Novidades

“A Cozinha Continente foi pensada para chegar a todos"

A Cozinha Continente conta com as receitas do Chef André Matos. Fique a conhecê-lo e ao seu trabalho, através desta entrevista!
Entrevista ao Chef André Matos

Publicado a 04/07/2023

Refeições prontas a comer, repletas de sabor e como se tivessem sido feitas em nossa casa: é o que vai encontrar na Cozinha Continente.  Por trás desta nossa Cozinha está o Chef André Matos, Chef Executivo da Cozinha Continente, que nos conta um pouco mais esta nova marca que leva à sua mesa o melhor da gastronomia nacional.

O que é a Cozinha Continente?


A Cozinha Continente é a nova marca de comida pronta do Continente, feita de raiz, com refeições prontas a comer, para levar ou encomendar, e que vem dar mais sabor ao seu dia a dia. Na Cozinha Continente vai encontrar as receitas de sempre, e de amanhã, feitas com ingredientes frescos escolhidos a dedo por quem anda há anos a conhecer os melhores produtores de Portugal.

Esta é uma Cozinha de hoje, mas que se preocupa com o amanhã e, por essa razão, na Cozinha Continente temos vindo a implementar um conjunto de iniciativas que visam promover a sustentabilidade do negócio e de toda a cadeia de valor. A nossa comida é natural, privilegia o nacional, rejeita o artificial e é confecionada com todo o respeito pela origem dos ingredientes e pela tradição, sem corantes ou conservantes adicionados.

Este é um dos aspetos que o Chef André Matos, responsável pela criação e desenvolvimento das receitas da Cozinha Continente, mais destaca. "Temos a preocupação de, sempre que possível, utilizar produtos da estação, potenciando a melhor qualidade e o valor acrescido de ter um produto no seu melhor e assim tirar partido da melhor oferta do mercado. Temos a convicção de que os produtos nacionais trazem a melhor qualidade em tudo o que os possamos aplicar e por isso privilegiamos a utilização de ingredientes de origem nacional ".

Esta garantia de qualidade e respeito pela origem e tradição das receitas que são confecionadas na nossa Cozinha é da responsabilidade do Chef Executivo André Matos e da sua equipa, que garantem também que a experiência do cliente ao degustar a nossa comida, independentemente do local onde a compra ou consome, é semelhante.

As refeições da Cozinha Continente estão disponíveis para levar a partir de todos os balcões e lineares de take-away Cozinha Continente das lojas Continente; para encomendar no Continente Online ou nas plataformas de entrega ao domicílio; ou para desfrutar num dos nossos restaurantes em Vila Real, Viseu e Telheiras (Lisboa) e Amadora.

A vantagem de combinar sabores improváveis


Formado no Centro de Formação do Setor Alimentar da Pontinha, em Lisboa, o Chef André Matos foi, ao longo dos últimos 30 anos, Chef Executivo de diferentes espaços de restauração em Portugal, nos quais foi desenvolvendo e aprimorando todas as técnicas essenciais à confeção de boa comida.

“A possibilidade de despertar sensações diferentes quando combinamos sabores tão improváveis, como a acidez natural de um ingrediente com o sabor adocicado de outro, é algo que me fascina e que está na base da minha paixão pela cozinha", aponta.

O Chef Executivo diz-se inspirado pela mistura que hoje vivemos na cozinha portuguesa, “que faz de Portugal um país cada vez mais multicultural, seja pelos mil ingredientes que junta, seja pelas técnicas de confeção que permitem combinar a tradição com a inovação".

A experiência que traz consigo, também como consultor gastronómico em inúmeros projetos em Portugal e no estrangeiro, fez com que fosse possível trazer para Cozinha Continente a qualidade e consistência que são necessários para a comida que é confecionada nos diferentes formatos do conceito. “A crença de que se pode entregar boa comida a muita gente, cumprindo com bons processos de confeção e utilizando bons ingredientes, é um dos um dos desafios mais exigentes e, ao mesmo tempo, um dos gratificantes e que vieram com a experiência e com os lugares por onde passei".

