Plantas Tóxicas para Cães e Gatos

Saúde e Higiene

Plantas Tóxicas para Cães e Gatos

Dr. Pedro Fazenda

Médico veterinário ZU Coimbra

Se tem animais de estimação em casa, descubra quais são as plantas tóxicas para cães e gatos. Saiba mais aqui!

Dr. Pedro Fazenda

Médico veterinário ZU Coimbra

É importante conhecer bem as plantas que escolhe para embelezar o seu jardim ou lar, pois o seu pet pode entreter-se a roê-las.

Caso o faça com plantas consideradas venenosas para ele, podem surgir sintomas graves ou mesmo muito graves de intoxicação nas horas seguintes, podendo até ser fatais em casos extremos.

Plantas tóxicas para animais de estimação


Se tem animais de estimação e gosta de ter flores e vasos espalhados pela casa, garanta que não tem estas plantas tóxicas para cães e para gatos (ou pelo menos não estão ao seu alcance):

Lírios ou Lírios-da-Paz


Podem causar alterações nas funções renal e neurológica dos animais, além de irritação nos olhos e nas mucosas, dificuldade de engolir e graves problemas respiratórios. Podem, inclusive, causar lesões permanentes nos rins.

Hortências


Esta planta possui cianeto de hidrogénio em todas as suas partes. A ingestão da substância causa boca arroxeada, dificuldade respiratória, vómitos, dor abdominal, diarreia e convulsões.

Tulipas


As tulipas causam sintomas gastrointestinais e de sistema nervoso central. Quando ingeridas em quantidades excessivas, podem causar alergias na pele, vómitos, prostração, diarreias e salivação excessiva.

Violeta


Estas plantas podem causar náuseas e vómitos e até mesmo uma gastrite severa, queda na pressão arterial e dificuldade em respirar. As partes mais tóxicas são os caules e as sementes.

Estrela-do-Natal


A Estrela-do-Mar pode causar problemas gastrointestinais, diarreia com sangue e doenças neurológicas nos cães.

Hibisco


As suas flores e as folhas são tóxicas e causam vómitos, diarreia, náuseas e perda de apetite.

Difembáquia


Muito tóxica para cães e gatos. O simples contacto com os olhos pode fazê-los lacrimejar, aparecer com sinais de edema na zona dos olhos e boca e, inclusive, desenvolver fotofobia.

Dama-da-Noite


Todas as partes desta planta são tóxicas. Os sintomas podem durar dias e ir desde náuseas e vómitos até alterações neurológicas graves.

Praganas


As praganas ou espigas são perigosas devido à sua forma pontiaguda, que podem causar muitos estragos quando aderem e perfuram a pele dos nossos amigos. São mais frequentes na altura da primavera/verão e vários tipos de sintomatologia podem estar associados à lesão por este tipo de espiga:
  • Patas: podem encravar-se e chegar a perfurar a pele, subindo para os braços/pernas; a zona fi ca quente, edemaciada e pode formar abcessos.
  • Ouvidos: nota-se um grande desconforto auricular por parte do animal, que se coça e abana muito a cabeça.
  • Olhos: olho fechado, lacrimejante com bastante prurido.
  • Narinas: espirros constantes e, por vezes, hemorragia nasal, normalmente unilateral.
  • Ingestão: pode causar vómitos, engasgo, prostração e sintomas respiratórios graves.
Devido ao seu formato, no caso em que perfuram a pele, a progressão das praganas é sempre feita na mesma direção, sendo muitas vezes necessária a sua remoção cirúrgica. No caso de desconfi ar que o seu pet possa ter estado em contato com estas praganas, dirija-se de imediato a um veterinário.

Nota: no caso de observar a ingestão de alguma destas plantas, pode ser prudente ajudar o animal a vomitar. No entanto, o melhor é sempre aconselhar-se junto do seu médico veterinário.

Outros perigos escondidos na natureza

Lagarta do pinheiro


A lagarta do pinheiro é um dos maiores e mais conhecidos perigos para os
nossos animais de estimação. O seu local de eleição é junto de pinheiros
mansos ou bravos e cedros.

Estas lagartas têm uns pelos urticantes que, entrando em contacto com as mucosas dos nossos pets, podem levar a reações alérgicas graves, chegando a causar necrose e, por vezes, a morte do animal. Os sinais clínicos mais frequentes a ter em conta são:
  • Angioedema (inchaço do focinho)
  • Prurido intenso
  • Dificuldade em engolir
  • Salivação excessiva
  • Irritação ocular
Plantas Pet-Friendly

Apesar de existirem algumas plantas tóxicas para cães e para gatos, isso não significa que tenha de deixar de lado o seu amor por plantas. Existem tantas outras que são pet-friendly e não apresentam qualquer risco para a saúde dos animais.


Amores-Perfeitos

Além de bonitos, os amores-perfeitos são comestíveis e não apresentam qualquer risco para os nossos animais.


Lavanda

A lavanda é ideal para acalmar, por ter propriedades tranquilizantes.


Bromélias

Existem em lindas cores e são muito fáceis de cuidar.


Além destas opções, também o manjericão, o alecrim, coentros, salsa, tomilho, entre outros, não são prejudiciais à saúde dos nossos pets.