu pediatra para ser adequadamente tratado.