Por que chora o bebé?
Existem várias razões comuns que podem levar o seu bebé a chorar:
- Fome: este é um dos motivos mais comuns para o choro. O estômago do bebé é pequeno e não consegue armazenar grandes quantidades de leite de uma só vez.
- Sono: quando estão cansados, os bebés podem chorar, especialmente se tiverem dificuldade em adormecer sozinhos.
- Fralda suja: uma fralda molhada ou suja pode causar desconforto e irritação na pele sensível do bebé.
- Necessidade de contacto: o bebé pode chorar se precisar de contacto físico para se sentir seguro e vinculado.
- Dor ou doença: o choro pode ser um sinal de desconforto físico, como dores de barriga, cólicas, infeções ou início da dentição.
- Temperatura inadequada: se o bebé estiver demasiado quente ou frio, pode chorar para sinalizar o desconforto.
- Cólicas: alguns bebés passam por períodos de choro intenso nos primeiros meses de vida.
Choro de bebé: como reconhecer sinais de alerta
Cada tipo de choro tem certos sinais específicos associados, que podem ajudar a saber o que fazer.
- Choro de fome: o bebé está inquieto, faz sons rítmicos e crescentes, geralmente acompanhados de movimentos como chuchar os dedos ou procurar o peito.
- Choro de sono: tende a ser um choro mais irritadiço, acompanhado de bocejos, esfregar os olhos e inquietação.
- Choro de dor: é um choro agudo e repentino, podendo ser acompanhado por expressões de sofrimento, como franzir a testa ou arquear as costas.
- Choro de desconforto: é acompanhado por uma fralda suja, calor excessivo ou frio, e normalmente desaparece ao resolver o problema.
- Choro de necessidade de atenção: o bebé pode chorar para confirmar que os pais estão por perto. É um choro menos intenso, que pode ser acalmado com contacto físico.
Bebé que chora muito: o que fazer?
Se o bebé chora frequentemente e não parece ser por fome, sono ou fralda suja, experimente estas dicas:
- Carregar o bebé num sling ou marsúpio: o contacto próximo pode proporcionar segurança e conforto.
- Passeio: alguns bebés acalmam-se com o movimento do carrinho, seja pelo balanço repetitivo (para a frente e para trás) ou por um passeio mais longo. Outros encontram conforto em viagens de carro.
- Criar um ambiente tranquilo: sons suaves, luz baixa e um ambiente calmo ajudam o bebé a relaxar.
- Banho morno: pode aliviar tensão e proporcionar conforto.
- Ruídos: sons repetitivos, como um ventilador ou uma máquina de ruído branco podem imitar o ambiente uterino e acalmar o bebé.
- Mudar de posição: algumas posições, como segurar o bebé na posição "avião" (barriga para baixo), podem aliviar desconfortos digestivos e cólicas.
- Massagem abdominal: movimentos suaves no sentido do relógio podem ajudar a aliviar gases e cólicas. Se o seu bebé não faz cocó há algum tempo, saiba que a frequência de evacuação é influenciada por vários fatores, como a idade e a alimentação.
Choro excessivo bebé 1 mês: como acalmar
Com o tempo, à medida que os pais vão observando e conhecendo melhor o seu bebé, será mais fácil antecipar e responder às suas necessidades antes que o choro aconteça.
Nas primeiras 6 semanas de vida, um bebé pode chorar até 3 horas por dia. Ao fim de 3 meses, os pais podem descansar um pouco mais: após o primeiro trimestre, um bebé chora em média 1 hora por dia. Naturalmente, estes são valores de referência que variam de bebé para bebé ou mesmo de dia para dia.
Antes de mais, verifique as necessidades básicas do bebé: tem fome, a fralda suja ou febre? Se concluir que nenhuma destas possibilidades é a razão, segure o seu bebé ao colo, leve o seu bebé para um local com um ambiente tranquilo, silencioso, e com pouca luz, para que não se sinta estimulado em excesso. Pode também embalar, cantar ou falar suavemente e, ainda, experimentar contacto pele com pele.
Bebé mama 5 minutos e chora: motivos e o que fazer
A amamentação nem sempre é um processo fácil para a mãe. Quando há um bebé que chora muito enquanto mama ou logo após, torna o momento ainda mais desafiante.
São várias as razões que podem levar o seu bebé a chorar depois de o amamentar por um período curto:
Extração de leite insuficiente ou em excesso
Uma das causas é a extração insuficiente de leite, seja por má pega, nariz entupido, boca dorida ou outro fator. A produção de leite materno ajusta-se à procura, ou seja, quanto mais o bebé mama, mais o corpo da mãe produz leite.
Para saber se o bebé está a receber todo o leite que precisa, preste atenção a sinais como aumento de peso, largar da mama de espontânea vontade, urinar com frequência (mais de seis vezes por dia) e também ao facto de a mama ficar mole no fim da amamentação.
Se não conseguir lidar com o excesso de fluxo de leite, peça ajuda ao seu médico de família ou marque uma consulta de amamentação com um profissional especializado para tirar todas as suas dúvidas.
