Meloa: quais os benefícios para a saúde?
A saúde começa pelo prato, sobretudo se estiver cheio de vitaminas. Estas são as principais vantagens do consumo regular de meloa.
Poucas calorias
Apesar de doce, a meloa é um fruto com um baixo teor de açúcares e reduzido valor energético. Possui também um alto teor de água, o que faz dela um alimento excelente para hidratar nos dias quentes de verão.
Ação antioxidante
A meloa é rica em vitamina C, que tem ação antioxidante, essencial sobretudo em alturas em que a exposição ao sol é maior.
Regulação do trânsito intestinal
Dado o seu alto teor em fibra, para além de fazer com que a entrada de açúcar no sangue seja mais gradual, a fibra da meloa contribui para o bom funcionamento intestinal e para um maior controlo do apetite.
Combate à anemia
A sua riqueza em vitamina C irá contribuir para uma melhor absorção do ferro. Quando consumidas simultaneamente com alimentos que forneçam este mineral, como carne, pescado e leguminosas, contribuem para o melhor aproveitamento do mesmo.
Efeito protetor
Os nutrientes presentes na meloa, contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário, ajudando a reforçar as nossas defesas.
Meloa: quantas calorias tem?
A meloa é um fruto com um aporte calórico muito baixo, porque grande parte do seu conteúdo é água – cada 100 gramas contêm cerca de 23 calorias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável consumir entre 3 a 5 porções diárias de fruta. Uma porção de meloa equivale a 350 gramas, ou seja, entre três fatias médias.
Tipos e variedades de meloa
Existem inúmeras variedades de meloa, com cascas e polpas diferentes, quer na cor, quer na textura e aroma. Estas são as mais conhecidas.
Meloa gália
A meloa gália é arredondada, pequena, com casca reticulada que vai do verde-amarelado ao amarelo. A polpa branca-esverdeada e macia, e o aroma marcante.
Esta é a variedade mais comercializada em Portugal. Nas lojas Continente, só comercializamos as variedades tradicionais com polpa macia, muito sumarenta e doce para comer à colher.
Meloa Cantalupe
Esta meloa é redonda, com casca de cor verde-clara ou ligeiramente cinzenta, e estrias de cor verde e tons amarelados (quando está bem madura). A polpa é cor de salmão, macia e bastante aromática, sobretudo quando atinge a maturação. A variedade Cantalupe possui textura mais firme, para comer à fatia.
Meloa fiesta
A meloa fiesta é uma variedade híbrida, redonda e de casca rendilhada. A polpa é de um laranja vivo, muito doce e aromática. Com textura firme, é ideal para consumir à fatia.
Meloa ananás
Esta meloa caracteriza-se pela sua forma oval e pela casca cor de palha. A polpa tem um tom salmão e um sabor único, que lembra o do ananás. Sabe ainda melhor quando consumida fresca.
Meloa branca
A meloa branca é menos comum. Tem polpa branca ou quase branca e a cor da casca pode variar, podendo ser verde clara ou esbranquiçada. A polpa é geralmente suave e doce, com um sabor delicado.
Meloa amarela
Com casca amarela brilhante, o interior desta meloa é geralmente verde pálido ou branco, suculento e doce no paladar. É popular em várias partes do mundo, especialmente em zonas tropicais e mediterrâneas.
Como consumir meloas
A forma mais comum de consumir meloa é ao natural. Para isso, corte-a ao meio e coma-a com a ajuda de uma colher ou então corte-a em fatias. Mas este fruto também é delicioso quando usado em doces, sobremesas, gelados, sumos, batidos, saladas e compotas. E combina muito bem com presunto e figos frescos.
Na hora da compra, independentemente da variedade, escolha as meloas mais pesadas proporcionalmente ao seu tamanho, com casca bem firme, sem fendas e com aroma agradável.
Pode colocar este fruto na fruteira, à temperatura ambiente, ou, depois de aberto, guardá-lo no frigorífico, envolvido em película aderente, onde se mantém durante uma semana.
Receitas com meloa
Além de ser deliciosa ao natural, a meloa pode ser incorporada em receitas doces e salgadas. Experimente em saladas de verão, ceviches, ou pratos de carne grelhada para criar um contraste de sabores.
A meloa também é ótima em smoothies e batidos refrescantes, ou até mesmo para preparar gelados caseiros. Ao pequeno-almoço, é igualmente saborosa quando servida à colher com iogurte natural.
Aqui ficam algumas sugestões de receitas com meloa:
- Gelados de meloa: uma sobremesa simples, fresca e deliciosa para os dias mais quentes.
- Doce de meloa e melancia com requeijão de cabra: o doce perfeito para surpreender. Sirva bem frio, para realçar o contraste entre o sabor da fruta e as amêndoas torradas.
- Sopa fria de meloa com crocante de presunto: uma opção muito apreciada no verão pelo sabor intenso e refrescante, com o toque salgado e crocante do presunto.
O que é que a meloa tem?
A meloa tem tantas qualidades que despertam o paladar que não precisa de incentivos para a saborear. Existem inúmeras variedades de meloa e todas acrescentam algo diferente à rotina do dia-a-dia. Experimente a nossa meloa gália, doce e sumarenta, que é ideal para comer à colher.
Como escolher e cortar meloa
- Escolha uma meloa com casca firme e sem fendas.
- Verifique se é pesada e se tem um aroma agradável.
- Corte a meloa ao meio e retire as pevides.
- Para servir, faça bolinhas de meloa com um acessório próprio ou opte por comer com uma colher.
Veja como é simples.
Diferença entre melão e meloa
É comum haver alguma confusão entre meloa e melão, mas são frutos diferentes. A meloa é facilmente reconhecida pela sua forma redonda, casca rugosa, com uma textura maioritariamente reticulada e de cor que varia entre verde-claro e amarelo. As variedades mais comuns têm a polpa laranja, doce e suculenta.
Por outro lado, o melão, oval e alongado na forma, tem casca lisa ou ligeiramente rugosa, que pode ser verde ou amarela. Já a polpa varia de branca a verde ou laranja, dependendo da variedade. Tem um sabor suave e doce, com uma textura que pode ser mais firme ou macia, conforme o tipo.
Encontre as meloas mais deliciosas no Continente
Desfrute dos benefícios deste fruto da terra, doce e sumarento. Encontre nas lojas Continente as variedades mais tradicionais de meloa: com polpa macia, ideal para comer à colher, ou firme, perfeita para saborear à fatia.
✅ Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.