Meloa
Alimentos

Meloa: volúpia de texturas e aromas

Apesar de doce, a meloa é um fruto com um baixo teor de açúcar e muito hidratante. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste fruto.

Sumarenta, hidratante, doce, aromática, macia e carnuda. Não faltam adjetivos para descrever a meloa. Além de poder ser consumida ao natural (a forma mais comum de degustar este fruto), este fruto irresistível pode ser integrado nas mais variadas receitas, que ganham um toque distinto com o seu delicado sabor. Descubra todas as propriedades e benefícios da meloa.

Os benefícios da meloa

Estas são as principais vantagens do consumo regular de meloa.

Poucas calorias

Apesar de doce, a meloa é um fruto com um baixo teor de açúcares e reduzido valor energético. Possui também um alto teor de água, o que faz dela um alimento excelente para hidratar nos dias quentes de verão. 

Ação antioxidante

A meloa é rica em vitamina C, apresentando por isso atividade antioxidante, sobretudo em alturas em que a exposição ao sol é maior.

Regulação do trânsito intestinal

Dado o seu alto teor em fibra, para além de fazer com que a entrada de açúcar no sangue seja mais gradual, a meloa contribui para o bom funcionamento intestinal.

Combate à anemia

Fruto com um teor muito alto nas vitaminas A e C, que auxiliam na absorção e metabolismo do ferro. Quando consumidas simultaneamente com alimentos que forneçam este mineral, como carne, peixe e leguminosas, contribuem para o melhor aproveitamento do mesmo.

Efeito protetor

A meloa contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, ajudando a reforçar as nossas defesas.

Tipos de meloa

Existem inúmeras variedades de meloa, com cascas e polpas diferentes, quer na cor, quer na textura e aroma. Estas são as mais conhecidas.

Meloa Gália

Fruto arredondado, pequeno, com casca reticulada que vai do verde-amarelado ao amarelo, polpa branca-esverdeada e macia, com aroma marcante.

Esta é a variedade mais comercializada em Portugal. Nas lojas Continente, só comercializamos as variedades tradicionais com polpa macia, muito sumarenta e doce para comer à colher.

Meloa Cantalupe

Fruto redondo, com casca de cor verde clara ou ligeiramente cinzenta, com estrias de cor verde e tons amarelados (quando está bem madura), polpa cor de salmão, macia e bastante aromática, sobretudo quando atinge a maturação.
A variedade Cantalupe possui polpa laranja e textura mais firme, para comer à fatia.

Como consumir meloas

A forma mais comum de consumir meloa é ao natural. Para isso, corte-a ao meio e coma-a com a ajuda de uma colher ou então corte-a em fatias. Mas este fruto também é delicioso quando usado em doces, sobremesas, gelados, sumos, batidos, saladas e compotas. E combina muito bem com presunto e figos frescos.

Na hora da compra, independentemente da variedade, escolha as meloas mais pesadas proporcionalmente ao seu tamanho, com casca bem firme, sem fendas e com aroma agradável.

Pode colocar este fruto na fruteira, à temperatura ambiente, ou, depois de aberto, guardá-lo no frigorífico, envolvido em película aderente, onde se mantém durante uma semana.

O que é que a meloa tem?

A meloa tem tantas qualidades que despertam o paladar que não precisa de incentivos para a saborear. Existem inúmeras variedades de meloa e todas acrescentam algo diferente à rotina do dia-a-dia. Experimente a nossa meloa gália, doce e sumarenta é ideal para comer à colher.