Bolo Do Caco

Novidades

Bolo do Caco: fofo, delicioso e nutritivo

O Bolo do Caco é um tipo de pão que está a conquistar os portugueses, pelo seu sabor único e pelas suas propriedades nutricionais. Descubra o que o torna tão especial.
Tem nome de bolo, mas é um pão - redondo e achatado, feito com batata-doce e farinha numa frigideira. É uma receita típica e tradicional da Madeira, ligeiramente salgada, mas também doce, com uma massa leve e casca fina. O Bolo do Caco até já cruzou fronteiras para conquistar fãs noutras paragens. Metemos as mãos na massa e mostramos-lhe alguns benefícios de o consumir.

Benefícios do Bolo do Caco


O Bolo do Caco tem um sabor característico e combina muito bem com vários alimentos. É considerado um alimento nutritivo e pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada. Algumas das suas características são:

Pouco calórico


O Bolo do Caco apresenta, em média, 230 calorias por 100 gramas, o que o torna um tipo de pão nutritivo. É, assim, uma boa opção para variar a sua alimentação, desde que comido com moderação.

Contribui para a saciedade


O Bolo do Caco é saboroso e rico em hidratos de carbono. O seu consumo ajuda a manter os níveis de saciedade mais elevados, devido à sua composição nutricional. Para além disso, o recheio também pode influenciar a saciedade. Opte por recheios nutritivos e equilibrados com um teor proteico elevado, como o queijo magro, carnes magras ou com pouca gordura, ovos, etc.

Tipos de Bolo do Caco


A receita original do Bolo do Caco tem passado por várias transformações, adaptadas aos estilos de vida contemporâneos e a necessidades alimentares específicas dos consumidores. É por isso que encontramos Bolos do Caco simples, mas também outras versões, como vegan, sem glúten, com manteiga de alho, com farinha de aveia, espelta, coco ou de arroz.

Todas estas reinterpretações do Bolo do Caco têm, em comum, uma massa menos fermentada do que a do pão corrente, que resulta num pão fofo e muito agradável ao paladar.

Breve história do Bolo do Caco


O Bolo do Caco começou por ser um pão de fabrico primitivo, cozido sobre um pedaço de telha em brasa. Na sua forma atual, foi criado na Ilha de Porto Santo como uma forma de reaproveitar restos de massa do pão tradicional.

O termo “caco” designa a forma como era confecionado: em cima de cacos de basalto da Madeira, previamente aquecidos. Hoje em dia, é cozido numa chapa de ferro, habitualmente em frigideiras.

Como escolher e conservar


O Bolo do Caco deve ser consumido nos primeiros dois dias, se quiser também pode ooptar por congelar para não desperdiçar e conservar as propriedades nutricionais.

Se o comprar ainda quente, deixe o recipiente aberto para libertar o vapor e, assim, evitar o desenvolvimento de fungos. Quando arrefecer por completo, guarde-o num local fresco e seco. Não o deve colocar no frigorífico, para não ficar duro.

Pode congelar durante seis meses, depois de frio e quando ainda é fresco, num recipiente adequado ou num saco de congelação. Para ter pão fresco de manhã, tire do congelador na noite anterior ou, se se esquecer, pode descongelar no micro-ondas.

Como consumir Bolo do Caco


O Bolo do Caco pode ser consumido de diferentes formas, sendo a mais comum com manteiga de alho, ainda quente. Tem sido também amplamente utilizado como pão de diversas sandes, como em hambúrgueres ou pregos.

Existem variações do Bolo do Caco cada vez mais interessantes. O Continente acaba de lançar 3 novos sabores, inesperados e aliciantes: Azeitona, Caril e Tinta de Choco. Assim, não precisa de viajar até à ilha para desfrutar de um Bolo do Caco fresco, com todo o sabor típico madeirense.

Se tiver curiosidade em meter as mãos na massa, experimente a nossa prática e deliciosa receita de Bolo do Caco e rapidamente poderá saborear esta iguaria acabada de fazer, pronta para receber uma generosa camada de manteiga.

Bolo do Caco: o pão que a Madeira amassou


O Bolo do Caco é um pão delicioso, nutritivo e muito saciante, pelo que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada. É uma alternativa ao pão tradicional e deve ser consumido com igual moderação.

Experimente os nossos 3 novos sabores, ou faça-o em casa, e tenha sempre consigo este pão para lanche de toda a família, ou para quando desejar algo especial.