Mais conselhos

Tomar Conta de Cães

Veterinário Carlos Sousa

Carlos Sousa

Médico Veterinário

Conheça os requisitos e regras necessários para tomar conta de cães júniores! Saiba mais aqui!
Veterinário Carlos Sousa

Carlos Sousa

Médico Veterinário

Veja os requisitos e regras necessários para cuidar de um animal, neste caso, de um cão, e só depois parta para a adoção de um destes seres maravilhosos, cujo maior objetivo na vida é agradar à sua nova família e oferecer-lhe todo o amor do mundo.


Avaliar antes de adotar

A chegada de um cão aos nossos lares é um dos momentos que jamais esquecemos. Para que a relação seja duradoura e agradável, é necessário avaliar vários aspetos antes da decisão de adotar ou comprar.

A escolha da raça, tamanho, necessidades de tempo, espaço e dinheiro que envolverão, são fatores a ter em conta, para que esta decisão não se transforme num problema futuro.


Como cuidar de um cão júnior

Adquirir o enxoval

Após ponderação, chegará o dia em que este novo membro da família conhece o seu novo lar.

Nesta altura, a visita a um centro da especialidade permitirá aconselhar-se corretamente e adquirir o “enxoval” adequado. Comedouro, bebedouro, trela e coleira, cama, material de higiene como escovas e champôs, brinquedos, sacos de dejetos e comida são as necessidades básicas para podermos dar-lhe todo o conforto e segurança que merece.

Ensinar boas maneiras

As primeiras regras de ensino e de como lidar com as situações que irão surgir também têm de ser estudadas e aconselhadas.

Ensinar a fazer as necessidades no local mais apropriado, a andar de trela na rua, a comportar-se na presença de outros animais e crianças, são exemplos de regras que têm de ser correta e precocemente ensinadas, para evitar dissabores futuros.


Traçar um plano de saúde

A sua saúde e a da sua família é também outra das preocupações que deve estar bem presente, imediatamente antes e após a sua chegada.

Os médicos veterinários são os profissionais mais habilitados para lhe falarem de todos estes temas e traçar um plano de saúde com vacinas, desparasitações internas e externas, banhos e alimentação adequada.


Pets e Crianças

Os animais de estimação ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, contribuindo para o seu sentido de responsabilidade e solidariedade.

Ajudam também a antecipar experiências de vida como a doença, a morte ou a natalidade, melhorando a sua compreensão e aceitação destes factos naturais.

Esta perceção da realidade tem impactos muito positivos no estabelecimento da sua autoconfiança e estabilidade emocional na vida futura.

Veja as nossas dicas sobre comportamento animal e de como tomar conta de animais.