Tipos de aguardente
Bebidas Espirituosas

Aguardente: espirituosa e aromática

As características da aguardente dependem de vários fatores, que a tornam numa bebida única e apreciada por muitos. Conheça os segredos desta iguaria.
A aguardente é uma bebida com elevado teor alcoólico, que pode ser obtida a partir de vinho ou de frutas, e que alcançou grande reputação a nível mundial. Descubra os diferentes tipos de aguardentes e as suas características.

Como é produzida a aguardente?

A produção da aguardente inicia-se com a elaboração da base do destilado, que pode provir de vinho ou outro produto fermentado. 

Destilação

Em seguida, ocorre o processo de destilação propriamente dito, que consiste na transformação de líquidos de fraco teor alcoólico (aproximadamente 9% v/v) em líquidos de graduação alcoólica mais elevada.

Esta transformação ocorre através do aquecimento do produto já fermentado, para provocar a evaporação e separação dos compostos. Depois, dá-se o arrefecimento dos vapores, através de um processo de condensação.

Esta evaporação permite separar e capturar os diferentes compostos num líquido diferente, o destilado, com um teor alcoólico muito mais elevado e com um perfil aromático diferente do líquido original. 

Envelhecimento

No que respeita ao envelhecimento das aguardentes, este consiste no armazenamento em cascos de madeira, por períodos de tempo suficientes para que o destilado estabilize e os seus componentes reajam entre si. Tempo suficiente também para que a aguardente adquira pigmentos, sabor e aroma das madeiras em que é armazenada.

Se as madeiras conferem uma tonalidade âmbar, já o armazenamento em barro mantém a cor clara original. De notar ainda que, tal como acontece com outras bebidas destiladas, a aguardente não melhora com o engarrafamento.

Mas este processo, hoje bem conhecido, só foi possível com uma descoberta que mudou o mundo.

Origem da aguardente

Foram os marinheiros que percorriam as rotas marítimas entre a Europa e a América, que descobriram a fórmula. Ao destilar a cana-de-açúcar das Caraíbas criaram aquilo que hoje conhecemos por rum.

Com o tempo, os países europeus aprenderam a obter aguardentes produzidas por destilação de cereais. Cedo surgiram as bebidas espirituosas, assim conhecidas por serem provenientes de frutos selvagens e de vegetais fermentados e destilados.

Surgia assim a aguardante, também conhecida por Water of Life, Fire Water ou Eau-de Vie. Incolor e aromática, a aguardante rapidamente se tornou popular ao ponto de terem surgido muitas variedades.

A aguardente pode ser obtida a partir de vinho ou de mostos fermentados, sendo que o termo se refere, geralmente, ao produto obtido a partir de vinho. Já as aguardentes feitas a partir de mostos fermentados de outras frutas são, normalmente, identificadas pelo nome da fruta, como é o caso da aguardente de medronho ou de figo.

Tipos de aguardente

As aguardentes classificam-se em grupos, que vão desde as aguardentes vínicas, bagaceiras, de frutas, de cereais e até de vegetais, revelando a sua versatilidade, de acordo com o vinho ou mostos dos quais é fermentada.

Aguardente de fruta

É possível encontrar aguardentes de frutas como laranja, uva, banana ou medronho.

Aguardente de cereais


Os cereais como cevada, milho ou arroz, também podem ser utilizados para produzir aguardente e muitas outras bebidas. Entre as bebidas espirituosas comuns obtidas a partir destas culturas , contam-se o whisky, o saquê (arroz) e o gin, que provém de cereais e bagas de zimbro.

Aguardaente de tubérculos 

Algumas raízes e tubérculos, como a beterraba, mandioca e a batata, dão origem a várias bebidas espirituosas, como é o caso da Vodka e da Aguardente.

Aguardente de colmos

Foi a paritr de colmos como a cana-de-açúcar e o bambu que surgiu a primeira receita de aguardente e de rum. 


O que é que a aguardente tem?

A aguardente é uma bebida de alto teor alcoólico, servindo de referência o teor das aguardentes bagaceiras, em torno dos 40%, ou a aguardente de nêspera, produzida nos Açores, com uma graduação alcoólica de 40 a 45 graus.

De Norte a Sul de Portugal são produzidos diferentes tipos de aguardentes. Agora que sabe quase tudo sobre esta bebida espirituosa e versátil, experimente-os com amigos.