O que fazer para prevenir estrias na gravidez

Etapas da Gravidez

O que fazer para prevenir estrias na gravidez?

Com as mudanças que o corpo sofre durante a gravidez, nomeadamente na pele da zona da barriga, é natural que apareçam estrias. Descubra o que pode fazer e quais os melhores aliados para prevenir estrias na gravidez.
A gravidez é uma verdadeira viagem, em que o corpo da mulher passa por inúmeras transformações. As estrias são um exemplo dessas mudanças e que deixa algumas mulheres desconfortáveis e inseguras.

É importante, desde já, realçar que as estrias são algo natural e que não devem ser olhadas como algo negativo. Até porque no fundo, representam uma fase incrível da maternidade. No entanto, existem algumas formas de evitar e prevenir estrias durante a gravidez. Veja as nossas dicas.

O que são estrias e porque são comuns na gravidez?


As estrias são marcas ou cicatrizes que surgem devido à quebra na estrutura das fibras da pele por consequência de distensões repentinas do volume corporal. Ou seja, aparecem quando a pele estica rapidamente.

As estrias podem aparecer em vários locais do corpo, em forma de linhas que podem ter vários tamanhos e cores, desde roxas, rosadas e brancas. Quanto mais clara for a estria, mais antiga é e mais difícil é de tratar. Por isso, o segredo é mesmo prevenir.

No caso da gravidez, as estrias afetam cerca de 80% das gestantes e o seu aparecimento é mais comum na zona do peito, barriga, anca e glúteos. Isto deve-se ao aumento natural do peso e ao facto de o corpo produzir mais relaxina, uma hormona que promove o relaxamento dos músculos e ligamentos e que preparam o corpo para o período expulsivo, ou seja, para o parto. Esta hormona afeta, então, as fibras da pele, tornando-a mais propensa para o aparecimento de estrias.

Como prevenir estrias na gravidez?


Para evitar estrias na gravidez e no seu dia-a-dia em geral é necessário apostar bastante na hidratação, a par do exercício físico e numa alimentação saudável e equilibrada.

Hidratar de dentro para fora


Quando falamos em garantir uma correta hidratação do corpo para evitar estrias, não nos referimos apenas à utilização de cremes e óleos hidratantes. Falamos, acima de tudo, do consumo de água.

Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, pelo manter uma adequada ingestão de água é essencial para o funcionamento de todo o organismo, incluindo a pele e, no caso das grávidas, é crucial para o desenvolvimento do bebé e para evitar estrias.

Exfoliação


A exfoliação ajuda a remover as células mortas da pele e a acelerar o processo de renovação de novas células. Desta forma, é uma ótima aliada para prevenir estrias na gravidez.

Cremes para grávidas evitar estrias


Use uma loção corporal hidratante ou um creme gordo diariamente para manter a pele hidratada e livre de estrias, especialmente nas zonas em que o seu aparecimento é mais comum (barriga, peito, ancas, glúteos).

Estes cremes são ótimos também para aliviar a comichão na pele que surge naturalmente durante a gravidez, mesmo que não tenha estrias.

Óleo para estrias


Um óleo hidratante e regenerador é um dos melhores produtos para prevenir estrias na gravidez e melhorar a sua aparência quando estas surgem.

Óleo Regenerador MyLABEL

óleo regenerador anti estrias Mylabel
O óleo corporal regenerador MyLABEL foi especificamente desenvolvido para evitar o aparecimento e ajudar a melhorar a aparência da pele com estrias, cicatrizes, manchas e desidratação.

Contém uma mistura de óleos de lavanda e camomila e uma combinação de extratos vegetais, como calêndula e rosmaninho. É rapidamente absorvido pela pele sem deixar resíduos, pelo que pode ser utilizado diariamente logo pela manhã, antes de se vestir, ou ao deitar.

Adicione-o à sua rotina de cuidados de pele durante a gravidez e obtenha uma pele mais hidratada, brilhante, suave e com menor risco para ganhar estrias.