System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]

Decoração e Jardim

Como criar uma horta em casa

Conheça as nossas dicas sobre como pode ter uma horta em casa! Saiba como pode plantar tomate cherry ou cenoura em vaso.
Do vaso para o prato. Consegue imaginar a sensação de poder plantar, colher e cozinhar os seus próprios alimentos? É exatamente isto que uma horta caseira lhe pode oferecer.

E viver num apartamento ou numa casa mais pequena não tem de ser um impeditivo para ter uma hortinha pequena em casa. Neste artigo deixamos-lhe todas as sementes para que possa criar a sua própria horta.
5 passos para criar uma horta em casa

Criar uma horta em casa é muito mais simples do que pode imaginar. Com pequenos ajustes e alguns materiais, consegue criar a sua horta caseira em apenas 5 passos. Confira.


1. Defina um espaço para a sua horta

Que espaço disponível pode dedicar à sua horta em casa? Um jardim, um terraço, uma varanda ou apenas o parapeito da janela da cozinha, são suficientes para começar esta jornada.

Defina o local, tire medidas e analise as condições disponíveis para que possa avançar para o próximo passo: preparar o local para receber as plantas.
 

2. Opte pelas soluções mais adequadas para plantar

Tendo em conta as condições do espaço definido para criar a horta em casa, deve escolher agora as soluções mais adequadas para plantar os alimentos: vasos, canteiros, floreiras e muito mais.

Se a sua horta caseira vai estar numa varanda, será necessário encontrar soluções mais robustas para sobreviveram às diferentes condições meteorológicas. Se a hora ficar na marquise, tendo em conta o pouco espaço disponível, talvez as soluções verticais sejam as mais indicadas.

Regra geral, para espaços internos e mais reduzidos as soluções verticais ou suspensas, como floreiras de parede ou canteiros de janela, são as mais indicadas. Para espaços maiores e exteriores, pode plantar diretamente na terra, em canteiros de maior profundidade, floreiras ou vasos maiores, podem ser a solução.

Pode ainda optar por soluções mais sustentáveis, como embalagens recicladas (garrafas PET, frascos de vidro, latas de conservas) ou caixas de madeira.

3. Escolha aquilo que deseja plantar

Existem diversos alimentos que pode plantar na sua horta em casa. Desde vegetais a fruta ou ervas aromáticas, não há limites para aquilo que pode plantar na sua horta caseira. Aqui ficam alguns exemplos:

 

  • Tomate Cherry
    O tomate cherry é um dos alimentos mais procurados para quem procura ter uma horta em casa. Deve plantar tomate cherry em vaso durante a Primavera e a colheita deve ser feita logo após 60 ou 70 dias. Para que cresçam bem, use um pau ou uma estaca para ajudar a suportar a estrutura da planta.

  • Cenoura
    Tal como o tomate cherry, deve plantar cenoura em vasos ou recipientes profundos e espaçosos, tendo em conta que as raízes são mais extensas. A plantação deve ser feita em dias de temperatura mais amena e a colheira deve ser feita entre 2 e 4 meses depois de serem plantadas.

  • Alface
    A alface pode ser cultivada durante todo o ano e fica pronta a colher ao final de 10 semanas. Se adora saladas, pode ser uma boa opção para plantar na sua horta caseira.

  • Alecrim
    Para fãs de carnes bem temperadas, o alecrim deve fazer parte da sua horta caseira. Deve, no entanto, ter em atenção que esta planta requer alguns cuidados especiais.
    O alecrim não gosta de temperaturas muito baixas e, por isso, deve ser plantada nos meses mais amenos e quentes do ano. Deve ser regada com frequência enquanto é jovem. Quando atinge a “idade adulta” já consegue aguentar sem água durante algum tempo. Após 3 meses de ser plantado, o alecrim está pronto a ser colhido e adicionado aos seus pratos.

  • Tomilho
    O tomilho adora estar exposto ao sol e ao ar livre, por isso, pode ser uma boa opção para adicionar a uma horta na varanda ou no parapeito da janela. O tomilho deve ser plantado entre os meses de abril e agosto, quando as temperaturas já aquecem mais. Garanta apenas que o solo se mantém húmido e, caso esteja seco, deve regá-lo.

  • Manjericão
    O manjericão pode ser plantado entre os meses de maio e setembro. Gosta de solos húmidos, de ser regado frequentemente e de estar dentro de casa, perto da janela.

  • Salsa
    Dá vida e sabor a inúmeros pratos, por isso, a salsa deve mesmo fazer parte da sua horta caseira. É perfeita para semear entre os meses de março e agosto. Tal como o manjericão, adora solos húmidos e de estar dentro de casa, à janela, mas sem muito sol direto.

  • Morangos
    Gostam de ser plantados em recipientes pequenos, uma vez que não têm raízes profundas, durante os meses mais amenos. Deve colhê-los apenas quando estiverem maduros, ou seja, cerca de 70 dias após serem plantados.

4. Garanta a melhor iluminação e temperatura

Como vimos, cada planta apresenta necessidades de iluminação e de temperatura distintas para que possam crescer bem. Algumas plantas necessitam de exposição solar direta e, por isso, devem ficar no exterior ou junto à janela. Outras são mais sensíveis ao vento, por isso, não devem estar no exterior e, dentro de casa, devem ficar mais afastadas das janelas.

Preste sempre atenção aos cuidados e condições que cada uma das espécies de plantas escolhidas para a sua horta.
 

5. Faça a rega correta das plantas

Uma das principais razões pela qual muitas pessoas deixam as suas plantas morrer diz respeito à rega. Enquanto uns regam muito pouco, outros regam em demasia, levando as raízes a apodrecerem.

Deve sempre tentar encontrar o equilíbrio e regar as plantas consoante as suas necessidades específicas. Algumas plantas precisam de mais água, outras sobrevivem bem a períodos de seca. Informe-se sempre sobre os cuidados a ter na hora de regar as plantas da sua horta caseira.

Agora que já conhece todos os passos para uma horta em casa saudável, está na hora de pôr as mãos na terra. No Continente encontra todos os materiais de jardim e bricolage que necessita para criar uma pequena horta em casa: vasos, sementes, rega e ferramentas de jardim. Não há desculpas!