Exterior e Jardim

Ideias de decoração de jardim e varanda para o verão

Conheça várias ideias de decoração de jardim ou de varanda, desde dicas para decorar varandas pequenas a jardins com piscina!

Atualizado a 15/05/2024

As varandas, os jardins e os pátios são uma extensão das casas e, por isso, devem ser cuidadas e decoradas como qualquer outra divisão. Especialmente nos meses mais quentes do ano, sabe sempre bem poder relaxar e usufruir do seu espaço exterior, do sol e do bom tempo.

Aqui ficam algumas ideias de decoração de jardim e varanda para o verão.

Decoração de jardim


Siga estas dicas para conseguir uma decoração de jardim profissional:

  • Avalie o espaço disponível: O primeiro passo para decorar o jardim é avaliar o espaço disponível. Por exemplo, o seu jardim é grande o suficiente para criar zonas com diferentes finalidades? Ou é mais pequeno, mas suficiente para uma zona de refeições acolhedora? Considere o espaço que tem antes de pensar em como decorar o ambiente.
  • Defina áreas confortáveis. Por exemplo, uma zona de refeição, com um conjunto de mobiliário de jardim, outra zona de relaxamento com cadeiras confortáveis e, se ainda sobrar espaço, uma zona dedicada às suas flores preferidas. Esta área pode ficar ainda mais divertida e familiar com a adição de uma casa de jardim para crianças.
  • Escolha o mood para o seu jardim. A (re)decoração do jardim é a oportunidade ideal para criar uma atmosfera que reflita a sua personalidade e estilo de vida. Quais são os tons e o mood que prefere? Boho chic? Oriental? Ou o coração não resiste a uma boa peça de decoração vintage? Imagine o tipo de ambiente em que gostaria de relaxar depois de um dia atarefado. É por aí que deve seguir.
  • Condições do jardim para plantas e flores. Estes elementos são essenciais e têm necessidades diferentes: mais proteção, cuidados de manutenção, vitaminas, regas, etc. Todos estes fatores devem ser analisados antes de escolher as flores para decorar o jardim, pois poderão condicionar o seu tempo diário nessa manutenção. Além disso, que condições tem o espaço? Tem tudo preparado para regar o seu jardim, sistemas de escoamento ou outras necessidades para as suas flores?

Ideias para decorar jardim com piscina


Com elementos naturais e alguns detalhes de design, é possível criar um ambiente convidativo para desfrutar dos dias mais quentes de verão na borda (ou dentro) da piscina. Estas são algumas ideias.

1. Zona de lounge


Crie um espaço de lounge relaxante junto à piscina, com cadeiras de jardim confortáveis, guarda-sol bem grande e elegante para maior proteção, sem abdicar da elegância, e uma mesa auxiliar para colocar bebidas refrescantes. Adicione também têxteis, como esta manta da marca KASA, para maior aconchego num sofá de jardim ou para um piquenique ao ar livre.

2. Iluminação de exterior


Torne o espaço mais acolhedor para partilhar bons momentos com família e amigos. Umas simples linhas de luzes dispostas com sabedoria podem dar um efeito “wow” ao seu jardim ou varanda e convidar a agradáveis noites de verão.

3. Área de refeição


Crie uma zona de refeição ao ar livre, com churrasqueira, uma mesa grande e bem posta, com loiça apropriada para refeições no exterior. Não se esqueça dos individuais de mesa, como este em verde ou coral da marca KASA, que funcionam também como um complemento decorativo.

4. Toalhas de mesa com cores fortes


Use as cores de uma toalha de mesa para dar vida ao seu jardim. Se não tem flores ou cor suficiente em redor, colocar uma toalha bem colorida pode fazer a diferença.

Decoração de jardim simples


Todos os detalhes contam para um espaço exterior mais bonito e sereno. As escolhas minimalistas e descontraídas realçam a beleza natural de um jardim. Siga estas dicas.

1. Adicione almofadas


Um elemento tão simples de decoração, como umas almofadas, pode fazer uma enorme diferença. Uma boa combinação de vários estilos providencia uma decoração que será única do seu jardim ou varanda. Se tem cadeiras ou sofás no exterior, aproveite para dar uma nova vida e melhorar o conforto desse espaço.

2. Decore com flores e vasos


As flores são decorativas e embelezam qualquer espaço. Complemente a decoração do jardim com flores coloridas e vasos que combinem com o estilo da casa. Pode usar uns maiores para combinar diferentes espécies ou optar por vários pequenos e distintos para criar uma composição inusitada.

3. Cadeiras de baloiço


As cadeiras de baloiço da KASA são sempre uma boa ideia. Mesmo em espaços mais reduzidos este mobiliário de jardim ajuda a tornar o local mais acolhedor e confortável. E os baloiços e as redes tornam-se perfeitos para ler um livro, descansar ou conviver.

Decoração Varanda


Veja como decorar varandas com elegância e de forma simples, mesmo que tenha pouco espaço e um orçamento limitado.

Decorar varandas pequenas


Basta apenas um pouco de criatividade para aproveitar ao máximo o potencial de varandas pequenas. Mesmo com um espaço limitado, é possível criar um ambiente acolhedor, com estas ideias.

1. Jardim vertical


Os jardins verticais são ótimas soluções para quem tem varandas pequenas, mas ainda assim quer trazer a natureza para o espaço. No entanto, certifique-se de que a varanda tem as condições de luz solar necessárias para as espécies de plantas escolhidas. Entre as melhores plantas para um jardim vertical estão a Scaevola aemula (Flor-canhota) e a Callisia Repens (“Dinheiro-em-penca”).

2. Mobília dobrável


Mesas e cadeiras dobráveis são sinónimo de conforto e têm a vantagem extra de poder guardar a um canto sempre que precisar. Assim, rentabiliza o espaço da varanda.

3. Espelhos


Os espelhos são uma ótima forma de refletir a luz natural e ampliar a sensação de espaço na varanda. Além disso, servem como elementos decorativos, adicionando profundidade e estilo ao seu espaço exterior.

Decorar varandas pequenas abertas


1. Horta na varanda


E por que não criar uma horta em casa, mais especificamente na varanda? Tendo em conta a condicionante do espaço, os pequenos vasos e canteiros são as melhores soluções para ver crescer tudo o que deseja plantar. Desde tomate cherry a salsa e morangos, já pode ter ingredientes frescos sempre à mão.

2. Iluminação


Ainda que o espaço não permita grandes elementos decorativos, tente integrar pontos de luz para criar o ambiente que deseja. Recorra a grinaldas de luzes, lanternas decorativas, velas ou aos candeeiros de parede ou de pé para esse efeito. Na KASA encontra muitas opções de iluminação para decorar a sua varanda.

3. Pequenos acessórios decorativos


Arte nas paredes, manta pequena para maior aconchego nas noites de verão e pequenos cestos – estas são apenas alguma formas de adicionar personalidade a uma varanda.


Existem muitas formas de dar vida ao seu espaço exterior. Invista algum tempo na decoração e verá que terá maior prazer em passar algum tempo ao ar livre sem sair de casa.

Partilhe e inspire amigos e familiares com estas ideias de decoração de jardim e varanda para o verão.