História e Origem
A raça Jack Russell Terrier leva-nos até ao século XIX e, apesar das suas raízes britânicas, este cão como o conhecemos hoje é oriundo da Austrália.
O Jack Russell Terrier era um típico animal de caça, cujos antepassados eram maioritariamente usados na caça da raposa na Austrália. Da necessidade de encontrar um cão pequeno, ágil e capaz de desentocar as raposas sem as matar, o reverendo John Russell criou esta raça a partir de antigos Terrier (Old English White, Fox e Terrier Preto e Dourado).
Esta raça é ainda hoje utilizada com este propósito, sendo uma das preferidas para a caça da raposa, do texugo e da marmota. No entanto, estes fiéis amigos são agora bastante populares enquanto cães de companhia.
Foi reconhecida como uma raça de pedigree pelo U.K. Kennel Club em janeiro de 2016.
Tamanho
O Jack Russell Terrier é um cão de porte pequeno. Devido ao facto de ter as patinhas mais curtas, este cão é maior em comprimento do que em altura. Pode chegar até aos 30 cm de altura e aos 6-7 kg.
Pelagem
Um dos traços físicos que mais chama a atenção nesta raça é, certamente, a pelagem. Pode apresentar-se de várias formas:
- Totalmente branca
- Branca com manchas pretas, castanhas, de várias tonalidades ou ambas. Estas manchas, normalmente, apresentam-se restritas à cabeça ou à base da cauda.
Personalidade
Este amigo de quatro patas reúne uma série de características e atributos que o tornam num verdadeiro cão de companhia, tanto enquanto membro de família, como companheiro de caçadas.
É atlético, corajoso e destemido. Vivo, independente, inteligente, mas ligeiramente teimoso. Bastante enérgico, habitua-se bem a viver em apartamentos, mas precisa de ser passeado e exercitado com muita regularidade.
É muito amigável e afetuoso para o dono, no entanto a socialização com outros cães necessita de algum trabalho e treino.
Problemas de saúde
Os problemas de saúde mais comuns desta raça passam por:
- Problemas oculares (cataratas);
- Problemas neurológicos (ataxia e mielopatia);
- Problemas de luxação nas patas, por serem curtas.
Estes cães são muito divertidos, amigáveis e curiosos. Só precisam de alguns momentos de atividade, bem como cuidados de saúde e higiene básicos para serem felizes.