crianças felizes na escola a correr
Atividades em Família

Tudo o que precisa para preparar o regresso às aulas

Confira os nossos conselhos para ter tudo preparado para o regresso às aulas.
O regresso às aulas implica sempre uma alteração da rotina da família. Na maior parte das vezes, a volta às aulas dos filhos coincide com o regresso dos pais à vida profissional e, por isso, pode custar um pouco mais para ambos. Contudo, não é nada que não se consiga resolver. Confira os nossos conselhos para ter tudo preparado para o início do ano escolar.

Verificar o material escolar

A época do regresso às aulas implica por parte das famílias uma grande gestão orçamental. Assim, antes de começar a comprar material escolar novo, veja o que ainda tem em casa. Se no início do ano letivo anterior etiquetou todo o material escolar dos seus filhos, é bem provável que ainda tenha uma boa parte dele. O ideal é reaproveitar tudo ao máximo! Além de poupar, estará a ensinar aos seus filhos a importância de reutilizar e não comprar coisas novas quando as antigas ainda estão funcionais.

Se já sabe o que precisa, aproveite a Feira Regresso às Aulas Continente para deixar tudo preparado.

Encomendar livros escolares

Um dos maiores desafios para cada ano escolar é conseguir ter todos os manuais escolares a tempo e horas.

Felizmente, existe a possibilidade de encomendar livros escolares facilmente através de algumas lojas online. Na página criada especialmente para a encomenda dos livros escolares pelo Continente, poderá ter acesso a todos os manuais escolares da escola dos seus filhos, encomendar diretamente ao Continente e ainda beneficiar de ótimas condições e promoções. É menos uma coisa com que se preocupar neste regresso às aulas.

Deixe os seus filhos escolher

Inclua os seus filhos na compra do material escolar novo. Estipule um orçamento para esta despesa, converse com eles e explique o quanto poderão gastar. Esta é uma boa maneira de incutir responsabilidade e de o motivar para a escola.

Limpeza no armário

As crianças crescem muito rápido e muitas vezes, de um dia para o outro, nada serve, sejam roupas ou calçados. Antes de irem às compras, faça uma vistoria nos armários e separe tudo o que já não serve ou já não voltará a ser utilizado. Esta etapa permite ver o que faz falta, o que quer doar ou até vender.

Defina um espaço de estudo

Se os seus filhos ainda não tiverem um local próprio para estudar em casa, esta é a hora para fazê-lo. É imprescindível que possam estar num espaço tranquilo e confortável, longe de quaisquer distrações como a televisão, por exemplo. O material escolar também deve estar sempre perto para que não perca tempo à procura. Outra regra importante que deve ser incentivada é a de estipular horários para estudar e fazer os trabalhos de casa.

Volte a ter uma rotina no regresso às aulas

Um dos maiores problemas no regresso à escola é que os nossos filhos (e nós também) já perderam o ritmo. Voltar a ter uma rotina é muito importante e isso deve ser feito de forma gradual ainda durante as férias.

Mais ou menos duas semanas antes de as aulas começarem, comece a deitar os seus filhos mais cedo para que se vão habituando a acordar mais cedo também. Pode começar com 15 minutos por dia até chegar ao horário desejado, tanto ao deitar como ao acordar.

Atenção às informações da escola

Quando as aulas estão quase a começar, é normal que os estabelecimentos de ensino enviem para casa o planeamento anual com todas as datas importantes do calendário escolar, as atividades extracurriculares, entre outros.

Uma boa dica é reunir toda a informação num dossier, bem como todos os documentos relacionados com a frequência dos seus filhos.

Afixe o horário e o calendário escolar dos seus filhos num local visível para que todos possam ir acompanhando as atividades. É importante a visualização do que vai acontecer e quando vai acontecer para uma gestão mais assertiva do tempo.

Quando as aulas começarem

Assim que o ano letivo tiver início, é importante estabelecer algumas regras que ajudarão no bom andamento do ano escolar.
  • Deixar a mochila arrumada para o dia seguinte no dia anterior. Faça com que os seus filhos preparem o material que vão necessitar no dia seguinte na noite anterior. Nada pior do que andar a correr de manhã para reunir o material escolar. Este hábito facilita o dia a dia e ajuda a evitar atrasos, stresses e esquecimentos desnecessários.
  • Não sobrecarregue os seus filhos com atividades extracurriculares. Apesar dos benefícios das atividades extracurriculares, muitas vezes o excesso das mesmas pode exigir demasiado esforço e tempo, interferindo diretamente com o rendimento escolar e bem-estar emocional dos seus filhos.
  • Limite o acesso ao telemóvel e às redes sociais. O tempo dedicado às redes sociais não deve interferir com o tempo que deve dedicar a outras coisas, como estudar, brincar ou estar com a família.
  • Ter um horário de estudo. É fundamental manter uma rotina de estudos. Mesmo que não tenham TPC naquele dia, é importante que dediquem um período de tempo a, por exemplo, rever o conteúdo que foi lecionado. Nada pior do que deixar tudo para estudar nas vésperas dos testes.
No regresso às aulas, o importante é estabelecer rotinas e hábitos que possam ser realizados por todos o mais tranquilamente possível. Com isso, certamente conseguirá que a sua casa se mantenha um lugar seguro, de harmonia e de descanso.

Nada vai faltar no Regresso às Aulas