Saúde e Higiene do Bebé

Como dar banho ao bebé?

Para que possa dar um bom banhinho ao seu bebé, certifique-se que a temperatura do quarto ronda os 26/27ºC e que não existem correntes de ar.
Repare se tem à mão tudo o que precisa: esponja natural, sabonete liquido, toalha, creme hidratante, fralda, compressas esterilizadas, cotonetes e muda de roupa. Tenha também consigo um termómetro para medir a temperatura da água da banheira, que se deverá situar entre os 36/36.5ºC. A água da banheira deve ter uma altura de cerca de 12 cm ou o suficiente para cobrir os ombros do bebé.

Como dar banho ao bebé em 8 passos

1. Antes de entrar na água, limpe o seu bebé de qualquer sujidade
2. Pegue nele, colocando a mão esquerda por baixo das costas e da cabeça. A mão direita deve estar sob as nádegas.
3. De seguida, coloque-o na água. Deve introduzir primeiro os pezinhos do bebé e verificar como ele reage. Vá falando com ele em voz doce. Se o bebé reagir bem á água, apoie o rabinho dele no fundo da banheira.
4. Usa a mão direita para ensaboar o bebé e mantenha a outra a segurar o ombro esquerdo da criança, apoiando a cabeça dela no seu antebraço.
5. O banho do bebé deve começar pela cabeça, depois as bochechas e em seguida o resto do corpo.
6. Para o virar, coloque a mão direita sob o rabinho e mantenha o braço esquerdo na mesma posição. O seu polegar deverá estar por cima do ombro do bebé e os restantes dedos por baixo.  O queixo do bebé deverá estar apoiado no seu antebraço de forma a evitar um mergulho indesejado.
7. Mal acabe o banho, envolva-o numa toalha e seque-o sem esfregar. Enxague bem todas as pregas para evitar assaduras.
8. De seguida, aplique a loção hidratante e vista o bebé.

Limpando os olhos e as orelhas do bebé
Use uma compressa para cada olho e limpe de fora para dentro. Preste atenção ao canto interior, junto ao nariz.
Para as orelhas, utilize cotonetes. Limpe apenas a parte externa e nunca introduza o cotonete no ouvido. O objetivo é limpara as orelhas, não o ouvido.

E quanto à frequência e duração do banho do recém-nascido?
Depende da disponibilidade dos pais e da necessidade de higiene do bebé. Os pediatras aconselham a que o banho seja dado ao bebé diariamente ou dia sim, dia não. E atenção, estes banhos nunca devem ser demorados. Seja suave a lavar o seu bebé, mas não se demore muito com ele na banheira.