Refluxo gástrico
O choro também pode estar relacionado com o refluxo, um problema frequente nos recém-nascidos, no qual o leite volta do estômago para o esófago, e causa desconforto. Simplificando, o bebé bolça a maior parte do leite ingerido.
Cólicas
O leite materno tem elevado teor de lactose. Este tipo de açúcar pode provocar cólicas, visto que o seu sistema digestivo é ainda imaturo. O choro intermitente ou inconsolável tende a surgir após a 3ª semana de vida e pode manter-se até cerca do 4º mês.
Colocar o bebé de barriga para baixo ou massajar o abdómen pode ajudar a aliviar o desconforto. Se o choro persistir, tente acalmar o bebé antes de voltar a amamentá-lo e observe se há outros sinais de fome ou desconforto.
Bebé acorda a chorar de olhos fechados: é normal?
É muito comum os bebés chorarem enquanto dormem, especialmente nos primeiros meses de vida.
Pode ser confuso para alguns pais verem o seu bebé deitado, aparentemente calmo, com os olhos fechados, mas a emitir sons de choro.
No entanto, este comportamento é mais comum do que parece e geralmente está relacionado com as transições entre ciclos de sono, cansaço excessivo ou dor devido ao nascimento dos primeiros dentes. Estes episódios não costumam ser motivo de alarme, já que os bebés, por norma, voltam a dormir sozinhos após alguns minutos.
Se ouvir o seu bebé a chorar, não ignore. Pode afetar negativamente o desenvolvimento emocional do bebé, fazendo-o sentir-se inseguro.
Nesta fase da vida dos pequenos, responder ao choro, seja para alimentar, trocar a fralda ou oferecer conforto, é fundamental para criar segurança, tranquilidade e uma vinculação segura. Veja estas dicas para melhorar o sono do bebé.
Dicas para acalmar bebé que acorda a chorar desesperadamente
Para os momentos (muitas vezes desesperantes) em que o seu bebé acorda a chorar, considere estas estratégias que podem ajudar a acalmá-lo.
Ajuste a rotina de sono
O primeiro passo é ajustar a rotina de sono. Se o bebé estiver muito cansado ou sobrecarregado com estímulos, isso pode contribuir para o choro intenso. Simplificar a rotina, um banho relaxante e evitar atividades estimulantes antes da hora de deitar podem ajudar a reduzir o nível de ansiedade e facilitar a transição para o sono.
Crie um ambiente calmo
Sons suaves, como música relaxante ou o famoso ruído branco, podem ser eficazes para voltar a tranquilizar o bebé e criar uma atmosfera confortável que favoreça o sono. Se possível, mantenha o ambiente com uma luz suave e temperaturas agradáveis.
Esteja presente
O toque reconfortante também desempenha um papel fundamental. Às vezes, o bebé só precisa de sentir a presença e o carinho dos pais para se acalmar. Um simples gesto, como acariciar suavemente as costas ou a cabeça do bebé, pode ser o suficiente para tranquilizá-lo. O contacto físico transmite segurança e pode ajudar a reduzir a sensação de desconforto que provoca o choro.
Tenha paciência
Outro ponto importante é a paciência, pois muitas vezes os bebés conseguem acalmar-se sozinhos com o tempo. Em vez de correr imediatamente para o quarto, tente aguardar alguns minutos para ver se o bebé consegue voltar a dormir sem ajuda.
É comum que, durante a transição entre os ciclos de sono, o bebé choramingue, mas geralmente passa rapidamente sem a intervenção dos cuidadores.
O meu bebé chora o dia todo: como manter a calma?
É normal que os pais se sintam exaustos e sobrecarregados nos primeiros meses de vida dos filhos, principalmente quando choram muito.
A privação de sono e a frustração podem tornar esses momentos ainda mais desafiantes, mas lembre-se de que não está sozinho e, se tiver possibilidade, recorra à sua rede de apoio. Também é importante manter a calma, pois os bebés conseguem sentir a tensão dos pais.
Se já tentou de tudo e o choro persiste, experimente simplesmente segurar o bebé de forma tranquila ou peça a alguém de confiança para ajudar. Se sentir que a frustração e o stress estão a tomar conta de si, coloque o bebé num local seguro e faça uma pausa de alguns minutos para respirar fundo.
Para ajudar a acalmar-se, tente ouvir música, beber um chá, ler um livro, meditar ou conversar com alguém próximo.
Encontre conforto para si e para o seu bebé
Continua a não saber porque é que o bebé esta a chorar? Ninguém melhor do que o seu médico de família e/ou pediatra para apoiar neste momento. Além disso, para esta fase emocionalmente difícil de gerir, não hesite em procurar apoio de familiares, amigos ou grupos de pais.
Aqui, pode encontrar conforto e novas estratégias para lidar com este tipo de situações. Se necessário, consulte um profissional de saúde mental para obter orientação.
✅ Este artigo foi validado por um especialista na área.