Como nome de referência, em Portugal, o Chef Executivo da Cozinha Continente nomeia o português Vítor Sobral, com quem trabalhou durante muitos anos em diferentes projetos gastronómicos, no início da sua carreira, e com quem aprendeu muitas das técnicas que ainda hoje utiliza.

O Chef André destaca ainda que estes ensinamentos o ajudaram a "perceber que a cozinha é um veículo cultural extremamente importante". Já o espanhol Ferran Adrià é uma das suas inspirações internacionais e para o qual destaca o " percurso ímpar e a forma como influenciou a cozinha mundial com a suas técnicas culinárias".

Portugal é um país cada vez mais multicultural, seja pelos mil ingredientes que junta, seja pelas técnicas de confeção que permitem combinar a tradição com a inovação

Chef André Matos

Pratos tradicionais, saudáveis e contra o desperdício



Dos pratos tradicionais, às sopas, salgados, sandes e saladas na Cozinha Continente pode encontrar uma oferta diversificada de refeições prontas a comer, muito saborosas, e que confirmam que esta é verdadeiramente uma Cozinha feita de origem, sabor e variedade de escolha. Nos restaurantes Cozinha Continente, há ainda pizzas em forno a lenha e grelhados a carvão que vem complementar a oferta dos pratos tradicionais, que podem ser degustados nos restaurantes e encontrados em qualquer um dos balcões e áreas de take-away da Cozinha Continente.

Para o Chef André, “tradição e a inovação podem e devem andar de mãos dadas" e é isso que vai encontrar nesta nossa Cozinha”. Refeições confecionadas com ingredientes frescos e de qualidade, que chegam aos nossos Clientes de forma democrática e com todo o sabor e conveniência.

Entre os pratos mais apreciados desta nossa Cozinha Continente, o Chef André Matos destaca o tradicional Bacalhau Espiritual, um prato tipicamente português e que o Chef teve a preocupação de recuperar a sua receita tradicional e trazê-la para a Cozinha Continente. O Arroz de Pato, a Carne de Porco à Portuguesa, o Bacalhau com Natas ou o famoso Cozido à Portuguesa são outros dos pratos tradicionais que pode encontrar na Cozinha Continente e que seguem as orientações do Chef André Matos.
"Procuramos ser criteriosos na escolha dos ingredientes e parceiros, respeitar a produção local e a sazonalidade. Procuramos os melhores métodos e técnicas de confeção, tal como reduzir ao máximo o desperdício alimentar. É um trabalho diário e uma preocupação constante e que está na base de tudo o que fazemos", sublinha.

Para uma Cozinha de qualidade, o Chef Executivo destaca, por exemplo, a aplicação de "bom azeite" como regra basilar. "Um dos nossos acompanhamentos são os legumes assados, onde utilizamos apenas legumes frescos, temperados com azeite e alho e aromatizados com tomilho”. “Nos nossos restaurantes, estes legumes são assados ao longo do dia em fornos a carvão vegetal que elevam ainda mais a experiência de degustação nos nossos espaços, também pensados ao pormenor para garantir um maior conforto a que nos visita”, reforça.

Democratizar com todo o sabor


Para o Chef André Matos, “inovar é também respeitar os métodos de confeção e qualidade dos ingredientes, sem os mascarar com dezenas de especiarias ou molhos muito condimentados, e entregando assim o produto naturalmente saboroso, como se tivesse sido feito em casa".

Uma Cozinha feita a preceito e para que todos possam dela saborear, sendo este o principal objetivo do projeto. "A Cozinha Continente foi pensada desde muito cedo para chegar a todos de forma democrática. Acima de tudo, o foco são os nossos Clientes e que possam confiar na nossa comida e vê-la como a comida de conforto de todos os dias", advoga, especialmente "tendo em conta o panorama económico que se vive".

O Chef André Matos convida-o a descobrir a Cozinha Continente e a saborear toda a tradição presente nas refeições da Cozinha Continente.