Como Escolher a Melhor Cadeira Refeição para Bebé

Etapas da Gravidez

Como Escolher a Melhor Cadeira Refeição para Bebé

A cadeira de refeição para bebé é um dos acessórios imprescindíveis. Saiba como escolher a melhor opção e mais adequada!
A partir dos seis meses de idade – às vezes mais cedo – o bebé já conseguirá manter-se sentado e está na altura de introduzir os sólidos na sua rotina alimentar. É neste momento que deve adquirir uma cadeira de alimentação. Neste artigo, iremos revelar como deve escolher a melhor para o bebé.

Cadeira de refeição portátil: a opção mais flexível


Há várias opções no mercado e a escolha nem sempre é fácil. Porém, há dois aspetos que deve sempre ter em conta na escolha da cadeira de refeição: a praticidade e a segurança. Para além disso, há ainda alguns fatores a ter em conta no momento da escolha.


Encosto direito


Em primeiro lugar, deve escolher uma cadeira de refeição com o encosto direito, pois as cadeiras reclinadas podem aumentar o risco de se engasgar. Este é um perigo a prevenir em qualquer altura, especialmente quando estão a começar as primeiras papas. Para prevenir situações de engasto, esteja sempre atento ao seu bebé enquanto este estiver a comer. Caso veja que o bebé se engasgou e está a asfixiar chame o 112. Além disso, comer inclinado faz com que o bebé não consiga alcançar os alimentos, prejudicando a sua autonomia.


Apoio para os pés


Por outro lado, é importante escolher uma cadeira que tenha um apoio para os pés, ou adquirir um à parte que possa depois encaixar. Estes apoios irão ajudar a que o bebé se alimente em segurança, permitindo manter a estabilidade do tronco, fazendo com que explore a comida de forma mais confortável.


Tabuleiro ajustado


Por fim, o tabuleiro de alimentação deve permitir ao bebé visualizar os alimentos, de forma que se possa mexer e explorar sem grande esforço. Assim, a altura do tabuleiro deve ser ajustada para estar entre a zona do umbigo e o peito do bebé.

Tendo em conta estas especificidades, escolha sempre uma cadeira que seja fácil de transportar, como esta cadeira com rodas, equipada ainda com apoio para os pés. Outra solução é esta cadeira branca, com costas direitas, à qual depois deverá adicionar um apoio para os pés.

Assento elevatório refeição: a melhor opção para espaços pequenos

 
Os assentos elevatórios de refeição são uma boa opção para quem tem pouco espaço em casa. Integram-se facilmente nas cadeiras existentes e permitem que o bebé aprenda a comer à mesa juntamente com os pais. Esta cadeira irá ajudar o bebé a sentir-se melhor na dinâmica familiar, enquanto aprende a comer em segurança.
assento elevatório bebé

Cadeira papa evolutiva: a melhor solução a longo prazo

 

Por outro lado, pode pensar numa solução de longo prazo e escolher uma cadeira de papa evolutiva, que acompanhe o crescimento do bebé. Esta cadeira de refeição acompanha o crescimento da criança. Tem um assento regulável em altura de 7 posições, bandeja dupla com encaixe para copos e regulação de 2 posições e ajuste do apoio para os pés em 3 posições.

Em alternativa, pode optar por esta cadeira 3 em 1, da marca Bebeconfort. Estas são as principais vantagens:

 

  • Elevado conforto para recém-nascidos. O assento reclina numa posição totalmente plana, com um redutor envolvente suave e um arco de 3 brinquedos;

  • Cresce com a Criança. o assento é regulável em altura em 6 posições, o tabuleiro é ajustável em profundidade em 3 posições e o assento reclinável com 3 posições;

  • Utilização segura e prática. Esta cadeira possui um arnês de segurança de 5 pontos e proteção entre pernas, e tem um travão nas rodas traseiras;

  • Portabilidade. É fácil de armazenar e permanece em pé quando fechada. O tabuleiro é rebatível.

Cadeira de refeição de viagem: um excelente complemento 


Se vai de viagem, nada como optar por uma cadeira que caiba em qualquer buraquinho da bagageira do seu carro e que seja fácil de transportar, trazendo o mesmo conforto e segurança ao bebé.

Existem várias opções de cadeiras de refeição de viagem, como este assento de refeição que converte em mochila, para que mais facilmente possa transportar os alimentos da criança. Vale a pena espreitar este assento mais simples e muito confortável.
assento de refeição e mochila
Escolha sempre a opção mais prática para si e para o bebé, mas, essencialmente, escolha segurança.

Uma alimentação segura passa por escolher os acessórios adequados. Siga estes passos para escolher a melhor cadeira de refeição para o bebé e divirta-se nesta nova fase tão desafiante da sua vida.