Cão Terra Nova
Raças de Cão

Terra Nova: o cão herói

O instinto protetor do cão Terra Nova é uma das suas mais surpreendentes características e que lhe valeu fama mundial. Saiba tudo sobre a raça que veio do frio, mas que tem o coração quente.

O cão Terra Nova, ou Newfoundland, é originário do noroeste do Canadá da região que lhe dá o nome. São mundialmente reconhecidos como excelentes cães de resgate e salvamento, sendo-lhes atribuído o mérito de salvar dezenas de vidas humanas de afogamento. Esta raça que veio do frio está mais à vontade neste seu ambiente, mas também se adapta bem à vida na cidade.

Saiba tudo sobre as origens e características do Terra Nova, o cão herói.

História e Origem

As teorias sobre a origem deste cão são muito variadas. Mas uma coisa é certa: há vários séculos que os pescadores confiam em cães Terra Nova para resgates na água. A fisionomia denuncia-os: nascem nadadores, com pés palmados e fortes o suficiente para salvar um homem adulto do afogamento. As proezas como salvadores são lendárias: o que o São Bernardo é para os Alpes, o Terra Nova é para as águas geladas do Atlântico Norte.

Apesar da utilização do cão Terra Nova em navios já não ser tão comum, a raça ainda é considerada a melhor para resgates em água. Este longo passado faz do cão Terra Nova uma das raças mais procuradas do mundo. Afinal, trata-se de um animal que esteve em algumas das maiores expedições e aventuras da humanidade. Um parente distante acompanhou Lewis e Clark na sua travessia pela América, feito que lhe valeu várias estátuas que, hoje, ainda são visíveis nos EUA. Lord Byron era outro apaixonado da raça, dedicando ao seu melhor amigo de quatro patas uma estátua e vários poemas.

Mas talvez o auge da fama e reputação da raça tenha sido atingido em 1919. Neste ano, foi atribuída uma medalha de ouro a um cão Terra Nova, por ter resgatado um barco salva-vidas com 20 náufragos. Este foi um exemplo marcante, mas inúmeros são os salvamentos atribuídos a cães desta raça, ao longo dos anos.

Apesar de ser um excelente nadador, o cão Terra Nova tem também um longo passado como cão de tração, isto é, era utilizado para carregar leite, madeira e outros volumes.

Tamanho

O cão da Terra Nova é considerado um animal de grande parte. Os machos têm 28 cm de altura e as fêmeas cerca de 26 cm de altura. Podem pesar até 68 kg.

Trata-se de um cão grande, com muito pelo e bem equilibrado, de corpo profundo, ossos pesados, musculoso e forte. 

Pelagem

O cão da Terra Nova tem uma camada dupla de pelo, lisa e resistente à água. A pelagem externa é grossa e longa, e o subpelo é macio e denso. A queda de pelo é moderada, ocorrendo, principalmente, durante a primavera e o outono.

A pelagem dos Terra Nova pode ter várias cores, incluindo preto sólido, castanho, cinza ou ainda branca com manchas pretas. Este grosso e bonito pelo requer escovagem, duas a três vezes por semana. O banho deve ser a cada um ou dois meses.

Personalidade

O tamanho e a força do cão Terra Nova deram-lhe fama mundial como animal de guarda e de resgate. Contudo, o seu humor tranquilo torna-o, também uma excelente companhia para famílias.

Este gigante tem um espírito doce e tranquilo. Adora crianças, é inteligente e quer agradar. Nada o faz mais feliz do que estar com os seus donos.

Ainda assim, o cão Terra Nova precisa de socialização precoce, ou seja, exposição a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes. O convívio permanente ajuda a garantir que cresce saudável e se torna num animal equilibrado.

Problemas de saúde mais comuns

A esperança média de vida do Cão Terra Nova é de 10 anos. Para ter uma vida saudável e feliz, precisa de, pelo menos, meia hora por dia de exercício moderado. 

Entre os problemas de saúde mais comuns nestes animais, contam-se os problemas articulares (displasia da anca e cotovelos), problemas cardíacos (estenose subaórtica, cardiomiopatia dilatada) e tumores.

Os ouvidos devem ser examinados semanalmente, e sempre que detetar vermelhidão ou mau cheiro, tenha em consideração que tal pode indicar infeção. Limpe-os com uma bola de algodão humedecida para ajudar a prevenir infeções. 

Durante a escovagem do pelo, verifique se existem feridas, erupções na pele ou sinais de infeção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, na boca, nos olhos e nos pés. Os olhos devem estar claros, sem vermelhidão ou secreção.

Escove-lhe os dentes, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acumular de tártaro e as bactérias.

Este cuidadoso exame semanal ajuda a identificar, de forma precoce, possíveis problemas de saúde.

Resumidamente, o cão Terra Nova é extremamente fiel, sensível, dócil, calmo e meigo. Este verdadeiro “São Bernardo dos mares”, pode adaptar-se à vida num apartamento, desde que não seja deixado durante muito tempo sozinho. Garantidos estes requisitos, este é um companheiro especial para toda a vida.