ferias-pascoa-familia

Atividades em Família

Férias da Páscoa: Atividades para Fazer em Família

Descubra várias atividades para fazer em família durante as férias escolares da Páscoa. Saiba mais aqui!
As férias da Páscoa estão quase a começar, por isso, chegou a hora de planear algumas atividades para fazer nas férias escolares, para manter as crianças ocupadas e divertidas. Aqui ficam algumas sugestões.


A importância da ocupação das crianças nas férias

As férias escolares representam uma quebra na rotina das crianças e dos jovens. De um momento para o outro, a sua rotina passa de uma semana preenchida com atividades letivas para umas férias em que, por norma, deixa de haver qualquer tipo de rotina – sem horários para acordar ou deitar, horas de sono a mais (ou a menos), sem atividade física, etc.

Planear antecipadamente atividades em família ou apenas para as crianças durante as férias escolares, contribui para um crescimento saudável, para reforçar as ligações familiares, aprender coisas novas, começar a praticar uma nova modalidade desportiva e colecionar memórias.

A par disso, as crianças e os jovens são melhor estimulados quando contam com uma rotina planeada. Criar um horário, definir tarefas, tempo para brincar, para estudar e para fazer uma determinada atividade, contribui para que a criança se sinta mais produtiva e não sinta uma quebra tão grande na sua rotina, o que vai facilitar no regresso às aulas.
6 ideias de atividades para as férias da Páscoa

Este ano, as férias da Páscoa começam a 11 de abril e terminam a 18 de abril. Para que esta semana seja passada da melhor forma, aqui ficam algumas sugestões de brincadeiras, jogos e atividades em família para as férias da Páscoa.


1. Caça aos ovos da Páscoa

Pode começar por criar um caça ao tesouro relacionado com a Páscoa para divertir toda a família, especialmente as crianças.

Esta atividade pode dividir-se em várias etapas (criar o caça ao tesouro, decorar os ovos da Páscoa, etc.), o que é ótimo para manter as crianças entretidas por muito mais tempo.

Para preparar os ovos da Páscoa

Pode optar por usar ovos reais, criar ovos com materiais reciclados ou fazer os seus próprios ovos da Páscoa comestíveis e decorá-los.

No primeiro cenário, podem acontecer alguns acidentes e a casa acabar toda suja, por isso, recomendamos criar e decorar os seus próprios ovos de Páscoa para mais tarde saborearem. Esta receita é tudo o que precisa criar ovos repletos de cor e sabor.

Envolva as crianças nesta atividade para que possam fazer parte da preparação da caça ao ovos e para que se divirtam em conjunto, enquanto estimulam a sua criatividade.

Esconder os ovos pela casa

Depois de ter os ovos prontos, embrulhe-os ou coloque-os dentro de sacos individuais para não ficarem contaminados enquanto os esconde pela casa. Depois, é só usar a imaginação e espalhar alguns ovos em locais mais e menos óbvios, para criar alguma dificuldade. Vá apontando todos os esconderijos para não se esquecer de nenhum e para criar as pistas.

Criar as pistas

Depois de esconder os ovos, chegou a hora de criar as pistas que vão levar a restante família aos esconderijos certos.

Aqui ficam algumas ideias de enigmas e pistas:
  • Se esconder os ovos na lavandaria: “Para onde vai a roupa suja?”
  • Se optar por esconder ovos na sapateira aí de casa: “Não podemos sair de casa sem… (sapatos)”.
  • Se esconder na sala de estar: “Qual é coisa qual é ela que está sempre perdido e tem botões? (o comando da televisão)”.
Basta usar a sua imaginação e variar entre enigmais mais simples e outros mais difíceis.


2. Mini Chefs

A Páscoa é recheada de doces e, por isso, obriga a algum tempo na cozinha para preparar tudo para receber a família e os restantes convidados. Que tal contar com a ajuda dos mini Chefs de cozinha aí de casa para tratar da sobremesa?

Deixamos-lhe esta sugestão de receita de bolo de Páscoa simples e deliciosa para que todos ajudem na sua confeção, dos miúdos aos graúdos.

3. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são a desculpa perfeita para reunir a família e colecionar momentos únicos. São uma ótima atividade para se divertirem em família nestas férias da Páscoa. Heis as nossas sugestões de jogos para a família:

 

  • Monopoly: Este jogo faz mover todos os participantes em redor do tabuleiro para obterem o maior número de propriedades e levarem os adversários à falência. Só assim é possível alcançar a vitória no clássico jogo do Monopoly.

  • Operação: Este jogo vai pôr a concentração e a destreza de todos os participantes à prova para conseguirem retirar as peças do corpo do paciente sem tocar nas extremidades no divertido jogo Operação.

  • Cluedo: Quem conseguirá resolver o caso do Cluedo? Façam perguntas e procurem pistas para solucionar o mistério: Quem o fez? Onde? Com quê? O primeiro a descobrir é o vencedor.

  • Pictionary: O aclamado jogo de desenhos e desafios hilariantes Pictionary inclui agora um novo tabuleiro para jogos mais rápidos. Há dois níveis de pistas (1200 adulto, 800 júnior) para que possam jogar com toda a família.

  • Quem é Quem?: O clássico “Quem é Quem?” tem como objetivo levar cada participante a descobrir o personagem misterioso do adversário através de perguntas estratégicas!

Visite a nossa secção de brinquedos e jogos.


4. Sessão de cinema em casa

Para os fãs da sétima arte, não há nada melhor do que uma tarde de cinema em casa. Deixe a sua sala confortável para assistirem aos filmes e séries em conjunto, com mantas e almofadas para todos.

Escolham previamente e em conjunto os filmes a assistir, garantindo assim que todos estão de acordo e que há opções para todos os gostos.

Prepare os snacks e, claro, as pipocas para irem petiscando ao longo da vossa sessão de cinema em casa.


5. Criar fantoches com materiais reciclados

Reúna alguns materiais que tenha aí por casa que tinham como destino o lixo: garrafas de água, jornais, revistas, rolos de papel higiénico, rolhas e tampas. Não os deite fora, reaproveite-os e crie fantoches para as crianças poderem fazer uma peça de teatro em casa.

Além de se estarem a divertir e a dar asas à sua imaginação, esta atividade em família vai ajudar as crianças a aprenderem mais sobre sustentabilidade, nomeadamente sobre a importância de dar uma segunda vida a materiais usados.
 

7. Atividades ao ar livre

Andar de bicicleta é um ótimo plano para uma tarde em família. Dar um parque pelo parque da cidade, fazer uma caminhada, dar uma corrida pela marginal ou simplesmente passear, são ótimas atividades para manter a atividade física e passar tempo de qualidade em família.


Descubra mais sugestões de atividades para fazer com as crianças em casa.