Roupa de Cama para Bebé

Etapas do Crescimento

Roupa de cama de bebé: os indispensáveis que fazem a diferença

Conheça a melhor roupa de cama para bebé e saiba como escolher os conjuntos, de forma a criar um ambiente de conforto.
Publicado a 12/01/2024
A escolha de roupa de cama não significa apenas a escolha de produtos, mas sim a criação de um ambiente de conforto, aconchego e segurança. Veja como promover um espaço propício a um sono tranquilo.

Roupa de cama de bebé: o que vai mesmo precisar


Para os primeiros meses, vai precisar de um berço ou alcofa com colchão e, mais tarde, poderá fazer a transição para uma cama de grades, também com colchão. A roupa de cama de bebé essencial inclui:

1. Resguardos de colchão


Um resguardo impermeável ajuda a proteger o colchão de eventuais fugas provenientes das fraldas, contribuindo assim para a durabilidade e higiene do colchão. Recomenda-se que tenha 2 resguardos sempre no quarto, para trocar sempre que necessário.

2. Conjuntos de lençóis


Escolha lençóis para bebé ajustados ao tamanho do colchão do berço ou da cama, e opte por materiais macios e respiráveis, como algodão, para garantir conforto ao bebé. Tenha 2 ou 3 conjuntos de reserva.

3. Cobertores ou mantas leves


Vai também precisar de cobertores ou mantas leves, mas quentes. Evite materiais pesados que possam provocar desconforto ou sobreaquecimento. O mais indicado é que tenha 2 ou 3 mantas no quarto do bebé.

4. Saco-cama


Os sacos-cama para bebés são opções seguras e práticas para as primeiras noites, uma vez que permitem o movimento livre sem correr o risco de o bebé se descobrir ou constipar.

5. Edredão


Quando já usar cama de grades, opte por edredões leves e adequados para a estação do ano. Evite os demasiado volumosos para garantir a segurança do bebé. Certifique-se de que estão bem presos, sem partes soltas que possam representar um risco. Tenha também 2 ou 3 capas para mudar quando precisar.

6. Proteção almofadada


Equipe a cama de grades com proteção almofadada, para proteger o bebé de eventuais impactos nas laterais. Tenha o cuidado de a prender bem à grade para não cair sobre o bebé.

Como deitar o bebé a dormir


Siga estas práticas para promover um sono saudável e seguro.

1. Mantenha o ambiente livre de objetos soltos


Mantenha o berço vazio. Retire almofadas, brinquedos soltos, fraldas ou qualquer outro item para que o espaço fique livre, sem nada que possa sufocar o bebé. Não se esqueça de remover a babete e fitas de segurar a chupeta.

2. Use a roupa de cama estritamente necessária


Evite acumular roupa de cama, mesmo nas estações mais frias. Neste caso, o ideal é vestir o bebé com um pijama quente, para que o calor venha da roupa junto ao corpo. Certifique-se também de que os lençóis e cobertores estão bem presos para não se deslocarem e cobrirem a cara do bebé. Tenha o mesmo cuidado em relação aos protetores de berço e faça uma verificação regular.

3. Posicione corretamente a roupa de cama


Coloque os cobertores de forma que cubram os pés do bebé e terminem ao nível do tronco, para não subirem até ao rosto.

4. Deite o bebé de costas


Coloque sempre o bebé a dormir de costas. Esta posição reduz o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI). Posicione-o de forma que os pés toquem no fundo do berço ou da cama, para evitar que escorregue para baixo e fique totalmente coberto pela roupa de cama. Os intercomunicadores podem fazer a diferença para ir visualizando o bebé.

Continente, roupa de cama de bebé aos melhores preços


Com esta lista de essenciais, poderá equipar o quarto do bebé com tudo o que precisa para uma noite de sono tranquilo. Conte com o Continente para encontrar a roupa de cama de bebé aos melhores preços, com material de qualidade que o seu bebé precisa e merece.