
Mousse de chocolate com Caramelo Salgado
20 min Médio
Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?
60 min | Prep: 35 min
Médio
5 pessoas
Económico
Se gosta de doces tradicionais, experimente esta receita de Jesuítas, um clássico da pastelaria portuguesa com origem em Santo Tirso e apreciado em todo o país. Crocantes por fora e recheados com doce de ovos, os Jesuítas combinam massa folhada, gemas e açúcar num sabor irresistível. Uma opção que pode incluir num lanche ou numa sobremesa — sabor e tradição juntos na sua alimentação.
Para o creme de ovos, leve a água com o açúcar ao lume até atingir ponto de pérola.
Numa taça, bata as gemas e adicione a calda de açúcar lentamente, sem parar de mexer.
Volte a colocar a mistura ao lume e mexa constantemente até engrossar ligeiramente. Retire e deixe arrefecer coberto com película aderente. Acrescente a baunilha, se desejar.
Para a massa, pré-aqueça o forno a 180ºC. Estenda a massa folhada e espalhe o creme de ovos sobre metade da superfície. Deixe 1 a 2 cm de margem nas bordas.
Polvilhe com canela em pó e dobre a massa até formar um retângulo fechado. Pressione ligeiramente as bordas e apare os excessos.
Para o glacê, bata a clara de ovo com o açúcar em pó e o sumo de limão até formar uma pasta espessa e brilhante. Ajuste o açúcar em pó se necessário para obter consistência firme.
Barre os Jesuítas com o glacê. Use uma espátula para alisar.
Com uma faca molhada, corte a massa em triângulos. Mantenha a base maior com cerca de 8 cm.
Disponha os pastéis num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixe o glacê criar uma ligeira crosta por 15 minutos. Depois, leve ao forno durante 25 minutos, até a massa folhada estar dourada e o glacê firme.
Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva os Jesuítas ainda mornos ou à temperatura ambiente.