
Joana Barrios
Autora do livro de receitas "O da Joana"
Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?
Comece por limpar as lulas: retire-lhes as abas e os tentáculos e reserve os últimos, retire a película que parece um plástico e lave muito muito bem. Tempere as lulas apenas com sal e reserve.
Numa frigideira quente, junte o chouriço e o presunto, cortados em pedaços pequenos, e deixe que libertem as suas gorduras, adicione a cebola bem picada, deixe refogar e acrescente o alho, igualmente bem picado. Envolva.
Enquanto deixa tudo alourar, arranje o tomate: retire-lhe a pele e as sementes e corte também em cubinhos pequenos, incorpore o tomate no refogado.
Corte os tentáculos das lulas em pedacinhos pequenos e adicione à frigideira com o vinho branco e a polpa de tomate e tempere com sal.
Tape a frigideira, baixe o lume e deixe apurar durante 10 a 20 minutos.
Quando estiver tudo bem cremoso e cozinhado, deixe arrefecer e transfira para um saco de pasteleiro.
Transfira o recheio que sobrou para um tacho bem quente, acrescente mais um pouco de polpa de tomate, água e amido de milho para engrossar. Recheie as lulas com cuidado, até mais ou menos a meio, feche com um palito, uma a uma, e leve-as a cozinhar no refogado. Retifique os temperos novamente e deixe engrossar o molhinho!
Lave muito bem as batatas com pele e corte-as em cubos pequenos.
Leve as batatas a cozer em abundante água temperada com sal, até que a água se esgote praticamente.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as e esmague-as grosseiramente.
Num tacho deite as batatas, os dois alhos picados, as natas, as duas gemas e a manteiga e deixe que tudo se envolva e derreta, ajudando apenas com uma colher de pau.
Tempere a gosto com a noz moscada e o sal, e sirva!
Sirva as lulas com o puré e regue com o molho das lulas. Tempere com pimenta.